Luís Augusto Fischer analisa contos de Borges em aula gratuita de literatura

Crédito da foto: Gabriele Didone/Divisão de Fotografia/Agência ALRS

Em sua segunda edição virtual deste ano, o Clube de Leitura do Instituto Ling convida o professor, escritor e crítico literário Luís Augusto Fischer para falar sobre a obra de um dos principais nomes da literatura argentina, o autor Jorge Luis Borges (1899-1986)

Em aula online realizada no dia 22 de junhoterça-feira, às 19h, Fischer analisará o livro Ficções, uma coletânea de contos publicados por Borges nos anos 40, que acarretou o reconhecimento universal do autor. O encontro virtual é gratuito e será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling. Para receber o link direto da atividade, lembretes e o material preparatório, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo foi escritor, poeta, tradutor e crítico literário. Começou a publicar seus poemas e ensaios em revistas literárias surrealistas em 1921. Em 1955, foi nomeado diretor da Biblioteca Nacional da República Argentina e passou a dar aulas de literatura na Universidade de Buenos Aires. Em 1961, se sobressaiu no cenário literário internacional ao receber o Prêmio Formentor de las Letras Internacional, compartilhado com o dramaturgo Samuel Beckett. Além de Ficções, que é considerada pela crítica especializada uma das obras-primas da literatura latino-americana do século XX, tem entre suas publicações mais famosas O Aleph, de 1949. Ambas são coletâneas de histórias curtas interligadas por temas comuns: sonhos, labirintos, bibliotecas, escritores fictícios, livros fictícios, religião e Deus.
 
Luís Augusto Fischer é professor titular de literatura brasileira da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É graduado em Letras, com mestrado e doutorado na mesma área, todos os títulos obtidos a partir da UFRGS. Fez estágio de pós-doutorado na Sorbonne, Paris VI. É autor de vários livros, entre os quais Machado e Borges, de 2008. É também crítico literário e desenvolve pesquisas na área de história da literatura brasileira e americana.
 
O Clube de Leitura é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa. O projeto, que está em seu quarto ano de atividades, já recebeu grandes teóricos da literatura ministrando encontros dedicados a leitura e discussão de romances referencias. A primeira edição de 2021 contou com a professora e escritora Jane Tutikian analisando o romance épico Um dia chegarei a Sagres, de Nélida Piñon, em evento com participação da própria autora. A aula está disponível no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural).
 
SERVIÇO – LITERATURA – EVENTO ONLINE
Clube de Leitura
Luís Augusto Fischer apresenta o livro Fiçcões, de Jorge Luis Borges
Dia 22 de junho, terça-feira, às 19h

Gratuito, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural)
Para receber o link direto da atividade e os materiais preparatórios para o encontro, é necessário fazer inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br
A leitura prévia da obra é recomendada, mas não obrigatória


Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação, Literatura e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.