Ronald Augusto homenageia Heitor Saldanha em aula gratuita de poesia

20210624644309
Poeta e ensaísta Ronald Augusto ministra a aula virtual
Crédito da foto: Reprodução

Em sua quarta edição deste ano, o projeto Poesia no Ling convida o escritor e ensaísta Ronald Augusto para falar sobre a obra de Heitor Saldanha (1910-1986), um dos maiores poetas modernistas do Rio Grande do Sul

O evento virtual acontece na tarde de quarta-feira, dia 30 de junho, a partir das 16h, com transmissão ao vivo e gratuita pelo canal do YouTube do Instituto Ling. Para receber o material preparatório, assim como lembretes para a atividade, o público pode fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
Nascido em Cruz Alta e dono de uma formação nada linear, Heitor Saldanha viveu por um tempo no Rio de Janeiro ao lado da esposa também gaúcha, a contista Laura Ferreira. Foram mais de dez anos convivendo com um círculo de amigos ilustres, como Drummond, Ferreira Gullar e Clarice Lispector. Contemporâneo e amigo de Mário Quintana, ele iniciou sua produção aos 30 anos de idade. Na Porto Alegre de 1950, integrou o Grupo Quixote, movimento literário de vanguarda, responsável pela publicação da revista de mesmo nome e que reivindicava “enfrentar os quadros intelectuais dominantes no Rio Grande do Sul e assumir uma posição revolucionária no plano cultural”.
 
Poeta pungente, de linguagem simples e temática social, Saldanha chegou a trabalhar em uma mina de carvão para vivenciar a rotina dos mineiros e alimentar sua poesia com vivas perspectivas, experiência que rendeu a publicação de Galerias Escuras, de 1969. Integrante da Academia Rio-Grandense de Letras, também produziu o programa de rádio Poesia na Guaíba, além de colaborar regularmente para os jornais Correio do Povo e Folha da Tarde, onde exerceu crítica literária e de arte. Entre as suas publicações, destaque para o título mais conhecido, A Hora Evarista (1974), traduzido também para o espanhol.
 
Ronald Augusto é poeta, músico, letrista e crítico de poesia. Formado em Filosofia pela UFRGS, é mestrando em Letras pela mesma instituição. É autor de, entre outros, Homem ao Rubro (1983), Confissões Aplicadas (2004), Oliveira Silveira: poesia reunida (2012) e O Leitor Desobediente (2020). Dá expediente no blog Poesia-Pau e é colunista do portal de notícias Sul21.
 
Poesia no Ling realiza mensalmente encontros dedicados à poesia, ministrados ao vivo por diferentes professores da área, em homenagem a grandes personalidades da literatura mundial. Somente neste ano, o projeto já teve aulas com Sergius Gonzaga falando sobre a obra de Ferreira GullarPedro Gonzaga apresentando a polonesa Wislawa Szymborska e Diego Grando celebrando o bicentenário de nascimento de Charles Baudelaire. As edições anteriores podem ser assistidas gratuitamente no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural).

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

SERVIÇO –  PROGRAMAÇÃO ONLINE – LITERATURA
Poesia no Ling
Ronald Augusto apresenta a obra de Heitor Saldanha
Dia 30 de junho, quarta-feira, às 16h
Gratuito, no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural)
Para receber materiais preparatórios e lembretes para a atividade, basta fazer inscrição  prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br

 
Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos
 
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.