Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, é tema de aula virtual e gratuita do Clube de Leitura do Instituto Ling

O encontro, conduzido ao vivo pela professora de literatura Kathrin Rosenfield, ocorre no dia 23 de agosto, às 19h

A professora de literatura da UFRGS Kathrin Rosenfield é a convidada da próxima edição do Clube de Leitura do Instituto Ling. Especialista na obra de Guimarães Rosa, ela ministrará uma aula virtual e gratuita para falar sobre uma das obras mais importantes do autor: o romance Grande Sertão: Veredas, que revolucionou o cânone brasileiro em sua primeira publicação, há 65 anos, e que segue despertando o interesse de novas gerações de leitores.
 
A atividade acontece no dia 23 de agostosegunda-feira, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da instituição (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural). Para receber o link direto do evento, lembretes e o material preparatório, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
Considerado por muitos o maior escritor brasileiro do século XX e um dos melhores de todos os tempos, João Guimarães Rosa (1908-1967) também era diplomata e médico. Estreou na literatura com o volume de poemas Magma, em 1936, e também assina outras grandes obras que o transformaram em um dos autores mais aclamados da língua portuguesa, como o livro de contos Sagarana e o conjunto de novelas Corpo de Baile.
 
Com Grande Sertão: Veredas, o romancista nascido em Cordisburgo (MG) atribui ao sertão mineiro sua dimensão universal, fazendo um mergulho profundo na alma humana, ao ser capaz de retratar o amor, o sofrimento, a força, a violência e a alegria. No livro, Riobaldo, um velho jagunço que trocou a vida da jagunçagem pela tranquilidade da fazenda, narra a sua vida e a sua amizade com Reinaldo, para um jovem médico que chega as suas terras.
 
Kathrin Rosenfield é professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando principalmente nos departamentos de Filosofia e de Letras. Fez sua formação universitária nas Universidades de Viena, Salzburg e, em Paris, na Sorbonne e na École des Hautes Études en Sciences Sociales. Atua em redes de pesquisa nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, principalmente com os temas estética, Guimarães Rosa, filosofia e literatura, psicanálise e literatura brasileira.
 
Clube de Leitura está em seu quarto ano de atividades e já recebeu grandes teóricos da literatura ministrando encontros dedicados a leitura e discussão de romances referenciais. A primeiras edições de 2021 contaram com a escritora Jane Tutikian analisando o romance épico Um dia chegarei a Sagres, de Nélida Piñon, em evento com participação da própria autora; com o professor Luís Augusto Fischer falando sobre a coletânea de contos Ficções, de Jorge Luis Borges; e com o cineasta, jornalista e escritor Carlos Gerbase abordando o livro Máquinas como eu, de Ian McEwan. As aulas anteriores estão disponíveis no canal do YouTube do Instituto Ling.
 
A atividade é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

SERVIÇO – LITERATURA – EVENTO ONLINE
Clube de Leitura
Kathrin Rosenfield analisa o livro Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa
Dia 23 de agosto, segunda-feira, às 19h
Gratuito, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural)
Para receber o link direto da atividade e os materiais preparatórios para o encontro, é necessário fazer inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br
A leitura prévia da obra é recomendada, mas não obrigatória


Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos
                                                                                                                                          
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Informações para a Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Crédito da foto:
Companhia das Letras

Sobre Alex Vitola 2913 Artigos
Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia. Foram mais de 15 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas com especialização em servidores Linux. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música".