Felipe Karam Quarteto encerra a série ‘Violino no Choro’ com último Concerto Didático

20210522465958
20210522465958

A série de concertos didáticos do projeto Violino no Choro – Fomento e Difusão da Música Genuinamente Brasileira, comandada pelo compositor e violinista Felipe Karam, à frente de seu quarteto, chega ao seu final no próximo dia 21 de maio, sexta-feira, às 19h

A transmissão do Concerto Didático “Vê se Gostas” é pelo Youtube do artista. Ao todo, foram quatro concertos celebrando a genuína e diversificada música popular brasileira. As apresentações musicais se sucederam a cada uma das quatro edições das oficinas e masterclasses que se realizaram entre os meses de fevereiro e maio. Contemplando, inicialmente, instrumentistas das cidades de Caxias, Novo Hamburgo, Montenegro e Porto Alegre, mas que se espraiaram para além do estado do RS, atingindo participantes do Amazonas, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Belo Horizonte. 

O Concerto Didático “Vê se Gostas” tem como proposta apresentar clássicos do cancioneiro nacional, oferecendo orientações musicais e peculiaridades sobre a identidade musical brasileira, sua história e diversidade rítmica, além de apresentar o trabalho musical mais recente do violinista e compositor Felipe Karam. “É uma forma de consolidar uma busca por maturidade, dentro da música popular improvisada e com a inserção do violino“, afirma. 

PUBLICIDADE

Formado por Felipe Karam ao violino de cinco cordas, Max Garcia ao violão, Miguel Tejera nos baixos e Dani Vargas na bateria, o quarteto instrumental irá apresentar clássicos e temas autorais de origem brasileira. Destaca-se a participação especial do guitarrista Antônio Flores, em cinco temas, entre eles, Samba Pro Will, que terá sua primeira audição pública neste concerto. A música é uma homenagem ao filho de Karam. Do repertório, consta, ainda, Samurai, de Djavan, e temais autorais, como Um choro meio Moderno, Meu Pequeno e Junino, todos de autoria de Felipe Karam, e Baião de 3 (Felipe, Max e Bruno), Obatecum (Felipe, Max e R. Rodrigues) e Água de Santo (Felipe, Max e Bruno). 

O título “Vê Se Gostas” faz referência a um choro brasileiro de Waldir Azevedo e propõe-se a celebrar a quarta e última edição da oficina e dos masterclasses, que se realiza no período de 17 a 20 de maio, em Porto Alegre, atendendo, preferencialmente, integrantes do OIA (Orquestra do Instituto de Artes), alunos do curso de Música da Ufrgs e da Orquestra Villa Lobos, mas que atingiu participantes de outros estados brasileiros.

Sobre Felipe Karam
O músico e compositor Felipe Karam, violinista de cinco cordas, tem mestrado pela City University London (Londres-UK), e profunda pesquisa e experiência na linguagem do choro e do jazz. Sua trajetória ficou marcada pela constante busca e descoberta de uma nova forma de tocar, ou “soar”, com propriedade, dentro de estilos musicais populares, pelos quais sempre se identificou, ao violino, embora para isso tenha precisado mudar de país, e até reinventar-se no seu estudo musical e de instrumento. 

PUBLICIDADE

Sobre o projeto
O projeto de circulação e de educação musical, Violino no Choro – Fomento e Difusão da Música Genuinamente Brasileira, coordenado pelo violinista e compositor Felipe Karam, consiste de oficinas, masterclasses e concertos didáticos de cunho popular e tem como objetivo fomentar e difundir o estudo dos gêneros e ritmos do Brasil. Pretende, ainda, desmistificar os instrumentos orquestrais, como o violino, do ambiente exclusivo da música de concerto. Violino no Choro tem o financiamento da Lei nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc.

– Site Oficial: www.violinonochoro.com.br
– Facebook Page: www.facebook.com/felipekaramviolinopopular
– Instagram: www.instagram.com/violinonochoro
– YouTube: www.youtube.com/user/felipe0987

Informações para a imprensa:
Silvia Abreu

PUBLICIDADE

Fotos: Rodrigo Alencastro e Luis Ferreirah

PUBLICIDADE