Olavo Fröhlich fala sobre os 200 anos da imigração alemã em palestra no Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre

Crédito da Imagem: Reprodução
Crédito da Imagem: Reprodução

Em conferência na próxima segunda-feira, dia 15 de abril, às 19h30, o jornalista resgata a trajetória dos mercenários do Primeiro Reinado de Dom Pedro I, tema que é raramente abordado, mas de extrema importância para compreender a história dos povos teuto-brasileiros. O ingresso para o evento é a doação de 1kg de alimento não perecível

Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre realiza na próxima segunda-feira, dia 15 de abril, às 19h30, a palestra Os Mercenários do Imperador, em homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. A conferência, ministrada pelo jornalista Olavo Fröhlich, lança um olhar sobre a formação das forças armadas brasileiras de 1800 até o fim do Primeiro Reinado de Dom Pedro I, em 1831 – um tema raramente abordado, mas de extrema importância para compreender a história dos povos teuto-brasileiros. O ingresso é a doação de 1kg de alimento não perecível na entrada do evento.

O termo “mercenário” não é simpático, mas o Brasil valeu-se em duas oportunidades deste expediente. A primeira vez foi ao declarar sua Independência, em 1822. A segunda foi em 1851, para reforçar sua tropa contra Rosas, da Argentina. Nas duas vezes, os contratados eram alemães. Tudo começou com a vinda da Família Real ao Brasil, em 1808, que trouxe a necessidade de um maior contingente militar para garantir a segurança da cidade do Rio de Janeiro. Os cariocas não preencheram o quadro, e foi preciso buscar recrutas, mas ninguém estava disposto a ser soldado. Então, de 1824 até 1828, vieram ao Brasil cerca de 5 mil mercenários, disfarçados de colonos, para se juntar às tropas existentes. “Vamos ver que os recrutas, por qualquer falta, eram duramente castigados com surras de prancha, muitas vezes levando os infelizes à morte ou total inutilidade. E os comandantes brasileiros, que nunca admitiram a presença dos mercenários, não perdoavam qualquer deslize“, adianta Olavo.

Esse será o segundo encontro do ciclo de conferências Colóquios da Imigração. Para o próximo mês, também está confirmada a palestra Mulheres na Imigração, no dia 20 de maio, com Scheila dos Santos Dreher. Depois, haverá ainda as conferências A História da Imigração Alemã, no dia 17 de junho, e Aspectos da História da Imigração de Falantes de Língua Alemã, em 8 de julho, ambas com Martin Norberto Dreher; além de A produção em belas artes no RS por germânicos e teuto-riograndenses, dia 19 de agosto, com José Francisco AlvesJornais em língua alemã editados no RS: ainda existem e onde estão?, dia 21 de outubro, com Isabel Cristina Ahrend, e Lendas e Mitos da História da Imigração Alemã, em 18 de novembro, com Décio Aloísio Schauren.

PUBLICIDADE

Sobre o Centro Cultural 25 de Julho
Nomeado em referência e reverência a 25 de julho de 1824, considerada a data oficial de chegada dos primeiros imigrantes alemães em solo gaúcho, a instituição surgiu em agosto de 1951, inicialmente em uma primeira sede alugada na avenida Cristóvão Colombo. Pouco tempo depois, em 1960, inaugurou sua casa própria, construída em terreno adquirido da chácara da família Petersen, onde a instituição permanece até hoje, na Rua Germano Petersen Júnior, 250, no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre.

O projeto teve apoio inicial, entre outros, de todos os filhos de A. J. Renner, inclusive o próprio, além de muitos empresários, políticos, intelectuais, padres e pastores, todos de origem alemã. O envolvimento das empresas Renner na capital com os migrantes provenientes do interior já vinha acontecendo há mais tempo: um grupo de homens vinha se reunindo no refeitório da Fábrica Renner e também na Igreja da Paz, com apoio do Pastor Schlieper, para resgatar o antigo e outrora silenciado Sängerbund Eintracht que, com a fundação do centro cultural, se transformou no Coro Masculino 25 de Julho, que existe até hoje.

Além do coro masculino, a instituição mantém atualmente outros grupos culturais em atividade, que surgiram ao longo das últimas sete décadas: o grupo vocal Expresso 25, o grupo de canto feminino Femina Vox 25, o Grupo de Amizade Flamboyant, o grupo de danças folclóricas Tanz Mit Uns, o grupo vocal Upa!, e o projeto Gira-Arte, que com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, oferece à comunidade diferentes modalidades artísticas para formação de crianças e jovens, incluindo instrumentos, artes visuais e teatro, com concessão de bolsas de estudo gratuitas para alunos das escolas públicas vizinhas.

PUBLICIDADE

SERVIÇO
Ciclo Colóquios da Imigração, em comemoração ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil
Palestra Os Mercenários do Imperador, com o jornalista Olavo Fröhlich
Dia 15 de abril, segunda-feira, às 19h30
Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre (Rua Germano Petersen Júnior, 250 – Auxiliadora – Porto Alegre/ RS)
Ingresso: doação de 1kg de alimento não perecível
Há elevador de acessibilidade e estacionamento no local


Próximas palestras
Sempre nas segundas-feiras, às 19h30, no Centro Cultural 25 de Julho
20 de maio – Mulheres na Imigração, com Scheila dos Santos Dreher
17 de junho – A História da Imigração Alemã – Carta de 2 de Fevereiro de 1825, com Martin Norberto Dreher
8 de julho – Aspectos da História da Imigração de Falantes de Língua Alemã, com Martin Norberto Dreher
19 de agosto – A produção em belas artes no RS por germânicos e teuto-riograndenses, com José Francisco Alves
21 de outubro – Jornais em língua alemã editados no RS: ainda existem e onde estão?, com Isabel Cristina Ahrend
18 de novembro – Lendas e Mitos da História da Imigração Alemã, com Décio Aloísio Schauren

Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet
Realização: Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre e Ministério da Cultura, Governo Federal


Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE