“Cena Contra-Colonial: performatividades negras no sul do Brasil” segue apresentando personalidades da cultura do RS

Cena Contra-Colonial: performatividades negras no sul do Brasil está apresentando, nas segundas-feiras sua segunda edição, trazendo debates com personalidades da cultura do RS em formato de lives

São artistas cênicos e pensadores negros de notório saber, de diferentes cidades do Rio Grande do Sul que compartilharão com o público suas práticas e procedimentos de criação, multiplicando saberes e trazendo à tona essa reflexão antirracista e de afirmação das subjetividades negras nas artes cênicas. As conversas serão realizadas através da plataforma YouTube do Pretagô, transmitidas ao vivo, e mediadas pelos artistas Silvana Rodrigues e Thiago Pirajira. A duração de cada debate será de 60 minutos. Ao final do projeto os debates ficarão disponíveis de forma gratuita para acesso contínuo na plataforma YouTube.

Idealizado pelo artista e pesquisador Thiago Pirajira,  o projeto surge em junho de 2020 durante a pandemia do COVID-19. Desde sua criação, foram apresentadas quatro debates online em formato live com a presença de importantes nomes das Artes Cênicas do sul do Brasil: a atriz e professora Celina Alcântara, o encenador e gestor cultural Jessé Oliveira, a Mestra e coreógrafa Iara Deodoro e a atriz e militante do Movimento Negro Vera Lopes.

As lives de 2020 aconteceram de forma quinzenal e totalizaram mais de mil visualizações. As deste ano foram protagonizadas por Daniel Amaro (Pelotas), Ana Paula Reis (Porto Alegre) e Karen Tolentino (Santa Maria), na primeira quinzena de maio. O objetivo é mapear os agentes cênicos negros em atuação no estado do Rio Grande do Sul dando início a uma organização, em caráter online, do conhecimento e das produções cênicas gaúchas, desde a perspectiva de corpos negros. As lives já transmitidas no ano passado e nesta edição seguem disponíveis para acesso livre e gratuito no canal do grupo de teatro Pretagô, no Youtube.

PROGRAMAÇÃO
24 de maio, às 20h
* Pedro Bertoldi [Gramado / Porto Alegre – RS]

31 de maio, às 20h
* Manoel Timbaí [Salvador – BA / Pelotas – RS]

07 de junho, às 20h
* Winnie Bueno [Pelotas / Porto Alegre – RS]

* Os encontros terão transmissão ao vivo no canal do grupo Petagô no YouTube

Ficha técnica:
Curadoria e mediação edição 2021: Thiago Pirajira e Silvana Rodrigues
Artes: Anelise de Carli
Vídeo: Thiago Lazeri
Monitor de transmissões: Jeferson Silva
Assessoria de Imprensa: Bebê Baumgarten
Realização: Grupo Pretagô

Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei nº 14.017/20

Informações para a imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

Fotos: Marília Dias, Amanda Menger e Alana Costa

Esse post foi publicado em Agenda, Bebê Baumgarten Comunicação e marcado , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.