Jeferson Tenório comenta o longa Bacurau em live do projeto Meu Filme Favorito

Em bate-papo com o jornalista Roger Lerina, o escritor fala sobre uma das suas produções cinematográficas preferidas. O evento virtual acontece no dia 29 de julho, quinta-feira, às 19h, pela plataforma Zoom

O escritor e professor de literatura Jeferson Tenório é o convidado da quarta edição deste ano do projeto Meu Filme Favorito, do Instituto Ling. Em bate-papo com o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina, curador da programação, o autor falará sobre uma de suas produções cinematográficas preferidas: o longa-metragem Bacurau, que tem codireção de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. O encontro virtual acontece no dia 29 de julhoquinta-feira, às 19h, pela plataforma Zoom. Para participar, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
Durante o evento online, o público poderá acompanhar as discussões, interagir com os debatedores e ainda assistir a algumas das principais cenas do filme. A obra ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019 e figurou nas listas dos melhores filmes do ano da revista francesa Cahiers du Cinéma e do jornal The New York Times, além de vencer em seis categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – incluindo melhor filme e direção.
 
Uma coprodução Brasil-França, o longa é uma mistura de western brasileiro com aventura e ficção cientifica. No filme, pouco após a morte de dona Carmelita aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo ainda mais estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando cadáveres começam a aparecer na região, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.
 
Nascido no Rio de Janeiro e radicado em Porto Alegre, Jeferson Tenório é graduado em Letras pela UFRGS e atua como professor na rede privada de ensino da capital gaúcha. É mestre em Literaturas Luso-africanas, pela mesma Instituição, e atualmente, é doutorando em Teoria da Literatura na PUCRS. Como escritor, conquistou diversas premiações de relevo, entre eles os prêmios de Livro do Ano, para O beijo na parede (2014) e Estela sem Deus (2018). Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. Seu mais recente lançamento, O Avesso da Pele (2020), já teve os direitos de adaptação comprados para o cinema, assim como os direitos de publicação vendidos para Itália e Portugal.
 
Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É curador do projeto Meu Filme Favorito.
 
Em encontros mensais com participação de diferentes personalidades culturais do Brasil, o projeto Meu Filme Favorito é destaque na programação cultural do Instituto Ling desde 2018. Durante a pandemia, a atividade foi adaptada para o ambiente virtual, expandindo o seu alcance. A programação tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.
  
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – CINEMA
Meu Filme Favorito: Bacurau (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles
Bate-papo ao vivo com o escritor Jeferson Tenório e o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina
Dia 29 de julho, quinta-feira, às 19h, pela plataforma Zoom
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br

 
Para a experiência completa da atividade, o Instituto Ling recomenda que o público assista ao filme, disponível nas plataformas Now, Telecine, Globoplay, Google Play Filmes e YouTube.
 
Informações úteis
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Informações para a Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE