Sofá a Jato lança primeira parte de seu média metragem

Crédito: Débora Schaan

Já conhecida por fazer a junção da música com imagens, a banda Sofá a Jato, de Porto Alegre/RS, lança nesta quinta-feira (25), o videoclipe de “Lugar” no seu canal do YouTube

O clipe introduz a narrativa épico-fantasiosa do média-metragem denominado “O Pássaro, o Mapa e o Bando” que tem produção da própria banda, em conjunto da Incandenza Filmes e Vôo Conteúdo, e que em breve estará captando recursos através da LIC-RS. Desde 2019, a Sofá vem desenvolvendo o projeto com o intuito de incorporá-lo às suas apresentações ao vivo.

Inspirado em obras do Studio Ghibli, Tolkien e do universo dos games, o clipe apresenta um personagem se aventurando por um mundo colorido e surreal. Enquanto a letra da música versa sobre esse “lugar”, vemos diversos objetos carregados de simbolismo serem encontrados, perdidos e transformados pelas mãos do protagonista. Para os amantes dos games, é possível encontrar alguns dos chamados “easter eggs” – referências visuais ou sonoras às obras que fazem parte das inspirações do grupo. 

Para quem ainda não assistiu a banda ao vivo, vale explicar que o trio usa um projetor para exibir imagens que cobrem o palco e que complementam de maneira visual a narrativa sonora proposta pelos instrumentos. Essas imagens são sempre acompanhadas de ‘filtros’ – desenvolvidos pelo baterista do grupo, Frederico Demin – e que são incorporadas em todos os materiais e redes sociais deles.

Ficha Técnica:

Roteiro por Sofá a Jato e Matheus Fischer
Elenco:
Eduardo Spieler – Darci
Lucas Gonçalves – Psicosímio
Direção por Matheus Fischer e Frederico Demin
Direção de fotografia por Matheus Fischer
Direção de arte por Camila Andrade e Frederico Demin
Figurino por Camila Andrade
Animação e motion design por Frederico Demin
Desenho de som por Serafim Sound Design
Produção por Sofá a Jato, Voo Conteúdo e Samantha Reis

Esse post foi publicado em Agenda, Vôo Conteúdo Musical Ressonante e marcado , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.