Luiz Eça é homenageado em apresentação virtual e gratuita transmitida pelo Instituto Ling no dia 15 de julho

Instituto Ling homenageia o compositor, professor e arranjador Luiz Eça (1936-1992) com uma apresentação virtual e gratuita realizada no dia 15 de julhoquinta-feira, às 20h

O show especial acontece no ano em que o músico carioca completaria 85 anos, comandada pelo pianista Diogo Monzo, considerado um discípulo do maestro. Acompanhado pelo seu trio, formado por Bruno Rejan no baixo e Di Stéffano na bateria, o instrumentista mostrará algumas das composições mais marcantes de Eça, como Mestre BimbaThe DolphinQuase um Adeus Alegria de Viver. A transmissão poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do YouTube do centro cultural (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural).

Considerado um dos mais influentes músicos brasileiros de seu tempo, Luiz Eça teve formação clássica, mas se tornou um dos maiores artífices da união entre samba e jazz. Seu trabalho, reconhecido no Brasil e no exterior, estende-se desde a formação com o Tamba Trio, em 1959, e passa ainda pela participação ativa do músico na chamada primeira fase da Bossa Nova (1959-1964). Com sua vasta obra, inspirou diversos artistas de sua geração, além de uma série de jovens talentos que foram seus alunos.

Diogo Monzo se dedica à pesquisa sobre a obra de Luiz Eça desde 2004 e tem quatro discos lançados, sendo um deles dedicado à obra do maestro. Em 2007, tornou-se mestre em Música ao defender a sua dissertação sobre o compositor e, atualmente, é doutorando pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Foi selecionado entre os Top 5 no Made in New York Jazz Competition, já se apresentou em diversos países da Europa e tocou com músicos consagrados, como Rufus Reid, Tommy CampbellI, Philip Harper e Bobby Sanabria.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa e curadoria e produção da Branco Produções.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE – MÚSICA
Show Luiz Eça 85 anos por Diogo Monzo Trio
Com Diogo Monzo (piano), Bruno Rejan (baixo) e Di Stéffano (bateria)
Dia 15 de julho, quinta-feira, às 20h
Gratuito, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural)
Quem quiser receber lembretes para o show pode fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br


Classificação etária: Livre
Duração: 60 minutos

Informações úteis
institutoling.org.br
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Crédito da foto:
Igor Gripp

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.