Sergius Gonzaga ministra aula virtual e gratuita sobre Augusto dos Anjos

A convite do Instituto Ling, o professor de literatura comanda a tarde poética do dia 18 de agosto, trazendo leituras e reflexões sobre a obra de um dos poetas mais originais do Brasil

Personalidade querida da cena cultural de Porto Alegre, o professor de Literatura Brasileira da UFRGS Sergius Gonzaga é o convidado da edição deste mês do projeto Poesia no Ling. Em encontro virtual e gratuito no dia 18 de agostoquarta-feira, às 16h, ele apresentará detalhes sobre a trajetória e a obra de Augusto dos Anjos (1884-1914), um dos poetas mais originais do país, mostrando características marcantes do escritor paraibano, como a linguagem rebuscada e o lirismo pessimista. A atividade poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural). Para receber o link direto do evento, lembretes e o material preparatório, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

Filho de antigos senhores de engenho, Augusto dos Anjos aprendeu as primeiras letras com seu pai, bacharel em Direito, faculdade que o escritor também cursou, mas nunca exerceu. Com a publicação de seus primeiros poemas no jornal O Comércio, chamou a atenção dos leitores por seu estilo literário paradoxal, cósmico e mórbido. Com uma morte prematura aos 30 anos, foi autor de um livro só, intitulado Eu, que obteve fama póstuma e o consagrou como um dos poetas mais lidos do Brasil.

Sergius Gonzaga é professor da UFRGS desde 1978 e um dos fundadores do curso Unificado e do colégio Leonardo Da Vinci. Foi diretor da Editora da UFRGS (1986-1994), diretor do Instituto Estadual do Livro (2003-2004) e Secretário de Cultura de Porto Alegre (2005-2012). Atualmente, é responsável pela Universidade Aberta e pela Coordenação do Livro da Prefeitura de Porto Alegre e ministra palestras e cursos sobre Literatura Brasileira e Literatura Latino-Americana em diferentes cidades do país e do mundo.

O Poesia no Ling realiza mensalmente encontros dedicados à poesia, ministrados ao vivo por diferentes professores da área, em homenagem a grandes personalidades da literatura mundial. Em suas últimas edições, o projeto teve aulas com Diego Grando celebrando o bicentenário de nascimento de Charles BaudelaireRonald Augusto analisando Heitor Saldanha e Ana Maria Lisboa de Mello apresentando a obra de Cecília Meireles. As edições anteriores podem ser assistidas gratuitamente no canal do YouTube do Instituto Ling. A atividade é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

SERVIÇO –  PROGRAMAÇÃO ONLINE – LITERATURA
Poesia no Ling
Sergius Gonzaga apresenta a obra de Augusto dos Anjos
Dia 18 de agosto, quarta-feira, às 16h
Gratuito, no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural)
Para receber materiais preparatórios e lembretes para a atividade, basta fazer inscrição  prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br


Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos

Informações úteis
Site Oficial: http://www.institutoling.org.br
Facebook: http://facebook.com/InstitutoLing
Instagram: http://instagram.com/Instituto.Ling
Twitter: http://twitter.com/InstitutoLing
YouTube: http://youtube.com/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Emailinstituto.ling@institutoling.org.br

Informações para a Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
Joel Vargas / PMPA

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação, Literatura e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.