Marilice Bastos, diretora do Espaço Cultural DCDA, participará de grande evento “Imersão na Dança Moderna de Martha Graham” em São Paulo

Créditos da Foto: Cíntia Bract

A bailarina e coreógrafa, Marilice Bastos, diretora do Espaço Cultural DCDA, participará de grande evento “Imersão na Dança Moderna de Martha Graham” em São Paulo, de 25 a 29 de janeiro, com Daniela Stasi, bailarina que frequentou por anos a Cia. de Martha Graham em Nova York

A premiada bailarina, professora e coreógrafa, gaúcha, Marilice Bastos, fundadora e diretora do Espaço Cultural DCDA em Porto Alegre – RS, participará do grande evento “Imersão na Dança Moderna de Martha Graham (1894 – 1891)” em São Paulo, de 25 a 29 de janeiro, ministrado por Daniela Stasi, bailarina que frequentou por anos a Cia. de Martha Graham, em Nova York, dançando repertórios criados e dirigidos pela Martha Graham.

O evento terá a participação do músico Nenem Menezes, destaque da música brasileira reconhecido internacionalmente, tocando ao vivo nas aulas de dança durante a Imersão, de Daniela Stasi, que reunirá bailarinas e bailarinos nacionais de reconhecimento na dança Moderna de Martha Graham como Karen Leão e Talita Siqueira, ambas do Rio de Janeiro.

Martha Graham foi coreógrafa e bailarina considerada ícone da arte moderna, que rompeu com princípios da dança clássica, inovando nas criações referentes à temas de sua época – início do século XX – quando a primeira e segunda Guerra Mundial e a Revolução Industrial assolavam o contexto social do seu país, Estados Unidos e do mundo, provocando a humanidade com novos desafios, logo, percebeu que a sapatilha de pontas, o tutu e os temas sublimes da dança clássica não tinham mais relação com as manifestações do seu tempo, sua dança e seu espírito.

Créditos da Foto: Cíntia Bracht

Em Porto Alegre, Marilice Bastos, teve sua iniciação na Técnica de Graham em 1995 e, atualmente, tem um projeto de resgaste desta técnica, desde 2016, que após a morte da gaúcha, Cecy Franck, professora e coreógrafa que estudou na Escola de Martha Graham, nos EUA e trouxe seus conhecimentos para Porto Alegre formando diversos artistas, tais como Joca Vergo, Nair Moura, Mônica Dantas e outros, passou por uma fase de esquecimento.

Atualmente, Marilice Bastos realiza eventos apresentando a técnica à comunidade, palestra sobre o tema e fez o lançamento de um vídeo-dança baseado na técnica, no Memorial do Rio Grande do Sul, entre tantos outras ações. Ministra oficinas sobre o método em diversos locais e cidades e aulas regulares de iniciação no Espaço Cultural DCDA.

Créditoa da Foto: Giulia Stello

Marilice Bastos afirma que: “o público da dança de Porto Alegre, atualmente, conhece pouco sobre a prática de Martha Graham, pois perdemos a referência da formação de bailarinos e trabalhos artísticos que desenvolvam a técnica de Graham no Rio Grande do Sul, o que preocupa, pois houve um vácuo entre o ballet clássico e a dança contemporânea, ou seja, a transição entre as danças consideradas teatrais.

A ida de Marilice Bastos ao evento em São Paulo aprimorará seus estudos na técnica de Dança Moderna de Martha Graham, contribuindo para o desenvolvimento da dança na Cidade de Porto Alegre.

Informações para Imprensa:
Espaço Cultural DCDA

Créditos das Fotos:
Cíntia Bract

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura e marcado , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.