Festival MAraty anuncia primeiras atrações nacionais e tributo a Elis Regina

Pics Música e Cultura | Festival MAraty anuncia primeiras atrações nacionais e tributo a Elis Regina
Créditos da Foto: Divulgação

Totalmente gratuito e inclusivo, festival internacional trará shows, filmes e workshops para a cidade histórica de Paraty entre 14 e 16 de junho

O MARATY, festival internacional que trará shows, filmes e workshops para a cidade histórica de Paraty (RJ) entre 14 e 16 de junho, anuncia suas primeiras atrações nacionais: no grande palco montado na Praia do Pontal, ao lado do Centro Histórico de Paraty, se apresentarão Ritchie, Renato Teixeira, Dona Onete, Terno Rei e Trio Mocotó.

O festival também revela a artista brasileira homenageada na edição de estreia: ninguém menos que Elis Regina! A genial cantora será celebrada com um debate sobre sua vida e obra e a exibição do documentário “Elis e Tom, Só Tinha de Ser com Você”, que narra a produção do álbum clássico, que completa 50 anos em 2024.

Além disso, o festival será aberto, na noite de sexta-feira, 14 de junho, com um show especial em tributo a Elis, concebido e dirigido pelo produtor musical João Marcello Bôscoli, filho da cantora.

Ritchie, Renato Teixeira, Dona Onete, Terno Rei e Trio Mocotó se juntarão a outros nomes nacionais, e a pelo menos duas atrações internacionais, que serão anunciados nas próximas semanas.

OS ARTISTAS
Ritchie – Ícone do synthpop nacional, está atualmente em turnê em teatros lotados com o show “A Vida Tem Dessas Coisas”, celebrando 40 anos do lançamento do clássico LP “Voo de Coração”.

Renato Teixeira – Um dos maiores nomes da música de raiz no Brasil, um cantor-compositor com mais de 50 anos de carreira e uma infinidade de sucessos gravados por ele próprio e por nomes como Elis Regina (“Romaria”) e Maria Bethânia (“Tocando em Frente”), além de discos feitos em parceria com amigos como Almir Sater e Sérgio Reis.

Dona Onete – Ela tem uma história de vida incrível: professora de História e especialista na cultura paraense, foi Secretária de Cultura do município de Igarapé-Miri antes de ser descoberta como cantora aos 62 anos de idade. Hoje, prestes a completar 85, é considerada a Rainha do Carimbó do Pará.

Terno Rei – Celebrada banda paulistana que vem ganhando um imenso público com seu indie rock denso e emocionante. Seu mais recente LP, “Gêmeos” (2022), foi escolhido como um dos melhores trabalhos do ano pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).

Trio Mocotó – No fim dos anos 1960, eles ajudaram Jorge Ben a inventar o samba-rock e foram a banda de apoio do Babulina. Em 2023, depois de uma separação de 14 anos, João Parahyba, Nereu e Skowa se reuniram num show histórico, que marcou a volta do grupo.

Pics Música e Cultura | Festival MAraty anuncia primeiras atrações nacionais e tributo a Elis Regina
Créditos da Foto: Ritchie / Foto: Gal Oppido
Pics Música e Cultura | Festival MAraty anuncia primeiras atrações nacionais e tributo a Elis Regina
Créditos da Foto: Trio Mocotó / Foto: Divulgação
Pics Música e Cultura | Festival MAraty anuncia primeiras atrações nacionais e tributo a Elis Regina
Créditos da Foto: Dona Onete / Foto: Divulgação
Pics Música e Cultura | Festival MAraty anuncia primeiras atrações nacionais e tributo a Elis Regina
Créditos da Foto: Terno Rei / Foto: César Ovalle

SOBRE O MARATY
A cidade histórica de Paraty receberá um novo festival de música livre – totalmente gratuito, democrático e inclusivo –, dedicado a estimular o amor à cultura e a valorização da música de qualidade, independentemente de gênero. Com curadoria do produtor musical João Marcello Bôscoli e do jornalista André Barcinski e produção de Leandro Carbonato, o festival MARATY será realizado de 14 a 16 de junho de 2024, com atrações em diversos pontos da cidade: shows, debates, workshops e exibição de filmes sobre música. A organização do evento também conta com Carlos Pitchu na direção de Marketing e Parcerias.

A proposta do MARATY é ser um evento imersivo e tranquilo, sem atrações simultâneas e que permita ao público prestigiar todos os artistas que se apresentarem no festival e participar de debates e workshops.

Continua após a publicidade

Na Praia do Pontal, ao lado do Centro Histórico, um grande palco terá shows nacionais e internacionais de artistas de diferentes estilos, do rock ao soul, do afrobeat ao eletrônico, do jazz de vanguarda à música de raiz. Um palco-balsa itinerante, montado especialmente para o evento, levará alguns dos artistas do festival para apresentações em comunidades de ilhas e regiões costeiras mais distantes da cidade.

No Cinema da Praça, uma mostra de documentários musicais celebrará grandes nomes da música brasileira, enquanto um espaço em frente à Igreja de Santa Rita promoverá debates sobre nossa música, com presença de artistas e pesquisadores musicais. Artistas do festival também participarão de ciclos de workshop com estudantes da rede pública de ensino e moradores da região.

