“A insustentável leveza do ser” é tema de bate-papo virtual e gratuito entre Pedro Gonzaga e Roger Lerina

Em evento transmitido ao vivo pelo Instituto Ling na terça-feira, dia 16 de novembro, o escritor e o jornalista analisam as diferenças e semelhanças entre o romance escrito por Milan Kundera e a adaptação para as telonas dirigida por Philip Kaufman

O projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema discute a obra A insustentável leveza do ser em bate-papo virtual e gratuito promovido pelo Instituto Ling no dia 16 de novembroterça-feira. No encontro, conduzido pelo professor, tradutor, poeta e escritor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina, o público poderá acompanhar análises, comparações e discussões entre o livro, escrito por Milan Kundera em 1984, e o filme homônimo que chegou às telonas em 1988, dirigido por Philip Kaufman e estrelado por Juliette Binoche e Daniel Day-Lewis.
 
O bate-papo poderá ser acompanhado ao vivo, a partir das 19h, na plataforma Zoom. Para participar, basta fazer a inscrição sem custo no site www.institutoling.org.br. Durante o evento, também será possível assistir a algumas das principais cenas do longa-metragem, que foi vencedor do Prêmio Bafta de melhor roteiro adaptado, além de ter sido indicado ao Oscar na mesma categoria e também pela sua fotografia.
 
A insustentável leveza do ser conta a história de quatro adultos capazes de quase tudo para vivenciar o erotismo que desejam para si. Por força de suas escolhas ou por interferência do acaso, cada um deles experimenta, à sua maneira, o peso insustentável que baliza a vida, em um permanente exercício de reconhecer a opressão e de tentar amenizá-la.
 
Pedro Gonzaga é professor, tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações em poesia e prosa, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público adulto. Atualmente é cronista dos jornais Zero Hora e O Estado de S. Paulo.

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Abraccine e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É também curador do projeto Meu Filme Favorito, do Instituto Ling.

O projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens Fitesa.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – LITERATURA E CINEMA
Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema
Bate-papo ao vivo com o professor, escritor, poeta e tradutor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina comparando o livro A insustentável leveza do ser (1984), do escritor Milan Kundera, e o filme homônimo, de 1988, dirigido por Philip Kaufman
Dia 16 de novembro, terça-feira, às 19h, pela plataforma Zoom
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br

 
Para a experiência completa da programação, o Instituto Ling recomenda que o público leia o livro à venda nas principais livrarias on-line e assista ao filme, disponível na Apple TV+.
 
Informações úteis
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cinema, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.