Sergius Gonzaga e Roger Lerina falam sobre o longa Meia-Noite em Paris em live do projeto Meu Filme Favorito

O projeto Meu Filme Favorito encerra sua temporada de 2021 recebendo uma das personalidades mais queridas da cena cultural de Porto Alegre: o escritor e professor de literatura Sergius Gonzaga

Em bate-papo conduzido ao vivo pelo jornalista e crítico de cinema Roger Lerina, curador da programação, Sergius falará sobre uma de suas produções cinematográficas preferidas: o longa-metragem Meia-Noite em Paris, que garantiu o Oscar de melhor roteiro original para Woody Allen e se transformou na maior bilheteria da carreira do cineasta.

O encontro será transmitido gratuitamente pelo Instituto Ling no dia 16 de dezembroquinta-feira, às 19h. Para participar, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
Durante a conversa virtual, o público também poderá assistir a algumas das principais cenas do filme estrelado por nomes como Owen WilsonRachel McAdamsKathy BatesMarion CotillardAdrien Brody e Carla Bruni. A obra mostra uma viagem mágica do personagem Gil Pender ao passado de Paris. Em um passeio pelas ruas da cidade, ele conhece personalidades como Pablo Picasso, Cole Porter, Scott e Zelda Fitzgerald, Salvador Dalí, Ernest Hemingway, Henri de Toulouse-Lautrec e muitos outros.
 
SAIBA MAIS SOBRE OS PARTICIPANTES E O PROJETO

Sergius Gonzaga é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 1978 e um dos fundadores do curso Unificado e do colégio Leonardo Da Vinci. Foi diretor da Editora da UFRGS (1986-1994), diretor do Instituto Estadual do Livro (2003-2004) e Secretário de Cultura de Porto Alegre (2005-2012). Atualmente, é responsável pela Universidade Aberta e pela Coordenação do Livro da Prefeitura de Porto Alegre. Ministra palestras e cursos sobre Literatura Brasileira e Literatura Latino-Americana em diferentes cidades no Brasil e exterior.
 
Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais.

Em encontros mensais com participação de diferentes personalidades culturais do Brasil, o projeto Meu Filme Favorito é destaque na programação cultural do Instituto Ling desde 2018. Durante a pandemia, a atividade foi adaptada para o ambiente virtual, expandindo o seu alcance e recebendo personalidades como Lázaro Ramos, Bárbara Paz, Denise Fraga, Jeferson Tenório, Kleber Mendonça Filho, Iuli Gerbase, Daniel Galera, Hique Gomez e Eliane Brum.

A programação tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE – CINEMA
Meu Filme Favorito: Meia-Noite em Paris (2011), de Woody Allen
Bate-papo ao vivo com o escritor e professor Sergius Gonzaga e o jornalista e crítico cultural Roger Lerina
Dia 16 de dezembro, quinta-feira, às 19h, na plataforma Zoom
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br
 
Para a experiência completa da atividade, o Instituto Ling recomenda que o público assista ao filme, disponível nas plataformas HBO Max, Amazon Prime Video, YouTube e Google Play Filmes.

Informações úteis
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.