Mariza se apresenta em Porto Alegre na próxima semana

Crédito da Foto: Divulgação
Crédito da Foto: Divulgação

Cantora portuguesa canta disco dedicado a Amália Rodrigues dia 25 de abril no Teatro do Bourbon Country. Estrela do fado, artista interpreta sucessos e mostra as faixas de álbum produzido por Jaques Morelenbaum, em shows por seis cidades do país

A cantora Mariza, uma das maiores intérpretes da música portuguesa contemporânea, chega a Porto Alegre na próxima semana para apresentar o repertório do álbum “Mariza canta Amália” (2020), produzido pelo violoncelista, arranjador e produtor carioca Jaques Morelenbaum. O show na capital é dia 25 de abril no Teatro do Bourbon Countryàs 21h. Os últimos ingressos estão disponíveis em uhuu.com e na bilheteria do teatro.

O espetáculo passará por São Paulo (dias 19 e 21), Ilhabela (20), Rio de Janeiro (26), Brasília (27) e Recife (28).

É com grande alegria que estou de volta ao Brasil! Nesta turnê de sete concertos, vou revisitar meus temas mais conhecidos, incluindo o disco que ainda não toquei lá, gravado em tempo de pandemia no Rio de Janeiro, com nosso grande maestro Jaques”, exalta a artista, que já cantou com Gilberto Gil e Ivan Lins. “Também não vou deixar de aproveitar esta oportunidade para mostrar ao meu querido público brasileiro um vislumbre do álbum que estou preparando e que vai sair no final do ano.

PUBLICIDADE

Iniciada há quase duas décadas, a parceria de Mariza com Morelenbaum começou em 2005, no CD “Transparente”, cuja produção foi assinada pelo músico, passou no mesmo ano por um show apoteótico aos pés da Torre de Belém, em Lisboa, e culminou com o trabalho inteiramente dedicado à maior diva da história do fado, Amália Rodrigues (1920-1999), que agora ela leva aos palcos tupiniquins, acompanhada pelo virtuose Luís Guerreiro (guitarra portuguesa), o mineiro radicado em Portugal Adriano “Dinga” Alves (baixo), Phelipe Ferreira (viola), João Freitas (bateria e percussão) e João Frade (Acordeão).

“A Mariza traz dessa vez a Amália, o grande marco, um sinônimo do fado. E me deu toda a liberdade para encarar o projeto da maneira mais natural possível, com respeito ao estilo, mas exercendo a linguagem de um músico brasileiro, com grandes nomes como o pianista e maestro Cristóvão Bastos”, afirma Morelenbaum. “A Mariza apoiou totalmente minha tendência e vontade. E fico muito feliz que ela venha agora com um repertório tão lindo. É uma pessoa muito sensível, uma grande intérprete, e nossa amizade é muito fortalecida por esses laços musicais.

Se interpretar o cancioneiro da “Rainha do Fado” pode parecer uma barreira intransponível e um desafio ingrato para muitas cantoras, Mariza atravessa o espinhoso terreno musical com a elegância de quem pode ser considerada a herdeira honoris causa de Amália. Sob o manto sonoro dos arranjos elegantes e líricos de Morelenbaum — ora delicados, ora repletos da dramaticidade que apenas a nostalgia e a saudade que marcam o maior gênero português conseguem expressar —, a cantora exibe toda a maturidade de quem controla o próprio ofício com maestria, ainda com o mesmo frescor que seu canto exalava na juventude, através de interpretações arrebatadoras para clássicos como “Foi Deus” (Alberto Janes), “Estranha forma de vida” (Alfredo Duarte / Amália Rodrigues), “Barco negro” (Caco Velho / Piratini) e “Com que voz”, composta por Alain Oulman a partir de poema de Camões, e título do LP que é considerado a obra-prima de Amália, lançado em 1970.

PUBLICIDADE

E, de fato, com que voz Mariza conquista quem a escuta desde a mais tenra idade. Nascida em Lourenço Marques, atual Maputo, capital do Moçambique, a artista se mudou ainda na infância para Lisboa, onde foi criada ouvindo os grandes fadistas da Mouraria, tradicional bairro boêmio e musical da cidade. Foi à meia-luz das casas de fado lisboetas que sua paixão pela música passou a ser cultivada, levando-a a se tornar mais tarde, na virada do milênio, uma espécie de abre-alas e porta estandarte do que viria a se consolidar numa brilhante geração de cantores que levaram o fado ao século XXI, com reverência e modernidade, ao lado de nomes como Carminho, Ana Moura e António Zambujo, entre outros.

Em quase 25 anos de carreira discográfica, Mariza se consolidou não apenas como a nova embaixatriz da música portuguesa, mas também com uma grande estrela da World Music, com aclamados concertos por palcos sagrados como o Carnegie Hall, em Nova York, o Royal Albert Hall, em Londres, e o Palau de la Música Catalana, em Barcelona. E agora é a vez do público brasileiro poder ver e rever, ouvir e reouvir esta magnífica artista de invejável voz.

