Poemas de Mia Couto são tema de aula virtual e gratuita de literatura

A convite do Instituto Ling, a professora Marcia Ivana de Lima e Silva apresenta a produção poética do escritor moçambicano em encontro no dia 8 de setembro, às 16h

A obra poética do escritor, jornalista e biólogo moçambicano Mia Couto será o tema da próxima edição do projeto Poesia no Ling. Em encontro virtual conduzido ao vivo pela professora de Literatura da UFRGS Marcia Ivana de Lima e Silva, o público poderá conhecer detalhes sobre a biografia, a trajetória e a extensa produção do autor que revelou seu talento cedo, aos 14 anos, e que hoje, aos 66, já é dono de diversos prêmios literários, entre eles o Camões, o mais prestigioso da língua portuguesa.

A atividade acontece no dia 8 de setembroquarta-feira, às 16h, e poderá ser acompanhada gratuitamente pelo canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural). Quem quiser receber o link direto do evento, lembretes e o material preparatório, pode fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

Mia Couto nasceu em 1955, na Beira, em Moçambique, com o nome de António Emílio Leite Couto, mas eventualmente acabou adotando o pseudônimo com o qual ficou conhecido no mundo todo devido a sua paixão por gatos. É membro correspondente da Academia Brasileira de Letras e autor de mais de 30 livros, entre prosa e poesia. Entre eles estão o romance Terra sonâmbula, considerado um dos doze melhores livros africanos do século XX, e suas principais coletâneas de poesia: Raiz de orvalho e outros poemas (1999), Idades, cidades, divindades (2007), Tradutor de Chuvas (2011) e Vagas e Lumes (2014). Além do Prêmio Camões, recebido em 2013, também recebeu o Neustadt International Prize em 2014, considerado o “Nobel Americano”, pelo conjunto de sua obra.

Marcia Ivana de Lima e Silva é professora titular do Instituto de Letras da UFRGS. Pesquisa sobre criação literária, com ênfase em Crítica Genética. Cursou Licenciatura em Letras (Português e Alemão) na mesma universidade onde hoje atua e Mestrado e Doutorado em Teoria Literária na PUCRS. Coordena o acervo de Guilhermino Cesar e é também pesquisadora convidada no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.

Poesia no Ling realiza mensalmente encontros dedicados à poesia, ministrados ao vivo por diferentes professores da área, em homenagem a grandes personalidades da literatura mundial. Em suas últimas edições, o projeto teve aulas com Diego Grando celebrando o bicentenário de nascimento de Charles BaudelaireRonald Augusto analisando Heitor SaldanhaAna Maria Lisboa de Mello homenageando Cecília Meireles e Sergius Gonzaga apresentando Augusto dos Anjos. As edições anteriores podem ser assistidas no canal do YouTube do Instituto Ling. A programação tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.


SERVIÇO –  PROGRAMAÇÃO ONLINE – LITERATURA
Poesia no Ling
Marcia Ivana de Lima e Silva apresenta a obra poética de Mia Couto

Dia 8 de setembro, quarta-feira, às 16h
Gratuito, no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural)
Para receber materiais preparatórios e lembretes para a atividade, basta fazer inscrição  prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br


Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
Fronteiras do Pensamento

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.