Edição comemorativa de 25 anos do Porto Verão Alegre inicia nesta quarta, 10 de janeiro

Crédito da Imagem: Divulgação
Crédito da Imagem: Divulgação

Na semana de estreia do festival, o público poderá conferir 21 atividades, incluindo shows musicais, peças teatrais que vão da comédia ao drama, além de uma instalação de arte e espetáculos infantis e de ilusionismo.

Porto Verão Alegre 2024 inicia nesta quarta-feira, dia 10 de janeiro, com uma vasta programação para celebrar os seus 25 anos de históriaAté o dia 8 de fevereiro, o público encontrará, em 19 espaços da capital gaúcha e da região metropolitana, mais de 140 atrações multiculturais, incluindo estreias de espetáculos nacionais e locais, peças clássicas da agenda do festival, além de diversas outras opções que vão muito além do teatro.

Em sua primeira semana, o evento contará com 21 atividades, incluindo shows de música, uma instalação interativaespetáculos infantis e de ilusionismo, apresentações de stand up comedy e peças teatrais que vão da comédia ao drama. A programação completa pode ser conferida no site www.portoveraoalegre.com.br.

INSTALAÇÃO
A instalação interativa “Edifício Cristal“, concebida pela Cia. Incomode-Te, é uma das atrações que abrem o festival, ficando em exposição na galeria do Instituto Ling de 10 a 31 de janeiro com visitação gratuita de segunda a sábadodas 10h30 às 20h. Trata-se de um móvel em forma de cristaleira que, em vez de guardar louças e objetos, simula um edifício e reproduz a rotina de moradores de um condomínio durante a pandemia. São dez lares de personagens fictícios para o espectador vivenciar utilizando fones de ouvido: de acordo com o botão escolhido, o apartamento correspondente ganha vida. Ali, o público encontrará um escritor bem-sucedido financeiramente, solteiro e de renome internacional questionando a verdadeira felicidade ao ouvir a gritaria das crianças que moram no apartamento abaixo; um zelador demitido em meio à crise e que não sabe o destino de sua vida; um casal que descobre a fragilidade de sua relação em um convívio forçado de confinamento; um homem generoso que vira um neurótico sociopata; uma senhora com ânimo e disposição que atravessa o isolamento sem mudar sua rotina, negando as novas regras sociais; e um homem solitário que só vivia a felicidade através das suas viagens de férias.

PUBLICIDADE

MÚSICA
Expressão artística que tem ganhado cada vez mais relevância dentro da programação do Porto Verão Alegre, a música será uma das grandes protagonistas da primeira semana do evento. Entre os destaques está a vinda da cantora e compositora carioca Letícia Novaes, conhecida por Letrux, para apresentar, no átrio do Farol Santander, na sexta-feiradia 12, às 20h, “Alfabeto Sonoro“, um show intimista concebido com Thiago Vivas, com apenas piano, violão e voz, em que todas as letras do alfabeto são contempladas com canções ou poemas.

E, já no primeiro dia de festival, será possível conferir uma das atrações que estreiam durante o Porto Verão Alegre: o show “Notas do Pop ao Jazz“, com Daniel Nodari (guitarra), Jorge Souza (sax), Adelamir Neto (baixo) e Carlos Godolfim (bateria) mostrando, nesta quarta e quintadias 10 e 11, às 20h, no Instituto Ling, títulos originalmente cantados em versões instrumentais, com uma fusão entre standards e pop music, com estruturas musicais do jazz e do jazz fusion. Outra estreia musical é o espetáculo “Comentários a respeito de Belchior“, com Luciano Alves (violão, guitarra, harmônica e voz), Jeffy Ferreira (baixo e voz) e Marcelo Masina (bateria) fazendo releituras da obra do compositor baiano em única apresentação no sábadodia 13, às 20h, no CHC Santa Casa.

Haverá ainda na sexta-feiradia 12, às 20h, no CHC Santa Casa, apresentação do espetáculo “Zanettini Ao Vivo“, uma comemoração aos dez anos da trajetória artística do cantor e compositor Carlos Zanettini, com um repertório selecionado de seus seis trabalhos de estúdio e materiais inéditos interpretados por ele ao lado de Maria Benincá (teclado), Leonardo de Oliveira (guitarra) e Álcio Villalobos (bateria).

