Galeria Escadaria migra para o Pier da Usina do Gasômetro

Em função das obras no Viaduto Otávio Rocha, galeria a ceu aberto passará a ocupar outro cartão postal da cidade, com a mostra “ANI+”

Única galeria de arte permanente a céu aberto do Brasil, a Galeria Escadaria, situada na escadaria Verão do quase centenário Viaduto da Borges de Medeiros, em virtude das obras de restauração do local, migrará para outro espaço representativo da capital gaúcha: o Pier da Usina do Gasômetro.

Com curadoria do fotógrafo, designer gráfico e produtor Marcos Monteiro, a iniciativa resulta de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a empresa permissionária GAM3 e será inaugurada com a exposição “ANI+”, no dia 30 de setembro (sábado), a partir das 16h. Em caso de chuva, o evento será transferido para o dia seguinte, domingo, 1º de outubro, às 10h. A visitação ocorre diariamente, 24h, até o dia 4 de dezembro. A entrada é gratuita. 

Criada em 2021 pelo fotógrafo e produtor cultural Marcos Monteiro, a galeria em seus quase três anos de existência, já apresentou 18 exposições nacionais e internacionais, tendo recebido em torno de 300 mil visitações. Por ser um espaço cultural a céu aberto, beneficia a população ao promover a expressão cultural, trazer beleza, estimular o bem-estar, oferecer oportunidades educativas e despertar/desenvolver novos artistas. Trata-se de uma forma de arte acessível a todos, que pode ser apreciada e desfrutada por pessoas de todas as  idades e origens.

PUBLICIDADE

A arte ao ar livre tem o poder da transformação, ao transmitir histórias, valores e tradições de uma comunidade. Ela promove a diversidade e a inclusão, celebrando diferentes perspectivas sociais e artísticas, estimulando o diálogo entre as pessoas, tornando-a mais inclusiva. Isso pode contribuir para a disseminação da cultura e da apreciação artística; além de ser uma ferramenta educativa, na medida em que proporciona o aprendizado sobre diferentes estilos artísticos e movimentos culturais. Ao estimular a curiosidade e o aprendizado, incentiva crianças, jovens e adultos a explorar e descobrir mais sobre o mundo da arte e a si mesmo.

Pela possibilidade de ocasionar o senso de comunidade, incentiva as pessoas a se reunirem e interagirem em torno da arte, fortalecendo os laços sociais e criando um sentimento de pertencimento. Ao apresentar obras de arte visualmente impactantes e inovadoras, ela pode servir como uma fonte de inspiração para fotógrafos amadores e profissionais, incentivando-os a explorar novas técnicas e estilos.

SOBRE A EXPOSIÇÃO
ANI+” reúne o trabalho de dois juristas e dois médicos, destacados em suas respectivas áreas de atuação e unidos por uma grande paixão e dedicação à fotografia, adoradores da natureza, especialmente da fauna e identificados com a bandeira do conservacionismo. São 16 painéis em grandes formatos contendo 48 imagens de paisagens deslumbrantes, em flagrantes de pássaros, leões, guepardos, girafas e cervos, entre outros, em seus habitats naturais. Estes cliques foram feitos em cenários paradisíacos, como Lagoa do Peixe e Pantanal, no Brasil e Botswana, na África, exigindo paciência e persistência, para que estes animais pudessem ser focados em seus ângulos mais genuínos, sem assustá-los. Os participantes são:

PUBLICIDADE

Daisson Flach – Advogado, professor universitário e fotógrafo. Embora a fotografia tenha sido uma paixão tardia, tem participado de diversas exposições, com trabalhos aceitos e premiados em salões e concursos nacionais e no exterior. Seus temas mais frequentes são a vida selvagem, a música e a arte, com obras no acervo permanente do Museu de Arte de Porto Alegre. Mais recentemente tem realizado incursões pela fotografia poético/documental.

Douglas Fischer – Procurador regional de República e professor de Direito Penal e Processual Penal em vários cursos de pós-graduação pelo Brasil, é fotógrafo amador, natural de Três de Maio.

Jorge Neumann – Médico formado pela UFRGS, é membro titular da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. Começou a fotografar na adolescência e com o surgimento das câmeras digitais optou pelos modelos da Sony, usando hoje a Sony A 7 IV. Sendo piloto de planador, voltou suas lentes aos aviões, tendo tido fotos publicadas em revistas do Brasil e do mundo. Participou de duas exposições coletivas, sendo a mais recente no ano passado, no CHC da Santa Casa como parte das comemorações aos 30 anos da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. Com o surgimento da pandemia, passou a registrar imagens da natureza, tendo ficado fascinado pelo tema. Tem dois livros de fotos publicados: “Emoldurando Paisagens”, em 2007 e “Vida, Entre o Céu e a Terra”, em 2022.

PUBLICIDADE

Sérgio de Paula Ramos – Psiquiatra, psicanalista e fotógrafo. Fotografa desde os 15 anos de idade e expôs sua primeira foto na Bienal de São Paulo, aos 17 anos. Desde então participou de várias exposições coletivas e, em 2015, fez sua primeira individual, no Museu de Arte do RS (MARGS). Naquela ocasião uma das fotos foi escolhida para o acervo permanente da instituição. Seu foco, nos últimos anos, tem sido a vida selvagem.

SERVIÇO:
O que: Exposição “ANI+”:
Abertura: Dia 30 de setembro (sábado), a partir das 16h. Em caso de chuva, o evento passará para o dia seguinte (1º de outubro), a partir das 10h.
Local: Pier da Usina do Gasômetro
Visitação: Diária, 24h.
Encerramento: 4 de dezembro de 2023.
Entrada franca

Assessoria de Imprensa:
Vera Pinto

PUBLICIDADE

Créditos das Fotos:
Higino Barros, Gilberto Perin, Nilton Santolin e acervo pessoal dos expositores

PUBLICIDADE