Exposição “Expressões” celebra os três anos da Galeria Escadaria

Coletiva que reúne a obra de sete fotógrafos teveabertura no dia 2 de março  no Pier da Usina do Gasômetro

A Galeria Escadaria apresenta a exposição fotográfica “Expressões”, projeto que homenageia os três anos da única galeria permanente a céu aberto do Brasil, localizada no pier da Usina do Gasômetro, junto à Orla do Guaíba, um dos cartões postais mais emblemáticos de Porto Alegre, visitado por milhares de pessoas  mensalmente.

A exposição teve  abertura no sábado, dia 2 de março, ficando em cartaz até 30 de maio. Com curadoria e concepção gráfica do fotógrafo, designer gráfico e produtor cultural Marcos Monteiro, pode ser conferida diariamente, ao longo de 24h.

Os sonhos, ao se materializarem, trazem festa ao coração de seus idealizadores. E a celebração dessa festividade, quando compartilhada, a torna inesquecível. Os autores das obras apresentadas criam novas concepções, imagens subliminares através de executadas com enorme esmero e criatividade, traduzidas na forma de dípticos e trípticos.

São eles: Flávia Ferme, Fernando Zago, Iara Tonidandel, Joice Kreiss, Jorge Neumann, Maria Sallet Domingues e Sérgio De Paula Ramos, comemorando e partilhando por meio de seus trabalhos, a emoção que o ato fotográfico oferece.

Os contrastes de luz e sombra, as cores vibrantes ou suaves, as composições meticulosamente pensadas ou os instantes espontâneos, são expressões de arte em que, cada imagem é um universo em si, carregado de múltiplos significados e sentimentos. Assim, os sete fotógrafos tornam-se narradores de suas histórias, contadas por meio do conjunto de dípticos e trípticos numa linguagem visual. Em um mundo que se diz cronometrado pelo tempo, a fotografia é a arte que, ao se contrapor à ideia de que o que passou não volta, transforma momentos fugazes em memórias eternas. Através da lente da câmera, os fotógrafos revelam a beleza oculta no ordinário, eternizando instantes ímpares.

Cada clique é um suspiro da alma, uma forma de expressão que transcende as palavras e fala diretamente ao coração. Nas paisagens vastas e nas faces anônimas, as fotos que compõem a coletiva revelam a humanidade em sua essência mais pura, explicitando a arte de cada um dos fotógrafos aqui presentes. Em cada imagem, uma expressão, uma história, um pedaço da alma humana nos olhos de quem a cria e de quem a contempla.

SERVIÇO:
Abertura: 2 de março (sábado), a partir das 16h
Encerramento: 30 de maio de 2024.
Local: Pier da Usina do Gasômetro (João Goulart, 551) – Centro Histórico de Porto Alegre
Visitação: Diária, 24h
Contato: Com o curador, Marcos Monteiro (51 9935-0608) ou jornalista Vera Pinto (51 99104-1372)
Entrada franca

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura e marcado , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.