Porto Alegre ganha nova livraria de calçada

Iniciativa do jornalista e escritor Flávio Ilha, Clareira será inaugurada no dia 1 de dezembro, na Rua Henrique Dias, Bom Fim

Quem circula pelas ruas do bairro Bom Fim, em Porto Alegre, vai encontrar uma novidade a partir de dezembro. É a Clareira, livraria de calçada que será inaugurada na Henrique Dias, no dia 1/12.

A iniciativa é do jornalista e escritor Flávio Ilha – que já atuou como repórter e editor em diversos veículos da mídia impressa, escreveu, publicou e publica livros pela Diadorim, editora que fundou em 2016. “É um sonho antigo, naturalmente porque gosto muito de trabalhar com livros”, comenta.

O local pretende ser um “espaço de descanso, relaxamento e encontro no concreto da cidade. Como uma clareira numa floresta”.

Além de fazer a curadoria das obras, que terá foco em literatura brasileira e internacional, e destaque para a área da psicanáliseIlha estará à frente no dia a dia, trabalhando e recebendo os clientes.

Clareira terá espaço para trabalhar, com internet, café e algumas opções de lanches, fornecidos pelo Barriga no Fogão, bistrô que abriu recentemente na Jacinto Gomes, bairro Santana, com cardápio assinado por Carlos Silva e Tiago Munari.

Ilha também planeja uma agenda de saraus, oficinas, cursos e grupos de estudo, que deverá começar a partir de março.

No momento, o espaço está sendo reformado, com projeto do escritório de arquitetura Quadrilha, assinado por Gabriela Mottin. A partir de dezembro, passa a funcionar de segunda a sábado, das 10h às 19h.

Flávio Ilha é jornalista, trabalhou em vários veículos de mídia impressa: O Globo, Folha (Brasília e Porto Alegre), ZH (Brasília e Porto Alegre), Correio Braziliense (Brasília), Correio do Povo e Grupo Sinos. Também passou por mídia eletrônica, especialmente UOL, durante mais de dez anos. Foi repórter e editor da revista Aplauso, em Porto Alegre. Escritor, autor de Longe Daqui, Aqui Mesmo (2018)Ralé (2019) e João aos Pedaços – biografia de João Gilberto Noll (2021). Editor, fundou a Diadorim em 2016.

Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Dona Flor Comunicação, Literatura e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.