PUBLICIDADE

Já no domingodia 14, haverá três opções para escolher. No CHC Santa Casa, às 19h, será possível acompanhar “Penúltimas Canções na Estrada“, com Jimi Joe Luciano Alves mostrando repertório com clássicas de suas carreiras, além de músicas inéditas que estarão no próximo trabalho autoral que eles lançarão juntos. Na Zona Cultural, às 20hSimone Rasslan e Madalena, mãe e filha, apresentam “Casa“, com repertório compartilhado de escutas realizadas na história de vida das duas musicistas. E, no Farol Santander, às 20hShana Müller mostrará, acompanhada pela sua banda, “Cantos da América“, show que faz uma viagem pelos sons, sotaques, ritmos e histórias da América Latina.

INFANTIL
Para as crianças e as famílias, haverá duas peças infantis com classificação livre no Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana, sempre às 17h. A primeira a ser apresentada é “Maria Peçonha“, na quinta e sexta, dias 11 e 12, que utiliza bonecos, teatro de objetos, sombras, narração e animações digitais para dar vida a um fantástico conto gaúcho, com incríveis imagens e importantes aspectos das tradições culturais do Rio Grande do Sul. Depois, no sábado e no domingodias 13 e 14, será a vez de “Baile das Letrinhas“, encenado e escrito por Deborah Finocchiaro para propor uma brincadeira com o alfabeto.

ILUSIONISMO
Para quem gosta de mágica, a atração será “I SEE – Eu vejo a sua mente“, um espetáculo de mentalismo repleto de adivinhações, previsões, alucinações e outros mistérios do imaginário humano. A apresentação, conduzida pelo ilusionista Lucio Alves, acontece na quinta-feiradia 11, às 20h30, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura, e contará com intérprete de Libras.

PUBLICIDADE

COMÉDIA
A primeira semana do festival também promete muitas gargalhadas com seis comédias. Um dos destaques é “Albino Wallsmaia – Teimoso é quem teima com Alemão“, espetáculo que fará sua estreia durante o PVA. Na sexta-feiradia 12, às 20h30, no Teatro Unisinos, o ator Diego Horbach dará vida a um colono alemão de 79 anos que faz trotes telefônicos com pessoas conhecidas enquanto mostra, com muita descontração, como é viver em uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul.

No Bar do Nito, será possível conferir “Humor à Milanesa – Uma comédia que dá samba“, na quarta, sexta e sábadodias 10, 13 e 14. A montagem une clássicos de Adoniran Barbosa executados ao vivo com textos cômicos interpretados por Yve Machado, Fernando Waschburger e Néstor Monasterio.

Teatro do Bourbon Country receberá duas peças do gênero, sempre às 20h. Na quarta-feiradia 10, haverá uma apresentação de stand up com Rodrigo Marques. Com seu vocabulário rebuscado e muita franqueza, suas marcas registradas, o comediante falará dos mais variados temas sob uma nova perspectiva, a partir de suas experiências. E na quinta-feiradia 11Paulinho Mixaria mostrará seu humor leve e divertido para todas idades com “Tá Todo Mundo Louco!“, em que o ator aborda temas cotidianos do campo e da cidade com graça e responsabilidade.

PUBLICIDADE

Outras duas opções cheias de humor terão apresentações tanto no sábado como no domingodias 13 e 14Angela Dippe apresentará, no Teatro Unisinos, às 20h30, a “Comédia da Puberdade à Menopausa“, uma mistura de stand up com palestra, em que a atriz mostra as diversas fases da vida da mulher, desenvolvendo temas como relacionamentos amorosos, padrão de beleza, cultura do patriarcado, machismo, sexo na maturidade e etarismo. A sessão de sábado terá acessibilidade, com intérprete de Libras. E, no Teatro CIEE-RS Banrisul, às 20h, haverá sessões de “O Subnormal – Uma História de Baixa Visão“, monólogo que conta a trajetória do ator Cleber Tolini que, aos 24 anos, teve seu nervo ótico afetado após uma neurocirurgia, ficando com 20% de visão. A apresentação do dia 14 será acessível, com intérprete de Libras e audiodescrição.

