Cenário das artes ganha novo espaço expositivo em Porto Alegre com exposição inédita de Vilma Sonaglio

Pics Música e Cultura | Cenário das artes ganha novo espaço expositivo em Porto Alegre com exposição inédita de Vilma Sonaglio
Pics Música e Cultura | Cenário das artes ganha novo espaço expositivo em Porto Alegre com exposição inédita de Vilma Sonaglio

Em “ViCeVeRSa…pode não ser o que é” a artista visual apresenta três series que mostram metáforas de uma pandemia, assim como a materialização do virtual

A pandemia impôs o isolamento social e afetou, de forma brusca, o modo como a humanidade vivia e se relacionava, ditando novos comportamentos, padrões e protocolos. O mercado cultural, porque depende da plateia e do público, sofreu diretamente este impacto.

Diante da percepção da arte como espaço de acolhimento e alívio, para além de sua importância social e econômica, os artistas, produtores e empreendedores culturais vêm buscando se adaptar a este momento, criando alternativas para viabilizar suas produções artísticas.

Neste cenário, em que muitas galerias fecharam suas portas e muitos artistas migraram para o espaço digital, como possibilidade de divulgação, fruição e diálogo, nasce o V744 Atelier. Idealizado pela artista visual Vilma Sonaglio, é um local para criar e expor arte contemporânea. Irá abrigar exposições de artistas convidados, mas também serão aceitas propostas de criadores que estejam desenvolvendo sua pesquisa e produção em todas as linguagens, com relevância, na arte contemporânea.

PUBLICIDADE

Para a criação, tem o atelier de desenvolvimento de projetos artísticos, meus e de grupos de estudos com propostas de pensar a arte” explica Sonaglio.

O espaço de exposição vai abrir com uma mostra de meu projeto mais recente e, no futuro, assim que as condições permitirem, se destinará a todas as linguagens artísticas contemporâneas” antecipa. Destaca-se, ainda, uma área dedicada ao acervo de obras da artista.

A intenção é expor arte contemporânea por meio de projetos e curadorias que pensem a arte como parte integrante da sociedade e da sua cultura” comenta.

PUBLICIDADE

É um enorme prazer poder proporcionar este espaço expositivo e de criação independentes, contribuindo com o sistema da arte contemporânea“reflete.

Pode não ser

ViCeVeRSa…pode não ser o que é”, título da mostra que inaugura no dia 18 de setembro, às 16h, apresenta trabalhos realizados por Vilma Sonaglio no último ano e meio, no período da pandemia. A artista exibe três séries fotográficas que refletem metaforicamente seu pensar sobre este período de isolamento social. Trazem, também, questões de materialização do virtual; trabalhos criados para serem veiculados virtualmente são, agora, materializados, dando outro olhar para as obras. Ao todo, são 18 obras com dimensões variadas, desde 100cmx100cm até 50cmx50cm.

PUBLICIDADE

Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Vilma Sonaglio realizou exposições individuais e coletivas no Brasil, Alemanha e México. Como principais distinções estão prêmio aquisição do Museu de Arte de Brasília, Prêmio Porto Seguro Pesquisas Contemporâneas, Prêmio Salão de Arte Sacra Contemporânea. Foi indicada ao Prêmio Açorianos. Hoje vive e trabalha na cidade de Porto Alegre.

A visitação será de quarta a sexta-feira, das 14 às 17h, de maneira espontânea. Outros horários serão contemplados com agendamento pelo direct do Instagram V744atelier.

Os visitantes devem seguir os protocolos de higiene, com uso de máscara, álcool em gel e distanciamento pessoal. Um espaço externo auxilia nos protocolos de segurança.

PUBLICIDADE

Acesse e curta os canais de comunicação do V744 Atelier:

Instagram: https://www.instagram.com/v744atelier
Facebook: https://www.facebook.com/vilma.sonaglio
Instagram: https://www.instagram.com/vilmasonaglio

SERVIÇO:

PUBLICIDADE

O Quê: “ViCeVeRSa…pode não ser o que é”, exposição de Vilma Sonaglio
Onde: V744 Atelier | Rua Visconde do Rio Branco, 744, Bairro Floresta, Porto Alegre-RS
Quando: Abertura 18 de setembro de 2021, sábado, das 16h às 20h.

Visitação de quartas as sextas, das 14h às 17h, de maneira espontânea. Outros horários serão contemplados com agendamento pelo direct do Instagram V744atelier.

Quanto: Entrada franca

PUBLICIDADE

Recomendação etária: 14 anos

Uso obrigatório de máscara e álcool em gel à disposição, assim como orientação para 2m de distância entre as pessoas.

Assessoria de imprensa:
Silvia Abreu

PUBLICIDADE