“Preta Poesia Feminina”, que estreia dia 18 /09 em Porto Alegre, destaca o valor da mulher negra

A iniciativa protagonizada pela atriz Silvia Duarte vai oferecer à população afro-brasileira de quatro cidades do RS um resgate de seu protagonismo

Quatro apresentações no estado do RS marcam a estreia do projeto Preta Poesia Feminina, que traz a atriz Silvia Duarte como protagonista de uma homenagem a cinco poetisas negras gaúchas: Ana dos Santos, Delma Gonçalves, Isabete Fagundes Almeida, Fátima Farias e Lilian Rocha.

Com produção executiva da montagem da obra teatral de Tulio Quevedo, trilha sonora de Alessandra Souza e direção cênica da diretora teatral Silvana Rodrigues, a montagem busca desmistificar o fazer poético como literatura falada.

A estreia em Porto Alegre será no dia 18 de setembro próximo, às 20h, com transmissão pelo YouTube.

PUBLICIDADE

A proposta conta, ainda, com apresentações online em três outras cidades e em asilos públicos de idosos no mês de setembro: Pelotas (19), Caçapava do Sul (20) e Caxias do Sul (21), sempre às 20h.

Preta Poesia Feminina leva ao público poemas que dialogam com questões contemporâneas do universo das mulheres negras, ao mesmo tempo em que destacam o seu valor. A iniciativa pretende oferecer à população afro-brasileira das quatro cidades gaúchas um resgate de seu protagonismo. A peça oferece acessibilidade em libras.

Descobrindo a poesia

PUBLICIDADE

Ao referir-se à sua trajetória de amor à poesia, Silvia Duarte lembra que, em sua adolescência, escrevia poemas, mas o estranhamento que seus versos causavam a inibiu de prosseguir escrevendo.

Com o passar dos anos, em minhas leituras, percebi que não havia escritoras e poetisas negras. Em busca de saber se elas existiam, de conhecer seus poemas e suas narrativas e na tentativa de me identificar, não apenas na temática do feminismo, mas na condição de mulher negra, conheci Elisa Lucinda. Foi uma paixão. Mergulhei nos poemas dela” conta.

Seguindo sua busca, leu Conceição Evaristo e fez do poema “Eu-Mulher”, da escritora mineira, o primeiro a ser apresentado publicamente. “Foi assim que decidi interpretar, como atriz, essas poesias que me tocavam” recorda.

PUBLICIDADE

Silvia Duarte destaca, ainda, outro momento importante em sua busca pelo que viria a se tornar o Preta Poesia Feminina.

Por indicação de minha irmã, passei a frequentar, na primeira terça de cada mês, o Sarau Sopapo Poético, tradicional evento de difusão da poesia realizado pela Associação Negra de Cultura” relembra.

Deparei-me com um grupo de homens e mulheres lendo poesias, algumas autorais e de autorias de diversos poetas e poetisas, todos negros, pois ali só era possível ler, declamar textos do nosso povo negro. Foi nestes constantes saraus que conheci Lilian Rocha, Isabete Fagundes, Ana dos Santos, Delma Gonçalves e Fatima Farias. Essas cinco mulheres poetisas, algumas compositoras, tão diferentes, mas tão potentes, me proporcionaram viajar no tempo e relembrar o que eu, por tanto tempo, havia negado em mim: a minha poesia” declara.

PUBLICIDADE

Foi assim que a protagonista de Preta Poesia Feminista decidiu se aprofundar na obra das cinco autoras gaúchas. Com a pandemia e a luta dos trabalhadores da cultura por recursos emergenciais, uma das primeiras oportunidades foi o FAC Digital, que lhe possibilitou recursos para realizar uma live com poetisas negras, que chamou de Preta Poesia Feminina, embrião do atual projeto.

Com a abertura do Edital da Marcopolo, eu e o produtor executivo, Túlio Quevedo, decidimos transformar essa live em um espetáculo. Em setembro, serão cinco artistas gaúchas que estarão no palco por meio de suas poesias, com meu corpo, minha voz, como uma forma de homenagem e gratidão por suas existências, suas histórias e suas lutas” conclui.

Ficha Técnica:

PUBLICIDADE

Realização – Silvia D’Arte Produções
Produção Executiva – Timbre Produtora Cultural
Direção de Produção – Túlio Quevedo
Direção Cênica – Silvana Rodrigues
Trilha Original – Alessandra Souza
Atriz – Silvia Duarte.
Atriz / Musicista – Alessandra Souza
Cenografia – Criação Coletiva
Cenotécnico – Antônio Marcos de Oliveira (Pele)
Figurinos – Mari Falcão
Figurinos – Camila Falcão
Adereços – Ateliê Janah Amigurumis
Acessórios – Bela Oyá
Maquiagem – Alexsander Maker
Assessoria de Imprensa – Silvia Mara Abreu
Identidade Visual – Aline Gonçalves
Fotografia – Matheus Picciani
Iluminação – Miguel Tamarajo (Jaka)
Sonorização – Bruno Klein
Edição / Projeção de Mídia – Andres Costa
Captação de Imagem – MP Comunicação Audiovisual
Montagem / Finalização – Mario Costa
Tradução / Intérprete de Libras – Vânia Rosa da Silva

Acompanhe pelos canais de comunicação do projeto:

Facebook: https://www.facebook.com/DUARTE176
Facebook: https://www.facebook.com/Preta-Poesia-Feminina
Instagram: https://www.instagram.com/silviadarteprod
YouTubeSilvia Duarte atriz e produtora
Site Oficialhttps://www.silviadart.com/

Assessoria de imprensa:
Silvia Mara Abreu

PUBLICIDADE

Foto:
Matheus Picciani

PUBLICIDADE