Orquestra Jovem Recanto Maestro abre vagas gratuitas para crianças e adolescentes em seis cidades do Rio Grande do Sul

Crédito da Foto: Acervo Associação OntoArte

Projeto de ensino de música oferece aulas semanais, com empréstimo de instrumentos de cordas, sopro e percussão, nas cidades de Santa Maria, Agudo, Restinga Seca, Faxinal do Soturno, Silveira Martins e São João do Polêsine

Orquestra Jovem Recanto Maestro está com vagas abertas para novos alunos. Fundada em 2015 com a missão de promover uma formação humanista em crianças e adolescentes através da música, o projeto oferece aulas gratuitas, com empréstimo de instrumentos como violino, viola, violoncelo, contrabaixo, trompete, trompa, trombonepercussãooboéclarinetefagote e flauta transversal, destinadas a estudantes dos 7 aos 18 anos de idade, que residem ou estudam nas cidades de Santa Maria, Agudo, Restinga SecaFaxinal do SoturnoSilveira Martins e São João do Polêsine. As inscrições não têm custo e podem ser feitas até o dia 20 de abril pelo telefone (55) 99685-6046 ou pelo email comunicacao@ontoarte.org.br.

As disciplinas contempladas pela iniciativa vão desde a musicalização até experiências em grupos profissionais, passando pela orquestra infantil e jovem. Ao entrar no projeto, os alunos passam a ter aulas semanais no polo de sua cidade. Depois, são orientados pelos professores a escolherem um instrumento para se dedicar e, após o tempo de aprendizado, são convidados a participar de ensaios, aos sábados, no Recanto Maestro, onde passam a conhecer jovens músicos de outros municípios e a integrar a formação orquestral, recebendo também auxílio de transporte e alimentação para acompanhar os ensaios fora de seu local de residência.

Promovido pela Fundação Antonio Meneghetti e realizado pela Associação OntoArte, com o apoio da Filarmônica OntoArte Recanto Maestro (FORMA), o projeto conta atualmente com 223 alunos. Tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, da Antonio Meneghetti Faculdade e das prefeituras de todas as cidades atendidas. 

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Música e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.