Escolhido por um júri profissional formado por representantes de sete países, o grupo, da Coreia do Sul, foi eleito o vencedor 16ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata (Fifnp), encerrado neste domingo, 6 de dezembro
Sediando pelo segundo ano o Campeonato Mundial de Danças Folclóricas da Fidaf Brasil, o evento abrigou, de forma virtual, as apresentações de competidores de 13 países neste final de semana.
Já o preferido do público foi o The Folk Dance Group Mangilik, do Cazaquistão, com maior pontuação na votação popular feita por meio do aplicativo Makadu. O segundo lugar entre os 13 competidores ficou com Compañía Folklorica Camagua, de Cuba, e o terceiro, o Folk Dance Group Ama-Zebra, da África do Sul.
PUBLICIDADE
A melhor Coreografia também ficou com The Ryu Dance Company, a grande campeão. A melhor música na opinião dos jurados veio da Lituânia, com a Siauliai University Folk Ensemble (Saule). Na categoria Figurino destacaram-se os portugueses do Grupo Etnográfico de Areosa.
O Prêmio Especial do júri teve como destino a Sérvia e o Cultural & Folk Art Association Sveti Sava. A Menção Honrosa foi conquistada pelo Stanitsa Cossak Dance, da Rússia.
A 16ª do Fifnp foi marcada também pela solidariedade e pela Campanha da Solidariedade realizada ao longo e todo o mês de novembro com arrecadação de alimentos, kits escolares e valores para famílias carentes e instituições sociais da cidade. A campanha ainda segue durante todo o mês de dezembro.
Normalmente realizado em setembro e ao longo de uma semana, a 16ª edição se concentrou neste ano nos dias 5 e 6 de dezembro, de forma virtual, com transmissão pelas redes sociais do festival, YouTube, Conecta Mais TV e canal 8 da AdylNet TV. Foram mais de 60 mil visualizações em todas as plataformas.
O 16º Festival Internacional do Folclore foi apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura de Nova Prata através da Secretaria Municipal da Cultura e Bailado Gaúcho. Conta com patrocínio de ADYLNET, AXELL, SUPERMERCADOS PORTA e VIPAL .O projeto é financiado pelo Pró-cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A organização é do Bailado Gaúcho.
PUBLICIDADE