Coletiva que reúne a obra de sete fotógrafos teveabertura no dia 2 de março no Pier da Usina do Gasômetro
A Galeria Escadaria apresenta a exposição fotográfica “Expressões”, projeto que homenageia os três anos da única galeria permanente a céu aberto do Brasil, localizada no pier da Usina do Gasômetro, junto à Orla do Guaíba, um dos cartões postais mais emblemáticos de Porto Alegre, visitado por milhares de pessoas mensalmente.
A exposição teve abertura no sábado, dia 2 de março, ficando em cartaz até 30 de maio. Com curadoria e concepção gráfica do fotógrafo, designer gráfico e produtor cultural Marcos Monteiro, pode ser conferida diariamente, ao longo de 24h.
Os sonhos, ao se materializarem, trazem festa ao coração de seus idealizadores. E a celebração dessa festividade, quando compartilhada, a torna inesquecível. Os autores das obras apresentadas criam novas concepções, imagens subliminares através de executadas com enorme esmero e criatividade, traduzidas na forma de dípticos e trípticos.
São eles: Flávia Ferme, Fernando Zago, Iara Tonidandel, Joice Kreiss, Jorge Neumann, Maria Sallet Domingues e Sérgio De Paula Ramos, comemorando e partilhando por meio de seus trabalhos, a emoção que o ato fotográfico oferece.
Os contrastes de luz e sombra, as cores vibrantes ou suaves, as composições meticulosamente pensadas ou os instantes espontâneos, são expressões de arte em que, cada imagem é um universo em si, carregado de múltiplos significados e sentimentos. Assim, os sete fotógrafos tornam-se narradores de suas histórias, contadas por meio do conjunto de dípticos e trípticos numa linguagem visual. Em um mundo que se diz cronometrado pelo tempo, a fotografia é a arte que, ao se contrapor à ideia de que o que passou não volta, transforma momentos fugazes em memórias eternas. Através da lente da câmera, os fotógrafos revelam a beleza oculta no ordinário, eternizando instantes ímpares.
Cada clique é um suspiro da alma, uma forma de expressão que transcende as palavras e fala diretamente ao coração. Nas paisagens vastas e nas faces anônimas, as fotos que compõem a coletiva revelam a humanidade em sua essência mais pura, explicitando a arte de cada um dos fotógrafos aqui presentes. Em cada imagem, uma expressão, uma história, um pedaço da alma humana nos olhos de quem a cria e de quem a contempla.
SERVIÇO:
Abertura: 2 de março (sábado), a partir das 16h
Encerramento: 30 de maio de 2024.
Local: Pier da Usina do Gasômetro (João Goulart, 551) – Centro Histórico de Porto Alegre
Visitação: Diária, 24h
Contato: Com o curador, Marcos Monteiro (51 9935-0608) ou jornalista Vera Pinto (51 99104-1372)
Entrada franca