Jeferson Tenório comenta o longa Bacurau em live do projeto Meu Filme Favorito

Em bate-papo com o jornalista Roger Lerina, o escritor fala sobre uma das suas produções cinematográficas preferidas. O evento virtual acontece no dia 29 de julho, quinta-feira, às 19h, pela plataforma Zoom

O escritor e professor de literatura Jeferson Tenório é o convidado da quarta edição deste ano do projeto Meu Filme Favorito, do Instituto Ling. Em bate-papo com o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina, curador da programação, o autor falará sobre uma de suas produções cinematográficas preferidas: o longa-metragem Bacurau, que tem codireção de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. O encontro virtual acontece no dia 29 de julhoquinta-feira, às 19h, pela plataforma Zoom. Para participar, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
Durante o evento online, o público poderá acompanhar as discussões, interagir com os debatedores e ainda assistir a algumas das principais cenas do filme. A obra ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019 e figurou nas listas dos melhores filmes do ano da revista francesa Cahiers du Cinéma e do jornal The New York Times, além de vencer em seis categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – incluindo melhor filme e direção.
 
Uma coprodução Brasil-França, o longa é uma mistura de western brasileiro com aventura e ficção cientifica. No filme, pouco após a morte de dona Carmelita aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo ainda mais estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando cadáveres começam a aparecer na região, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.
 
Nascido no Rio de Janeiro e radicado em Porto Alegre, Jeferson Tenório é graduado em Letras pela UFRGS e atua como professor na rede privada de ensino da capital gaúcha. É mestre em Literaturas Luso-africanas, pela mesma Instituição, e atualmente, é doutorando em Teoria da Literatura na PUCRS. Como escritor, conquistou diversas premiações de relevo, entre eles os prêmios de Livro do Ano, para O beijo na parede (2014) e Estela sem Deus (2018). Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. Seu mais recente lançamento, O Avesso da Pele (2020), já teve os direitos de adaptação comprados para o cinema, assim como os direitos de publicação vendidos para Itália e Portugal.
 
Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É curador do projeto Meu Filme Favorito.
 
Em encontros mensais com participação de diferentes personalidades culturais do Brasil, o projeto Meu Filme Favorito é destaque na programação cultural do Instituto Ling desde 2018. Durante a pandemia, a atividade foi adaptada para o ambiente virtual, expandindo o seu alcance. A programação tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.
  
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – CINEMA
Meu Filme Favorito: Bacurau (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles
Bate-papo ao vivo com o escritor Jeferson Tenório e o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina
Dia 29 de julho, quinta-feira, às 19h, pela plataforma Zoom
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br

 
Para a experiência completa da atividade, o Instituto Ling recomenda que o público assista ao filme, disponível nas plataformas Now, Telecine, Globoplay, Google Play Filmes e YouTube.
 
Informações úteis
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Informações para a Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.