Referência nos EUA e agora no Brasil, o Honk! chegou para ficar e esta é a quinta vez que se realiza em Porto Alegre, com oficinas descentralizadas, apresentações e cortejo de fanfarras brasileiras
Mais uma vez o Honk!POA se prepara para invadir as ruas com muita arte, música e celebração. O festival de fanfarras ativistas comemora a sua 5ª edição em Porto Alegre e já virou tradição ao defender a ocupação das ruas como um processo de resistência artística.
Neste ano o evento será dias 26, 27 e 28 de abril. O festival está preparando mais uma edição especial com a apresentação de grupos musicais de diversos lugares do país que irão se apresentar em locais públicos da cidade. Além disso, estão previstas uma série de atividades e oficinas em quatro comunidades fora do eixo central da cidade: Areal da Baronesa, Vila Planetário, Ilha do Pavão e Morro da Cruz.
O Honk! é um festival que acontece desde 2006 em diversos lugares do mundo, mas ganhou força no Brasil quando estreou no Rio de Janeiro em 2015. Ele se caracteriza por ser totalmente independente e se fortalece graças ao apoio das pessoas para arcar com despesas relacionadas à infraestrutura, logística, taxas da prefeitura e divulgação do evento.
Todo o ano, uma série de ações são propostas pela produção e ainda é possível contribuir com a edição 2024 pelo Instagram @honkpoa. O Honk reúne por aqui aproximadamente 10 mil pessoas em cada edição. Esse ano também estará sendo realizado em quatro comunidades parceiras, reunindo 300 músicos de diferentes capitais do Brasil e mais de 100 voluntários trabalhando para que o festival aconteça.
O festival de fanfarras criado nos Estados Unidos conquistou o afeto dos brasileiros, que já tinham em sua história a tradição de unir os sopros e percussões em seus carnavais de rua. Desde a primeira edição no Brasil, o Honk! mobilizou muita gente e de lá para cá, diversas cidades brasileiras têm o seu festival. Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre movimentam os grupos de sopro e percussão de todo o Brasil, fazendo intercâmbios de grupos. O Honk!POA é um dos mais aguardados eventos de rua da capital gaúcha e, em sua quinta edição (foram três presenciais e uma edição online durante a pandemia), trará fanfarras do Rio de Janeiro, Santa Catarina e de Brasília para tocar com as nossas, que são muitas desde que esse movimento começou. Já estão confirmadas as seguintes fanfarras e coletivos: Charanga Encarnada (SC), Coletivo de Trombones de Vara a Noite (RS), La Brasa Lunera (RS), Tribloco (RS), MagmaGroove (RS), Bateria do Bloco Mulemba da Caxu (RS), Avisem a Shana que Sábado vai Chover (RS), No Caminho te Explico (RS), Marimbondo Não Respeita (RJ), Sopre suas Feras (RS), Sopra Isso (RJ), Maluvidas (BSB), Fanfarra da Ponte (SC), Colmeia (RS), João Fanfarrão (RS), Unides dos Bloquinhos e del Circo de Rua (SC), Bloco do Beijo (RS), FAMFASYSTEM (RS) e Bate Sopra (RS).
A programação se inicia dia 26, sexta-feira, com uma roda de conversa, já que o Honk! tem esse perfil de integrar de artistas e cidadãos em torno da arte e da música, promovendo a coletividade. O próprio processo de produção do festival já acontece dessa forma, com a produção feita pelos músicos das fanfarras. No dia 27 ocorrem as oficinas e apresentações nas regiões descentralizadas, no Areal da Baronesa, Vila Planetário, Ilha do Pavão e Morro da Cruz. E no domingo, um grande cortejo com todas as fanfarras percorre as ruas de Porto Alegre.
SERVIÇO:
O que: HONK!POA – festival de fanfarras
Quando: Dias 26, 27 e 28 de abril
Programação diária, horários e locais ainda estão sendo fechados.
Acompanhe o Honk nas redes: https://www.instagram.com/honkpoa
Informações para a Imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação