O Nome da Rosa é tema de bate-papo virtual sobre cinema e literatura

Em encontro transmitido ao vivo pelo Instituto Ling no dia 10 de agosto, o escritor Pedro Gonzaga e o jornalista Roger Lerina analisam as diferenças e semelhanças entre o romance histórico escrito por Umberto Eco e a versão cinematográfica dirigida por Jean-Jacques Annaud

Sucesso mundial em suas versões literária e cinematográfica, O Nome da Rosa será tema de um bate-papo virtual entre o escritor Pedro Gonzaga e o jornalista Roger Lerina na próxima terça-feira, dia 10 de agosto, às 19h. Durante a atividade, o público poderá acompanhar a discussão, que analisará as principais diferenças e semelhanças entre o romance histórico publicado pelo escritor e filósofo italiano Umberto Eco em 1981 e a adaptação para as telonas dirigida pelo francês Jean-Jacques Annaud, que chegou aos cinemas cinco anos depois.
 
Os participantes também poderão interagir com os debatedores, enviando comentários e dúvidas, além de acompanhar alguns dos principais trechos do longa-metragem que tem Sean Connery como protagonista e que foi vencedor do Prêmio César de melhor filme estrangeiro e de dois prêmios BAFTA de cinema, nas categorias de melhor ator e maquiagem. O evento faz parte do projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema, do Instituto Ling, e será transmitido ao vivo e gratuitamente pela plataforma Zoom. Para participar, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
Considerado uma extraordinária crônica sobre a Idade Média, O Nome da Rosa se passa durante a última semana de novembro de 1327, em um mosteiro franciscano. Com ares de suspense policial, a obra destaca a suspeita de que monges estejam cometendo heresias. Na narrativa, o frei Guilherme de Baskerville é enviado para investigar o caso, mas tem sua missão interrompida por excêntricos assassinatos de sete monges em sete dias.
 
Pedro Gonzaga é professor, tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações em poesia e prosa, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público adulto. Atualmente é cronista dos jornais Zero Hora e O Estado de S. Paulo.
 
Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Abraccine e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É curador do projeto Meu Filme Favorito, do Instituto Ling.
 
O projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.
  
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – LITERATURA E CINEMA
Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema
Bate-papo ao vivo com o professor, escritor, poeta e tradutor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina comparando o livro O Nome da Rosa, escrito por Umberto Eco, e o filme homônimo dirigido por Jean-Jacques Annaud
Dia 10 de agosto, terça-feira, às 19h, pela plataforma Zoom
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br

 
Para a experiência completa da programação, o Instituto Ling recomenda que o público leia o livro, à venda na Livraria PocketStore, em Porto Alegre, e nos sites das principais livrarias do país; e assista ao filme, disponível nas plataformas HBO Max e Claro Vídeo.
 
Informações úteis
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.