COMÉDIA DRAMÁTICA
Na Zona Cultural, haverá apresentações de quinta a sábadodias 11, 12 e 13, do espetáculo “Cabaré Desejo” em que os personagens colocam suas melhores roupas e saem para dançar em um baile cheio de desejos transbordantes e de gente extravagante, entre escombros. Já o Teatro Oficina Olga Reverbel receberá curta temporada de “Goela abaixo ou Por que tu não bebes?“, de quinta a domingo, dias 11, 12, 13 e 14, sempre às 19h. Um dos grandes sucessos da história do teatro gaúcho, há 19 anos em cartaz, a peça usa a metáfora da embriaguez das personagens para falar de opressão e de liberdade.

DRAMA
E dois dramas marcam a semana de abertura do festival. O primeiro é “O que vai ser de nós?“, adaptação de Caio Fernando Abreu com interpretação de Guilherme Fraga e direção de Gustavo Toledo para falar sobre amor queer, violência e, principalmente, de solidão e impotência coletiva, em apresentações na sexta e no sábadodias 12 e 13, às 20h, no Instituto Ling. O segundo é “O Anexo Secreto – Adaptação do Diário de Anne Frank“, criação de Fernanda Moreno e o Coletivo O Muro para falar sobre privação da liberdade, perda de identidade e os conflitos e as reflexões de uma menina em plena puberdade. A peça terá apresentações de sexta a domingodias 12, 13 e 14, sempre às 20h30, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana. A sessão do dia 12 contará com intérprete de Libras.

PUBLICIDADE

INGRESSOS
Os ingressos para todas as atrações do festival estão à venda no site www.portoveraoalegre.com.br e em dois pontos de vendas físicos: a recepção da Casa de Cultura Mário Quintana, com funcionamento de terça a domingodas 13h às 19h; e o Shopping Praia de Belas, no 3º piso (em frente à loja MMartam), com funcionamento de domingo a domingo, das 10h às 22h.

As entradas custam entre R$ 19,80 e R$ 80,00, com opção de ingressos a preços populares, além de meia-entrada em todos os espetáculos, respeitando a Lei 12.933 e a Lei Rouanet. São diversas categorias, que estão detalhadas na página do evento (confira os valores de cada atração no serviço completo abaixo). No site, os pagamentos podem ser feitos por PIX ou cartão de crédito. Nos pontos de vendas físicos, há também a possibilidade de pagar com o cartão de débito. Não é possível realizar o pagamento por boleto ou em dinheiro.

Há desconto de 50% para clientes Unimed, 20% para clientes do Banricompras e 20% para Clube do Assinante – exceto nas atrações do Farol Santander. Para clientes Santander e Santander Select, há 10% de desconto para compras das atrações do Farol Santander, com utilização do cartão Santander.

PUBLICIDADE

O 25º Porto Verão Alegre é apresentado por Ministério da Cultura e Santander Brasil. Lei de Incentivo à Cultura. Apresentação: Santander Brasil. Patrocínio Master: Banrisul. Patrocínio: Zaffari, Panfácil, Crown Embalagens e Unimed Porto Alegre. Apoio: Grupo RBS, BRDE, Docile, SENGE-RS e Rações Bravo. Parceria: Imobi, AudioBox, Teatro CIEE-RS Banrisul, Instituto Ling, Unisinos, Casa de Cultura Mario Quintana, Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria da Cultura, Praia de Belas, Master Hotéis, Para Todos Acessibilidade, Tagarelas e P15. Realização: Mais Produções, Mezanino, Gana&Voga e Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

SOBRE O PORTO VERÃO ALEGRE:
Criado em 1999 e realizado pela Mezanino Produções, Mais Produções e Gana&Voga, o Porto Verão Alegre é um dos maiores e mais representativos festivais multiculturais do país. Tradicionalmente, é realizado anualmente em Porto Alegre e região metropolitana durante os meses de janeiro e fevereiro.

Nos últimos anos, o projeto foi contemplado com o “Prêmio Eva Sopher”, pelo fomento das artes em nosso Estado, e o “Prêmio Líderes e Vencedores da Federasul”, na categoria Expressão Cultural, que reforçam todo o empenho em elevar a cultura do Rio Grande do Sul a outro patamar.

PUBLICIDADE

Mais informações:
Site: www.portoveraoalegre.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/portoveraoalegre
Facebook: https://facebook.com/portoveraoalegre

Assessoria de Imprensa do Porto Verão Alegre:
Jornalistas Grazieli Binkowski e Jéssica Barcellos
E-mail: [email protected]

PUBLICIDADE