Espaço Cultural DCDA apresenta no Teatro Renascença espetáculo inspirado no equilíbrio do corpo, da mente e do espírito da Ayurveda

Pics Música e Cultura | Espaço Cultural DCDA apresenta no Teatro Renascença espetáculo inspirado no equilíbrio do corpo, da mente e do espírito da Ayurveda
Créditos da Foto: Claudio Etges

No dia 9 de novembro (quinta-feira), bailarinas do Espaço Cultural de Dança Contemporânea e Dança Aérea (DCDA) apresentam OJAS – ESSÊNCIA DA VIDA, um espetáculo de danças teatrais – ballet clássico, dança moderna de Martha Graham e dança contemporânea – e de dança aérea – tecido acrobático e lira circense –, inspirado na Ayurveda, terapia milenar focada no equilíbrio do corpo, da mente e do espírito para uma vida saudável e uma longevidade vigorosa

apresentação contará com a participação da Escola Morada da Dança, dirigida por Alexandre Rittmann e Naira Nawroski, e da Escola Ballet Concerto, que este ano completa 30 anos. Dirigido por Victória Milanez, o Ballet Concerto é referência quando se fala em dança clássica no Rio Grande do Sul. Desde 2002 participa da “Série Concertos Zaffari” como elenco das óperas com o coral e orquestra da PUC e da OSPA.

Ayurveda – o termo que vem do sânscrito e significa “ciência da vida” – é o mais antigo sistema de saúde de que se tem notícia. Com cerca de 5 mil anos de história, sua origem remonta ao território onde hoje ficam a Índia e o Paquistão. No Brasil, porém, o método só se popularizou a partir dos anos 1980. Seu foco não é apenas o vigor físico, mas a harmonia entre corpo, mente e alma – e olha que a ciência tradicional já colheu evidências de alguns dos seus benefícios. O propósito desse sistema é manter o equilíbrio do indivíduo consigo mesmo, com a natureza e com os outros seres. Só assim seria possível estar realmente saudável – e feliz.

Segundo a Ayurveda, cada pessoa ao nascer tem oito gotas de OJAS alojadas no coração e em outras partes do corpo. Ela tem a consistência e a cor semelhantes ao mel perfumado, e por isso, é considerada a essência da vida. Portanto, este espetáculo é a celebração da vida, a pulsação, a energia vital que surge do movimento, da luz, do som que nutre OJAS. Do sutil ao denso fazemos nossa existência: éter, ar, fogo, água e terra”, diz Marilice Bastos, bailarina, coreógrafa, especialista em terapia Ayurveda e diretora do Espaço Cultural DCDA.

Atualmente, um dos focos do DCDA é o tecido acrobático, que tem, inclusive, alunos 50+ não interessados na performance da técnica, mas na qualidade de vida vinculado à Ayurveda. Esses alunos estarão entre as estrelas da noite em dança aérea em tecido e lira.

Já Marilice, uma das poucas profissionais que trabalha a técnica Martha Graham no Brasil, fará um duo com o bailarino Everton Nunes em uma releitura de Dark Meadow, criado por Graham em 1946.

Continua após a publicidade

Nascida em 11 de maio de 1894, no Condado de Allegheny, na Pensilvânia, Estados Unidos, Martha Graham revolucionou a história da dança moderna. É ela a responsável pelo desenvolvimento de uma técnica que associava intrinsecamente a respiração ao movimento – através da contração e relaxamento. Também é sua marca pessoal os gestos amplos e o contato com o chão, abandonando, desta forma, alguns dos princípios básicos da dança tradicional.

FICHA TÉCNICA
Direção:
 Marilice Bastos
Bailarinos: Alunos do Espaço Cultural DCDA
Bailarinos convidados das escolas Ballet Concerto e Morada da Dança: Adriana Jou, Alexandre Rittmann, Everton Nunes, Gabriela Hauqui, Marina Goulart e Roberto Volkmann
Iluminação: Maurício Moura
Som: Antônio Osório da Rocha
Assessoria de imprensa: Roberta Amaral
Produção: Espaço Cultural DCDA

SERVIÇO:
O que:
Espetáculo de dança OJAS – ESSÊNCIA DA VIDA
Quando:
 9 de novembro | Quinta-feira | 20h
Onde: Teatro Renascença(Avenida Érico Veríssimo, 307 – Menino Deus)
Ingressos: R$30 inteira | R$15 meia-entrada
Ingressos antecipados: https://www.sympla.com.br
Realização: Espaço Cultural DCDA
Participação especial: Escola Ballet Concerto

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

Conteúdo Patrocinado