Ronald Augusto ministra curso sobre literatura negra no Instituto Ling

Em três encontros durante o mês de agosto, o poeta, ensaísta e professor propõe a leitura e a discussão de diferentes textos, buscando ampliar o repertório sobre temas associados à cultura afrodescendente através da obra de autores como James Baldwin, Toni Morrison, Oliveira Silveira, Stuart Hall e Eliane Marques

O poeta, letrista e ensaísta Ronald Augusto ministrará o curso Literatura Negra: da invenção da tradição aos experimentos do presente durante o mês de agosto no Instituto Ling. Serão três encontros, nos dias 9, 16 e 23, sempre nas terças-feiras, às 19h, baseados na leitura e na discussão de diferentes textos que buscam ampliar o repertório sobre temas associados à cultura afrodescendente. Autores como James BaldwinToni MorrisonOliveira SilveiraStuart Hall e Eliane Marques estão entre ensaios e poesias que serão abordados, ilustrando questões como identidade e pertencimento.

Literatura negra é um campo plural, traço distintivo e ponto de convergências. Mas é também um ambiente lacunar, feito de presenças e ausências, que adquire e projeta sentidos pelo que apresenta e pelo que ainda está por vir e apresentar. Espaço em construção, aberto sempre a investigações e intervenções“, antecipa Ronald. 

As matrículas para o curso custam R$ 258 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br e na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras). Professores da rede pública podem solicitar bolsa de estudos para a atividade, enviando um email para [email protected].

PUBLICIDADE

SOBRE O MINISTRANTE
Ronald Augusto é uma das figuras proeminentes do debate cultural em Porto Alegre. Filósofo por formação, ele costuma trazer em seus cursos e na sua escrita a assertividade com o qual ficou conhecido, despertando doses de polêmica, entusiasmo e a vontade de dialogar através das suas aulas e da sua produção literária. Em seus quase 40 anos de carreira, já publicou 15 livros por diferentes editoras e está lançando agora sua terceira obra teórica, Crítica Parcial, que reúne uma série de ensaios, artigos e entrevistas que tratam sobre diferentes temas, como as condições de prestigiamento e apagamento seletivos de algumas vozes da literatura brasileira. 

Nascido em Rio Grande, em 1961, o autor também tem entre suas principais publicações Homem ao Rubro (1983), Puya (1987), Kânhamo (1987), Vá de Valha (1992), Confissões Aplicadas (2004), No Assoalho Duro (2007), Cair de Costas (2012), Oliveira Silveira: poesia reunida (2012), Decupagens Assim (2012), Empresto do Visitante (2013), À Ipásia que o espera (2016), Entre uma praia e outra (2018) e A contragosto do solo (2020). Dá expediente no blog www.poesia-pau.blogspot.com e é colunista do portal de notícias Sul21.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – LITERATURA
Literatura Negra: da invenção da tradição aos experimentos do presente
Com o poeta, ensaísta e professor Ronald Augusto
Dias 9, 16 e 23 de agosto, terças-feiras, às 19h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

PUBLICIDADE

Inscrições
R$ 258,00

Pontos de venda
Site: www.institutoling.org.br
Recepção do Instituto Ling: funcionamento de segunda a sábado, das 10h30 às 20h

Classificação etária: Livre
Duração: 60 minutos

PUBLICIDADE

Ações de prevenção e combate ao coronavírus
O Instituto Ling segue recomendando o uso correto de máscara (e fornecendo o item se os clientes precisarem), disponibilizando álcool gel e estabelecendo distanciamento, com limite no número de participantes nas atividades. O guia completo do centro cultural, que detalha os cuidados de prevenção e combate ao coronavírus, pode ser conferido em https://institutoling.org.br.

INFORMAÇÕES ÚTEIS
Site Oficial: institutoling.org.br
Facebook: www.facebook.com/InstitutoLing
Instagram: www.instagram.com/Instituto.Ling
Twitter: twitter.com/@InstitutoLing
YouTube: www.youtube.com/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE

Foto:
Leonardo Brasiliense

PUBLICIDADE