Felipe Karam Quarteto encerra a série ‘Violino no Choro’ com último Concerto Didático

20210522002001

A série de concertos didáticos do projeto Violino no Choro – Fomento e Difusão da Música Genuinamente Brasileira, comandada pelo compositor e violinista Felipe Karam, à frente de seu quarteto, chega ao seu final no próximo dia 21 de maio, sexta-feira, às 19h

A transmissão do Concerto Didático “Vê se Gostas” é pelo Youtube do artista. Ao todo, foram quatro concertos celebrando a genuína e diversificada música popular brasileira. As apresentações musicais se sucederam a cada uma das quatro edições das oficinas e masterclasses que se realizaram entre os meses de fevereiro e maio. Contemplando, inicialmente, instrumentistas das cidades de Caxias, Novo Hamburgo, Montenegro e Porto Alegre, mas que se espraiaram para além do estado do RS, atingindo participantes do Amazonas, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Belo Horizonte. 

O Concerto Didático “Vê se Gostas” tem como proposta apresentar clássicos do cancioneiro nacional, oferecendo orientações musicais e peculiaridades sobre a identidade musical brasileira, sua história e diversidade rítmica, além de apresentar o trabalho musical mais recente do violinista e compositor Felipe Karam. “É uma forma de consolidar uma busca por maturidade, dentro da música popular improvisada e com a inserção do violino“, afirma. 

Formado por Felipe Karam ao violino de cinco cordas, Max Garcia ao violão, Miguel Tejera nos baixos e Dani Vargas na bateria, o quarteto instrumental irá apresentar clássicos e temas autorais de origem brasileira. Destaca-se a participação especial do guitarrista Antônio Flores, em cinco temas, entre eles, Samba Pro Will, que terá sua primeira audição pública neste concerto. A música é uma homenagem ao filho de Karam. Do repertório, consta, ainda, Samurai, de Djavan, e temais autorais, como Um choro meio Moderno, Meu Pequeno e Junino, todos de autoria de Felipe Karam, e Baião de 3 (Felipe, Max e Bruno), Obatecum (Felipe, Max e R. Rodrigues) e Água de Santo (Felipe, Max e Bruno). 

O título “Vê Se Gostas” faz referência a um choro brasileiro de Waldir Azevedo e propõe-se a celebrar a quarta e última edição da oficina e dos masterclasses, que se realiza no período de 17 a 20 de maio, em Porto Alegre, atendendo, preferencialmente, integrantes do OIA (Orquestra do Instituto de Artes), alunos do curso de Música da Ufrgs e da Orquestra Villa Lobos, mas que atingiu participantes de outros estados brasileiros.

Sobre Felipe Karam
O músico e compositor Felipe Karam, violinista de cinco cordas, tem mestrado pela City University London (Londres-UK), e profunda pesquisa e experiência na linguagem do choro e do jazz. Sua trajetória ficou marcada pela constante busca e descoberta de uma nova forma de tocar, ou “soar”, com propriedade, dentro de estilos musicais populares, pelos quais sempre se identificou, ao violino, embora para isso tenha precisado mudar de país, e até reinventar-se no seu estudo musical e de instrumento. 

Sobre o projeto
O projeto de circulação e de educação musical, Violino no Choro – Fomento e Difusão da Música Genuinamente Brasileira, coordenado pelo violinista e compositor Felipe Karam, consiste de oficinas, masterclasses e concertos didáticos de cunho popular e tem como objetivo fomentar e difundir o estudo dos gêneros e ritmos do Brasil. Pretende, ainda, desmistificar os instrumentos orquestrais, como o violino, do ambiente exclusivo da música de concerto. Violino no Choro tem o financiamento da Lei nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc.

– Site Oficial: www.violinonochoro.com.br
– Facebook Page: www.facebook.com/felipekaramviolinopopular
– Instagram: www.instagram.com/violinonochoro
– YouTube: www.youtube.com/user/felipe0987

Informações para a imprensa:
Silvia Abreu

Fotos: Rodrigo Alencastro e Luis Ferreirah

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Silvia Abreu e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.