Rafael Delgado Trio faz live musical gratuita para o público brasileiro neste sábado

O violoncelista argentino-peruano Rafael Delgado fará uma live musical gratuita para o público brasileiro neste sábado, dia 12 de dezembro, às 19h. Acompanhado pelo seu trio, formado pelo violonista Leandro Cacioni e o percussionista Mario Gusso, o artista apresentará sua fusão de música afroperuana com o folclore argentino e o jazz, repassando alguns dos temas do seu mais recente disco, Chelfie 1 – Territorios (2018), que busca uma sonoridade mais moderna do violoncelo, e adiantando temas de seu próximo trabalho.

Argentino-peruano, Rafael Delgado tem se destacado como um dos maiores difusores do violoncelo na música popular latino-americana
Crédito: Leticia Fraguela

O violoncelista argentino-peruano Rafael Delgado fará uma live musical gratuita para o público brasileiro neste sábado, dia 12 de dezembro, às 19h. Acompanhado pelo seu trio, formado pelo violonista Leandro Cacioni e o percussionista Mario Gusso, o artista apresentará sua fusão de música afroperuana com o folclore argentino e o jazz, repassando alguns dos temas do seu mais recente disco, Chelfie 1 – Territorios (2018), que busca uma sonoridade mais moderna do violoncelo, e adiantando temas de seu próximo trabalho. A apresentação será transmitida diretamente de Buenos Aires, na Argentina, ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural).
 
Delgado é um dos mais ativos exploradores e difusores do violoncelo na música popular latino-americana. Em 2020, foi escolhido diretor do FestiChelo, o primeiro festival de violoncelo popular de Buenos Aires. Tem atuado em projetos de folclore, tango, música afroperuana, pop e rock, tendo participado de mais de 50 produções discográficas. Também tem uma intensa atividade em grupos de câmara e orquestras acadêmicas, como o Cuarteto de Cuerdas Resonancias, o Cuarteto con Piano de la Universidad Católica Argentina, o Trío Sine Nomine, a Orquesta de Cámara Mayo, a Orquesta Sinfónica Nacional de Argentina e a Orquesta Estable del Teatro Colón.
 
Além das apresentações pelo mundo, tem desenvolvido uma proposta pedagógica integral para o estudo do violoncelo popular, que vem se transformando em referência formativa para violoncelistas na Argentina. Atualmente, é professor de violoncelo na Escuela Superior de Educación Artística en Música Juan Pedro Esnaola e na Escuela de Arte Leopoldo Marechal. É também titular da cátedra de Violoncelo Folclore e Violoncelo Tango no Conservatório Superior de Música Manuel de Falla, e realiza oficinas  de Improvisação em Música Popular para instrumentistas de cordas. Em seus projetos de música popular, utiliza dois violoncelos distintos: um violoncelo alemão do fim do século XIX e um violoncelo de cinco cordas (com um fá grave) construído especialmente pelo luthier argentino Gervasio Barreiro com apoio do Fondo Nacional de las Artes.
 
O show de Rafael Delgado Trio marca o encerramento das atividades musicais do Instituto Ling em 2020. Desde maio, o centro cultural de Porto Alegre tem promovido concertos gratuitos de artistas selecionados pela curadoria da Branco Produções. A programação contou com grandes nomes da música nacional e local, como Bebeto Alves e os duos Olam Ein SofAndiara Mumbach e Fernando CordellaElias Barbosa e Matheus KleberEduardo Neves e Fernando Leitzke, além de três grandes pianistas internacionais: o israelense Alon Goldstein, o norte-americano Jeff Gardner e o sueco Anders Helmerson. As apresentações anteriores podem ser conferidas no canal do YouTube do Instituto Ling.
 
A programação musical é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown EmbalagensFitesa e America Tampas e curadoria e produção da Branco Produções.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – MÚSICA
Show com Rafael Delgado Trio
Rafael Delgado (violoncelo), Leandro Cacioni (violão) e Mario Gusso (percussão)
Dia 12 de dezembro, sábado, às 19h
Gratuito, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling (youtube.com/InstitutoLingCultural)
Interessados em assistir podem se inscrever no site www.institutoling.org.br para receber o link direto de transmissão e notificações para não perder o horário da live

Classificação etária: Livre
Duração: 60 minutos
 
Informações úteis
institutoling.org.br
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br
 
Sobre o Instituto Ling
Com 25 anos de atuação, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura. Criado e mantido pela família Ling, atua em três segmentos: educação, cultura e saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
 
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.