Donavon Frankenreiter – Bar Opinião – 07/01/2020

Donavon Frankenreiter, um dos nomes que melhor representam a surf music, retornou ao Brasil, no início de 2020, para uma nova sequência de shows pelo nosso país.

O cantor norte-americano, que por muito tempo se dedicou às pranchas e ao mar de maneira profissional, subiu ao palco do Opinião, no dia 7 de janeiro, para animar os presentes com uma apresentação da ousada The Record Player Tour, em que ele o seu parceiro de longa data, o multi-instrumentista Matt Grundy, lado a lado, com uma vitrola posicionada entre eles, soltando a agulha sobre os LP’s como se fosse uma banda em ação.

O californiano Donavon Frankenreiter, além de surfista profissional, é um músico de grande sucesso no mundo inteiro. Ele começou tocando com a banda Peanut Butter and Jam, em 1990, quando tinha 18 anos de idade. A empreitada, que não era a sua prioridade como era o esporte, virou coisa séria em 1996, quando ele formou um novo grupo, chamado Sunchild. Atuando somente como guitarrista e tendo como influência o southern rock norte-americano dos anos 70, a banda lançou três discos até encerrar as atividades, em 2001.

Pronto para iniciar a sua carreira solo, Donavon assinou um contrato com a gravadora Brushfire Records, em 2002, para gravar o seu primeiro disco individual. Produzido pelo amigo Jack Johnson em parceria com o brasileiro Mario Caldato Jr., chegou às lojas em 2004. Impulsionado pelo single “Free”, um dos seus maiores hits até hoje, o álbum entrou no Top 200 da Billboard e no Top 40 da ARIA, com mais de 35 mil cópias vendidas somente na Austrália.

O segundo trabalho do cantor, “Move by Yourself”, foi lançado em 2006. Na sequência, vieram a primeira turnê pelo Brasil, realizada em 2007, e o DVD ao vivo “Donavon Frankenreiter: The Abbey Road Sessions”, registrado durante um show especial no lendário estúdio inglês.

1 / 10

Realização: Opinião Produtora

Foto: Alex Vitola / @alexvitola

Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução sem autorização.

Esse post foi publicado em Bar Opinião, Coberturas, Opinião Produtora e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.