Guto Lacaz apresenta trajetória de 40 anos na arte e no design em conversa ilustrada transmitida gratuitamente pelo Instituto Ling

Formação em Arte + Tecnologia, projeto realizado pelo Instituto Ling em parceria com o Tecnopuc, recebe no dia 17 de novembroquarta-feira, às 19h, o ilustrador, desenhista, arquiteto, designer e cenógrafo Guto Lacaz para uma conversa ilustrada sobre os seus mais de 40 anos de produção no campo das artes e do design

No evento virtual, transmitido gratuitamente, o público poderá conhecer detalhes sobre a obra e a trajetória do artista pioneiro que, desde o final dos anos 70, investiga as possibilidades da arte, da ciência e da tecnologia através de uma aproximação com objetos do cotidiano. Para participar do encontro, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

Interessado na relação com o espectador, Guto realiza seus trabalhos em desenhos, performances, ilustrações, livros, instalações e intervenções em espaços públicos. Suas obras absurdas e bem-humoradas querem desestabilizar comportamentos comuns na nossa interação com a matéria e o espaço.

Entre suas principais exposições individuais, intervenções urbanas e obras públicas, destacam-se As Quatro Revoluções Industriais – 15 painéis na Av. Paulista (2018); a Mostra 3M de Arte, em São Paulo (2017); Ondas d’água, no Sesc Belenzinho, (2011); Maquetes Reunidas, na Capela do Morumbi; Garoa Modernista e Pinacotrens, na Pinacoteca do Estado de São Paulo (2005), Recortes, no Paço Imperial do Rio de Janeiro (1994); e Auditório para Questões Delicadas, no Lago do Ibirapuera (1989).

Desde o começo do ano, a Formação em Arte + Tecnologia tem reunido profissionais de diferentes áreas para discutir ambos os temas. As palestras já realizadas estão disponíveis no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural).

Na plataforma, o público ainda pode conferir gratuitamente as conferências com o advogado Rodrigo Azevedo falando sobre propriedade intelectual, o neurologista André Palmini explicando as relações entre criatividade e neurociência, a Doutora em História, Teoria e Crítica de Arte Bruna Fetter abordando os ecossistemas da arte e as suas relações com a tecnologia, a curadora Maria Amelia Bulhões discutindo a arte contemporânea e as articulações desta produção com a internet, o empreendedor serial Cesar Paz propondo a criatividade para solucionar problemas, a artista visual Giselle Beiguelman falando sobre arte e tecnologia como linguagem e ação, além da palestra virtual sobre arquitetura de experiências, ministrada por Felipe Reif, CEO da Deeplab, e Marcelo Pontes, head de arquitetura da Cactus.

A programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE – ARTE
Conversa ilustrada com Guto Lacaz
Aula complementar da Formação em Arte + Tecnologia
Dia 17 de novembro, quarta-feira, às 19h, em plataforma digital
Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
Edson Kumasaka

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.