Sergius Gonzaga fala sobre a poesia de Cecília Meireles em aula aberta no Instituto Ling

Crédito da foto: Reprodução

O encontro literário acontece no dia 11 de novembro, sábado, às 16h, com entrada franca

Instituto Ling oferece no dia 11 de novembro, sábado, às 16h, uma aula aberta sobre a poesia de Cecília Meireles (1901-1964). O encontro, ministrado pelo professor de literatura Sergius Gonzaga, contará com leituras e análises de poemas selecionados da escritora carioca, destacando a sensibilidade e a complexidade das emoções trazidas em seus textos. Para participar, basta retirar uma senha gratuitamente, na recepção do centro cultural, a partir de 15 minutos antes do início da atividade.

O evento faz parte do programa de formação para professores da rede pública que a instituição vem realizando desde o começo deste ano. Para esta aula especial, as vagas são disponibilizadas ao público em geral, e alunos já inscritos no curso Literatura Brasileira na Sala de Aula têm prioridade de acesso.

Reconhecida como uma das mais importantes vozes líricas da literatura brasileira e das literaturas de língua portuguesa, Cecília Meireles estreou como escritora ainda muito jovem, aos 18 anos, com a coleção de sonetos Espectros. Depois disso, escreveu mais de 50 obras que reúnem sua produção poética e também contos e crônicas, além de histórias infantis. Com traduções para diferentes idiomas, recebeu diversas premiações, como o Prêmio Poesia Olavo Bilac, o Jabuti e o Prêmio Machado de Assis.

Doutor em Letras, Sergius Gonzaga é professor de Literatura Brasileira na UFRGS. Foi um dos fundadores do curso Unificado e do colégio Leonardo Da Vinci, além de ter atuado como diretor da Editora da UFRGS (1986-1994), diretor do Instituto Estadual do Livro (2003-2004) e secretário de Cultura de Porto Alegre (2005-2012). Atualmente, é responsável pelo projeto Universidade Aberta e pela área de Literatura da Secretaria Municipal de Cultura.

SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO INSTITUTO LING
Para estimular abordagens que enriqueçam a experiência em sala de aula, o centro cultural vem oferecendo uma série de atividades educativas desde abril deste ano. No primeiro semestre, professores da rede pública puderam participar dos cursos de Literatura BrasileiraHistória da Arte e Música. Além das ações voltadas para os professores, o projeto promoveu atividades formativas para alunos da rede pública de ensino. Foram realizadas uma oficina de escrita criativa para matriculados do segundo ano do Colégio Militar, com o objetivo de apoiar os estudantes no processo de preparação para a prova de redação do vestibular; e aulas-show do projeto MPB nas Escolas, que apresentaram a história da música popular brasileira para crianças e jovens da Aldeia da Fraternidade e da ACBERGS – Associação das Creches Beneficentes do Rio Grande do Sul.

No segundo semestre, foram lançados outros dois cursos: o Literatura Mundial na Sala de Aula, que faz um resgate da produção literária de diferentes países a partir de obras de autores clássicos e contemporâneos; e o Cultura Tech, criado para entender como a cultura, a arte e as inovações tecnológicas chegam aos espaços de ensino e como o reconhecimento das transformações sociais pode servir como ponte entre alunos e professores.

As atividades são uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.

SERVIÇO:
Poesia Brasileira: Cecília Meireles, com Sergius Gonzaga
Dia 11 de novembro, sábado, às 16h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Gratuito, mediante retirada de senhas, a partir de 15 minutos antes do começo da atividade

As vagas são abertas ao público em geral, e alunos já inscritos no curso Literatura Brasileira na Sala de Aula têm prioridade de acesso

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

SOBRE O INSTITUTO LING
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde.

Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética. Desde então, o espaço já sediou mais de mil atividades culturais nas áreas de artes visuais, música, artes cênicas e humanidades, recebendo mais de 200 mil visitantes, além de promover cursos e encontros em áreas como literatura, cinema, moda, filosofia e arquitetura, ministrados por renomados professores e especialistas.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação, Literatura e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.