O festival tem muitas propriedades. Seu ritmo, cadência, exuberância natural e cuidadosa curadoria musical trazem as pessoas para perto, informando, divertindo e formando plateias”, afirma João Marcello Bôscoli, um dos curadores do evento.

A produção local do MARATY empregará moradoras e moradores da cidade, pessoas acostumadas a trabalhar em grandes eventos realizados na região. Pelo menos 80% da mão-de-obra do evento será local, e todos os serviços essenciais – palco, iluminação, som, estruturas de tendas – serão contratados de empresas de Paraty, beneficiando diretamente a economia da região.

Paraty está muito contente com a presença do Maraty no calendário de 2024. A cidade vem se destacando por sua programação de eventos musicais, e agora recebemos mais um festival que vai agregar qualidade a nosso calendário. Seja bem-vindo, Maraty, que 2024 seja o primeiro ano de muitos, e que traga bons frutos à nossa economia local e à nossa cultura”, comemora Marcos Paulo (Paulino), secretário de Turismo da Prefeitura, que apoia o festival.

O secretário de Cultura de Paraty, José Sérgio Barros, acrescenta que “o MARATY nasce na perspectiva de um novo modelo de festival em Paraty, possibilitando o envolvimento de diversos setores culturais e envolvendo a cidade em sua construção, a expectativa é de um evento totalmente inclusivo e diverso.

A escolha da cidade não foi por acaso. Quase equidistante de Rio de Janeiro e São Paulo e próxima do Vale do Paraíba, Paraty tem uma história rica e uma cultura singular, com a presença de quilombos, aldeias indígenas e grupos musicais e artísticos que preservam e celebram nossas raízes. A cidade respira cultura e pulsa história.

Além disso, Paraty fica numa das regiões mais bonitas do Brasil, com praias e ilhas paradisíacas. A infraestrutura turística é de excelência, com centenas de pousadas, hotéis e agências de turismo, que faz de Paraty uma cidade acostumada a receber bem pessoas do Brasil e do mundo.

Moro em Paraty há 13 anos e frequento a cidade há 40. É uma alegria imensa fazer um festival que pretende beneficiar essa região que tanto amamos, trazendo música de qualidade de forma gratuita, realizando debates e workshops para a população local, e atraindo turistas que vão ajudar a economia local”, afirma o curador André Barcinski.

Pics Música e Cultura | Festival MAraty anuncia primeiras atrações nacionais e tributo a Elis Regina
Crédito: Divulgação | João Marcello Bôscoli, Carlos Pitchu e André Barcinski em Paraty

MARATY – FICHA TÉCNICA – CURADORES
JOÃO MARCELLO BÔSCOLI é músico, produtor, curador e um dos maiores especialistas brasileiros quando o assunto é música. É sócio-fundador da Trama, maior empresa de música independente do Brasil, que já lançou mais de três mil CDs de artistas como Baden Powell, Cesar Camargo Mariano, Gal Costa, Ed Motta, Nação Zumbi, Otto, Paulinho Nogueira, Fernanda Porto, Wilson Simoninha, Elis Regina, Tom Zé, Tim Maia, Paulinho Nogueira e Rita Lee. Atualmente, é comentarista de música da rádio CBN e um dos apresentadores do podcast musical B3+1, líder de audiência do Spotify.

ANDRÉ BARCINSKI é um dos mais respeitados jornalistas e autores musicais do país, além de um produtor de eventos com larga experiência. Escreveu oito livros, incluindo “Barulho” (1992), vencedor do prêmio Jabuti de melhor reportagem. É autor de biografias de artistas brasileiros como Nelson Ned, João Gordo, Marcelo Nova e Sepultura. É coapresentador, com João Marcello Bôscoli, do podcast musical B3+1.

PRODUTOR
LEANDRO CARBONATO é um experiente produtor paulista. Atuou como redator e produtor do site Trama Virtual de 2002 a 2006, foi sócio do Inferno Club entre 2007 e 2013 e, desde então, se dedica à produtora de shows e agência de talentos Powerline, que realizou dezenas de shows internacionais. Em 2017, ingressa na Heart Merch, uma empresa de licenciamento de merchandise que trabalha com mais de 150 artistas nacionais e internacionais.

DIRETOR DE MARKETING E PARCERIAS
CARLOS PITCHU é ex-vice-presidente de Comunicação, Mídia e Conteúdo da Natura, onde foi responsável pela criação e implementação do Hub de Comunicação. Pitchu foi presidente da Tribal Worldwide em São Paulo, uma agência presente em 40 países, controlada pelo Grupo Omnicom. Com mais de 25 anos no negócio de publicidade digital, Pitchu criou projetos com grandes marcas como Peugeot, Renault, MasterCard, Santander, Nextel, Claro, Banco Real, Natura, Riot Games, Caloi, Ambev, B2W, Pepsico, Bayer, RedBull, Huawei, entre muitas outras.

Contato: contato@maraty.com.br

Assessoria de Imprensa:
Erick – Tedesco Comunicação & Mídia

Conteúdo Patrocinado