“Cena Contra-Colonial: performatividades negras no sul do Brasil” segue apresentando personalidades da cultura do RS

Cena Contra-Colonial: performatividades negras no sul do Brasil está apresentando, nas segundas-feiras sua segunda edição, trazendo debates com personalidades da cultura do RS em formato de lives

São artistas cênicos e pensadores negros de notório saber, de diferentes cidades do Rio Grande do Sul que compartilharão com o público suas práticas e procedimentos de criação, multiplicando saberes e trazendo à tona essa reflexão antirracista e de afirmação das subjetividades negras nas artes cênicas. As conversas serão realizadas através da plataforma YouTube do Pretagô, transmitidas ao vivo, e mediadas pelos artistas Silvana Rodrigues e Thiago Pirajira. A duração de cada debate será de 60 minutos. Ao final do projeto os debates ficarão disponíveis de forma gratuita para acesso contínuo na plataforma YouTube.

Idealizado pelo artista e pesquisador Thiago Pirajira,  o projeto surge em junho de 2020 durante a pandemia do COVID-19. Desde sua criação, foram apresentadas quatro debates online em formato live com a presença de importantes nomes das Artes Cênicas do sul do Brasil: a atriz e professora Celina Alcântara, o encenador e gestor cultural Jessé Oliveira, a Mestra e coreógrafa Iara Deodoro e a atriz e militante do Movimento Negro Vera Lopes.

PUBLICIDADE

As lives de 2020 aconteceram de forma quinzenal e totalizaram mais de mil visualizações. As deste ano foram protagonizadas por Daniel Amaro (Pelotas), Ana Paula Reis (Porto Alegre) e Karen Tolentino (Santa Maria), na primeira quinzena de maio. O objetivo é mapear os agentes cênicos negros em atuação no estado do Rio Grande do Sul dando início a uma organização, em caráter online, do conhecimento e das produções cênicas gaúchas, desde a perspectiva de corpos negros. As lives já transmitidas no ano passado e nesta edição seguem disponíveis para acesso livre e gratuito no canal do grupo de teatro Pretagô, no Youtube.

PROGRAMAÇÃO
24 de maio, às 20h
* Pedro Bertoldi [Gramado / Porto Alegre – RS]

31 de maio, às 20h
* Manoel Timbaí [Salvador – BA / Pelotas – RS]

PUBLICIDADE

07 de junho, às 20h
* Winnie Bueno [Pelotas / Porto Alegre – RS]

* Os encontros terão transmissão ao vivo no canal do grupo Petagô no YouTube

Ficha técnica:
Curadoria e mediação edição 2021: Thiago Pirajira e Silvana Rodrigues
Artes: Anelise de Carli
Vídeo: Thiago Lazeri
Monitor de transmissões: Jeferson Silva
Assessoria de Imprensa: Bebê Baumgarten
Realização: Grupo Pretagô

Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei nº 14.017/20

Informações para a imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

PUBLICIDADE

Fotos: Marília Dias, Amanda Menger e Alana Costa

PUBLICIDADE