Afinal, se Amália é a eterna “Rainha do Fado”, Mariza, sem exageros — ou com o encantador e emocionante exagero de um fado bem cantado numa tasca portuguesa durante uma fria noite de inverno —, é sua princesa.

PUBLICIDADE

SOBRE A OPUS ENTRETENIMENTO
Celebrando 48 anos de atividade, a Opus Entretenimento é a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil. Comprometida com a excelência em todos os projetos em que se envolve e por acreditar no poder transformador da tríade cultura, conteúdo e experiência, a empresa promove grandes produções nacionais e internacionais, além da carreira de artistas renomados.

Foi reconhecida pela Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE) e pela AMBEV como umas das empresas que possui as melhores práticas, ações e contribuições para implementação de práticas Environmental, Social and Governance (ESG) em eventos públicos e privados. A Opus Entretenimento possui o selo PRESE e é pioneira no Prêmio de Responsabilidade Empresarial no Setor de Eventos – PRESE 2023, que analisou e mapeou as iniciativas mais inovadoras em ESG no setor.

Administradora de 10 casas de espetáculos pelo país nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, responsável por receber mais de dois milhões de espectadores por ano, a marca se orgulha em ser a promotora responsável pela vinda de um dos conteúdos mais amados por gerações de brasileiros: o Disney On Ice. Com décadas de existência, a atração vem se renovando a cada ano e continua sendo um dos espetáculos preferidos de toda a família no Brasil e no mundo.

A Opus Entretenimento também realizou grandes turnês internacionais como Hanson, shows internacionais de Ray Charles, Norah Jones, Justin Bieber, Avril Lavigne, Paramore, Evanescence, entre outros. Para mais informações, acesse o site da Opus.

SERVIÇO:
O que: “Mariza canta Amália”
Data: 25 de abril de 2024
Local: Teatro do Bourbon Country
Horário: 21h
Duração: 60 minutos
Classificação: 16 anos
Meia Entrada/Descontos:

  • 50% de desconto para Idosos (com idade igual ou superior a 60 anos): Conforme a Lei Federal nº 10.741/03 e o Decreto nº 8.537/15 , mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.
  • 50% de desconto para Estudantes: Os estudantes terão direito ao benefício da meia-entrada mediante a apresentação da CIE no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do evento. Podendo ser emitida por entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos, mesmo que estas entidades não estejam filiadas a ANPG, UNE e Ubes.
  • 50% de desconto para jovens com até 15 anos: Conforme a Lei Estadual nº 14.612/14, mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.
  • 50% de desconto para Pessoas com Deficiência e acompanhantes quando necessário: Conforme a Lei Geral da Meia-Entrada (Decreto nº 8.537/15, que regulamenta a Lei 12.933/13), mediante apresentação do cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013. No momento da apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto.
  • 50% de desconto para Aposentados e/ou Pensionistas do INSS (que recebem até três salários mínimos): Conforme a Lei Municipal nº 7.366/93, mediante apresentação de documento fornecido pela Federação dos Aposentados e Pensionistas do RS ou outros Associações de Classe devidamente registradas ou filiadas.
  • 50% de desconto para Doadores Regulares de Sangue: Conforme a Lei Estadual nº 13.891/12, mediante apresentação de documento oficial válido, expedido pelos hemocentros e bancos de sangue. *São considerados doadores regulares a mulher que se submete à coleta pelo menos duas vezes ao ano, e o homem que se submete à coleta três vezes ao ano.
  • 50% jovens pertencentes a famílias de baixa renda, com idades de 15 a 29 anos: conforme a Lei Geral da Meia-Entrada (Decreto nº 8.537/15, que regulamenta a Lei 12.933/13), mediante apresentação da Carteira de Identidade Jovem emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto.
  • 50% Cartões Zaffari Card e Bourbon Card. Na compra de até 2 ingressos por titular do cartão apenas para compras online, nos primeiros 100 ingressos.
  • 50% Cartões Cestto Card, na compra de até 2 ingressos por titular limitado a 100 ingressos.Desconto válido somente para compras online.
  • 50% Clube Opus (Sócio). Desconto limitado a 2 ingressos por CPF/Evento.Válido para compras através dos canais de vendas oficial. Maiores informações https://clubeopus.com.
  • 50% de desconto para associados ao Clube do Assinante RBS. Limitado a 50 ingressos para os titulares. Desconto válido somente para compras online
  • 40% Clientes Premmia (código de desconto): Desconto limitado em 70 ingressos por sessão

Assessoria de Imprensa:
Cátia Tedesco – Agência Cigana

PUBLICIDADE