João Ortácio lança seu primeiro trabalho solo “A Máquina”

A Máquina é primeiro trabalho solo de João Ortácio, produzido pelos ganhadores do Grammy Latino, Guilherme Ceron e Ian Ramil.

João Ortácio passa a se chamar Jortacio, depois de alguns anos sendo o vocalista, guitarrista e compositor da banda porto-alegrense Renascentes, trocando a guitarra e seus pedais pela sonoridade do violão. Na gravação do EP, no estúdio Casona em Porto Alegre, ele se cercou de amigos músicos que fizeram um trabalho cheio de texturas, paisagens sonoras e muita criatividade.

1 / 12

A MÁQUINA (EP) – Jortacio

  1. O Jogo (jortacio/poty) https://open.spotify.com/track/3JmZRDoobRXwxLuimj0TD8
  2. Conta-Gotas (jortacio/jean mafra) https://open.spotify.com/track/3wun81itwKKaYhkCIig9jO
  3. Todo o Silêncio do Mundo (jortacio) https://open.spotify.com/track/3RnaQDLal6NOJiqU78muaX
  4. A Máquina (jortacio) https://open.spotify.com/track/1FvAjkkWN68iw0E4k3guF5


Sobre o artista
João Ortácio é um músico e compositor de Rosário do Sul radicado em Porto Alegre, desde cedo participa ativamente da cultura na capital gaúcha. Foi um dos fundadores do coletivo Escuta: o som do compositor, que ajudou a dar força e visibilidade à música autoral de Porto Alegre e interior do estado pondo em evidência novos artistas da cena musical gaúcha. Também faz parte do quarteto Ortácio, Borghetti, Salazar & Poty que tem lançado um EP visual e que está prestes lançar o seu primeiro disco.

Esse post foi publicado em Agenda e marcado por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.