Marilice Bastos, diretora do Espaço Cultural DCDA, participará de grande evento “Imersão na Dança Moderna de Martha Graham” em São Paulo

Créditos da Foto: Cíntia Bract
Créditos da Foto: Cíntia Bract

A bailarina e coreógrafa, Marilice Bastos, diretora do Espaço Cultural DCDA, participará de grande evento “Imersão na Dança Moderna de Martha Graham” em São Paulo, de 25 a 29 de janeiro, com Daniela Stasi, bailarina que frequentou por anos a Cia. de Martha Graham em Nova York

A premiada bailarina, professora e coreógrafa, gaúcha, Marilice Bastos, fundadora e diretora do Espaço Cultural DCDA em Porto Alegre – RS, participará do grande evento “Imersão na Dança Moderna de Martha Graham (1894 – 1891)” em São Paulo, de 25 a 29 de janeiro, ministrado por Daniela Stasi, bailarina que frequentou por anos a Cia. de Martha Graham, em Nova York, dançando repertórios criados e dirigidos pela Martha Graham.

O evento terá a participação do músico Nenem Menezes, destaque da música brasileira reconhecido internacionalmente, tocando ao vivo nas aulas de dança durante a Imersão, de Daniela Stasi, que reunirá bailarinas e bailarinos nacionais de reconhecimento na dança Moderna de Martha Graham como Karen Leão e Talita Siqueira, ambas do Rio de Janeiro.

Martha Graham foi coreógrafa e bailarina considerada ícone da arte moderna, que rompeu com princípios da dança clássica, inovando nas criações referentes à temas de sua época – início do século XX – quando a primeira e segunda Guerra Mundial e a Revolução Industrial assolavam o contexto social do seu país, Estados Unidos e do mundo, provocando a humanidade com novos desafios, logo, percebeu que a sapatilha de pontas, o tutu e os temas sublimes da dança clássica não tinham mais relação com as manifestações do seu tempo, sua dança e seu espírito.

PUBLICIDADE

Créditos da Foto: Cíntia Bracht

Em Porto Alegre, Marilice Bastos, teve sua iniciação na Técnica de Graham em 1995 e, atualmente, tem um projeto de resgaste desta técnica, desde 2016, que após a morte da gaúcha, Cecy Franck, professora e coreógrafa que estudou na Escola de Martha Graham, nos EUA e trouxe seus conhecimentos para Porto Alegre formando diversos artistas, tais como Joca Vergo, Nair Moura, Mônica Dantas e outros, passou por uma fase de esquecimento.

Atualmente, Marilice Bastos realiza eventos apresentando a técnica à comunidade, palestra sobre o tema e fez o lançamento de um vídeo-dança baseado na técnica, no Memorial do Rio Grande do Sul, entre tantos outras ações. Ministra oficinas sobre o método em diversos locais e cidades e aulas regulares de iniciação no Espaço Cultural DCDA.

Créditoa da Foto: Giulia Stello

Marilice Bastos afirma que: “o público da dança de Porto Alegre, atualmente, conhece pouco sobre a prática de Martha Graham, pois perdemos a referência da formação de bailarinos e trabalhos artísticos que desenvolvam a técnica de Graham no Rio Grande do Sul, o que preocupa, pois houve um vácuo entre o ballet clássico e a dança contemporânea, ou seja, a transição entre as danças consideradas teatrais.

PUBLICIDADE

A ida de Marilice Bastos ao evento em São Paulo aprimorará seus estudos na técnica de Dança Moderna de Martha Graham, contribuindo para o desenvolvimento da dança na Cidade de Porto Alegre.

Informações para Imprensa:
Espaço Cultural DCDA

Créditos das Fotos:
Cíntia Bract

PUBLICIDADE