Festipoa Literária teve público expressivo em seu primeiro ano totalmente online: 8.381 pessoas assistiram a programação

20210529652080
Carolinas

A décima terceira edição da FestiPoa Literária prossegue ainda até o dia 01 de junho, com uma programação que contempla atividades com escritores em escolas públicas municipais da cidade, encerramento do “Ciclo Percursos do romance de autoria negra feminina” e sarau com participação de 81 escritoras que publicaram no livro “Carolinas“, recém-lançada edição especial da Flup e da editora Bazar do Tempo

Sarau Carolinas é uma parceria da FestiPoa com a Flup, Festa Literária das Periferias e terá três edições sempre às 19h, nos dias 25 e 27 de maio e 01 de junho, com transmissões nos canais de YouTube da FestiPoa e da Flup e no Facebook do Sintrajufe-RS. O livro “Carolinas” reúne contos, crônicas, diários e relatos autobiográficos de 180 mulheres de todo o país, inspiradas em Carolina Maria de Jesus, resultado de oficinas de escrita realizadas ao longo de 2020 pela Flup. A cada encontro, autoras que participam do livro se reúnem para ler seus textos e trocar experiências, histórias e conhecimentos vivenciados ao longo do processo de escrita do livro.

A obra e a vida de Carolina Maria de Jesus (1914-1977) foram o ponto de partida do processo de formação pela Flup – Festa Literária das Periferias – das 180 mulheres que escrevem neste livro. Inspiradas na autora de Quarto de despejo, a primeira mulher negra brasileira a fazer sucesso internacional no meio literário, trilharam os caminhos do conto, da crônica, do diário e do relato autobiográfico em busca de suas próprias vozes como escritoras. O resultado é um conjunto de textos que surpreende pela diversidade e riqueza de temas, vocabulários, estilos e, sobretudo, pela força da escrita dessas mulheres – catadoras, professoras, estudantes, advogadas, produtoras, mães e, agora também, escritoras negras de uma nova geração que deixará a sua marca na literatura brasileira.

Carolina Maria de Jesus inaugura uma linha matricial, de mulheres negras, de mulheres pobres, na literatura brasileira. Determinadas épocas e alguns autores criam uma tradicão literária; um processo de criação que influencia e que guia outra geração. Vi pouquíssimas vezes estudos literários que colocam Carolina como criadora de uma tradição literária, mas ela criou. Quando a gente diz isso é porque outras mulheres, inclusive de outros países na América Latina, escreveram influenciadas pelo texto de Carolina” afirma a escritora Conceição Evaristo, presente na 13ª edição da Festipoa, em 2021.

A FestiPoa 2021 só tem motivos para celebrar: segundo os organizadores, o público total que assistiu a programação nos cinco dias de atividades no YouTube no período de 13 a 17 de maio foi de 8.381 pessoas. As mesas contaram com as participações de escritores e artistas muito potentes e a festa literária teve como homenageados Ana Maria Gonçalves e Sérgio Vaz. O evento contou com a Lei de incentivo à Cultura, Patrocínio do Itaú e Grupo Zaffari. Realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

FESTIPOA LITERÁRIA
Programação paralela

SARAU CAROLINAS
Dias 25 e 27 de maio e 01 de junho, às 19h

Transmissão nos canais de Youtube da FestiPoa e da Flup e no Facebook do Sintrajufe-R

A 13ª edição da Festa Literária de Porto Alegre conta com a Lei de incentivo à Cultura, Patrocínio do Itaú e Grupo Zaffari. Realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

Apoio Cultural – PUCRS

Apoios e parcerias: SINTRAJUFE –RS, Beabah Bibliotecas Comunitárias do RS, TAG- Experiências Literárias, Atinukés e DEDS UFRGS

Informações para a imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Bebê Baumgarten Comunicação, Cultura, Literatura e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.