Rafael Delgado Trio faz live musical gratuita para o público brasileiro neste sábado

O violoncelista argentino-peruano Rafael Delgado fará uma live musical gratuita para o público brasileiro neste sábado, dia 12 de dezembro, às 19h. Acompanhado pelo seu trio, formado pelo violonista Leandro Cacioni e o percussionista Mario Gusso, o artista apresentará sua fusão de música afroperuana com o folclore argentino e o jazz, repassando alguns dos temas do seu mais recente disco, Chelfie 1 – Territorios (2018), que busca uma sonoridade mais moderna do violoncelo, e adiantando temas de seu próximo trabalho.

Argentino-peruano, Rafael Delgado tem se destacado como um dos maiores difusores do violoncelo na música popular latino-americana
Crédito: Leticia Fraguela

O violoncelista argentino-peruano Rafael Delgado fará uma live musical gratuita para o público brasileiro neste sábado, dia 12 de dezembro, às 19h. Acompanhado pelo seu trio, formado pelo violonista Leandro Cacioni e o percussionista Mario Gusso, o artista apresentará sua fusão de música afroperuana com o folclore argentino e o jazz, repassando alguns dos temas do seu mais recente disco, Chelfie 1 – Territorios (2018), que busca uma sonoridade mais moderna do violoncelo, e adiantando temas de seu próximo trabalho. A apresentação será transmitida diretamente de Buenos Aires, na Argentina, ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural).
 
Delgado é um dos mais ativos exploradores e difusores do violoncelo na música popular latino-americana. Em 2020, foi escolhido diretor do FestiChelo, o primeiro festival de violoncelo popular de Buenos Aires. Tem atuado em projetos de folclore, tango, música afroperuana, pop e rock, tendo participado de mais de 50 produções discográficas. Também tem uma intensa atividade em grupos de câmara e orquestras acadêmicas, como o Cuarteto de Cuerdas Resonancias, o Cuarteto con Piano de la Universidad Católica Argentina, o Trío Sine Nomine, a Orquesta de Cámara Mayo, a Orquesta Sinfónica Nacional de Argentina e a Orquesta Estable del Teatro Colón.
 
Além das apresentações pelo mundo, tem desenvolvido uma proposta pedagógica integral para o estudo do violoncelo popular, que vem se transformando em referência formativa para violoncelistas na Argentina. Atualmente, é professor de violoncelo na Escuela Superior de Educación Artística en Música Juan Pedro Esnaola e na Escuela de Arte Leopoldo Marechal. É também titular da cátedra de Violoncelo Folclore e Violoncelo Tango no Conservatório Superior de Música Manuel de Falla, e realiza oficinas  de Improvisação em Música Popular para instrumentistas de cordas. Em seus projetos de música popular, utiliza dois violoncelos distintos: um violoncelo alemão do fim do século XIX e um violoncelo de cinco cordas (com um fá grave) construído especialmente pelo luthier argentino Gervasio Barreiro com apoio do Fondo Nacional de las Artes.
 
O show de Rafael Delgado Trio marca o encerramento das atividades musicais do Instituto Ling em 2020. Desde maio, o centro cultural de Porto Alegre tem promovido concertos gratuitos de artistas selecionados pela curadoria da Branco Produções. A programação contou com grandes nomes da música nacional e local, como Bebeto Alves e os duos Olam Ein SofAndiara Mumbach e Fernando CordellaElias Barbosa e Matheus KleberEduardo Neves e Fernando Leitzke, além de três grandes pianistas internacionais: o israelense Alon Goldstein, o norte-americano Jeff Gardner e o sueco Anders Helmerson. As apresentações anteriores podem ser conferidas no canal do YouTube do Instituto Ling.
 
A programação musical é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown EmbalagensFitesa e America Tampas e curadoria e produção da Branco Produções.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – MÚSICA
Show com Rafael Delgado Trio
Rafael Delgado (violoncelo), Leandro Cacioni (violão) e Mario Gusso (percussão)
Dia 12 de dezembro, sábado, às 19h
Gratuito, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling (youtube.com/InstitutoLingCultural)
Interessados em assistir podem se inscrever no site www.institutoling.org.br para receber o link direto de transmissão e notificações para não perder o horário da live

Classificação etária: Livre
Duração: 60 minutos
 
Informações úteis
institutoling.org.br
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]
 
Sobre o Instituto Ling
Com 25 anos de atuação, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura. Criado e mantido pela família Ling, atua em três segmentos: educação, cultura e saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
 
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

PUBLICIDADE

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE