Sergius Gonzaga fala sobre a poesia de Cecília Meireles em aula aberta no Instituto Ling

Crédito da foto: Reprodução
Crédito da foto: Reprodução

O encontro literário acontece no dia 11 de novembro, sábado, às 16h, com entrada franca

Instituto Ling oferece no dia 11 de novembro, sábado, às 16h, uma aula aberta sobre a poesia de Cecília Meireles (1901-1964). O encontro, ministrado pelo professor de literatura Sergius Gonzaga, contará com leituras e análises de poemas selecionados da escritora carioca, destacando a sensibilidade e a complexidade das emoções trazidas em seus textos. Para participar, basta retirar uma senha gratuitamente, na recepção do centro cultural, a partir de 15 minutos antes do início da atividade.

O evento faz parte do programa de formação para professores da rede pública que a instituição vem realizando desde o começo deste ano. Para esta aula especial, as vagas são disponibilizadas ao público em geral, e alunos já inscritos no curso Literatura Brasileira na Sala de Aula têm prioridade de acesso.

Reconhecida como uma das mais importantes vozes líricas da literatura brasileira e das literaturas de língua portuguesa, Cecília Meireles estreou como escritora ainda muito jovem, aos 18 anos, com a coleção de sonetos Espectros. Depois disso, escreveu mais de 50 obras que reúnem sua produção poética e também contos e crônicas, além de histórias infantis. Com traduções para diferentes idiomas, recebeu diversas premiações, como o Prêmio Poesia Olavo Bilac, o Jabuti e o Prêmio Machado de Assis.

PUBLICIDADE

Doutor em Letras, Sergius Gonzaga é professor de Literatura Brasileira na UFRGS. Foi um dos fundadores do curso Unificado e do colégio Leonardo Da Vinci, além de ter atuado como diretor da Editora da UFRGS (1986-1994), diretor do Instituto Estadual do Livro (2003-2004) e secretário de Cultura de Porto Alegre (2005-2012). Atualmente, é responsável pelo projeto Universidade Aberta e pela área de Literatura da Secretaria Municipal de Cultura.

SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO INSTITUTO LING
Para estimular abordagens que enriqueçam a experiência em sala de aula, o centro cultural vem oferecendo uma série de atividades educativas desde abril deste ano. No primeiro semestre, professores da rede pública puderam participar dos cursos de Literatura BrasileiraHistória da Arte e Música. Além das ações voltadas para os professores, o projeto promoveu atividades formativas para alunos da rede pública de ensino. Foram realizadas uma oficina de escrita criativa para matriculados do segundo ano do Colégio Militar, com o objetivo de apoiar os estudantes no processo de preparação para a prova de redação do vestibular; e aulas-show do projeto MPB nas Escolas, que apresentaram a história da música popular brasileira para crianças e jovens da Aldeia da Fraternidade e da ACBERGS – Associação das Creches Beneficentes do Rio Grande do Sul.

No segundo semestre, foram lançados outros dois cursos: o Literatura Mundial na Sala de Aula, que faz um resgate da produção literária de diferentes países a partir de obras de autores clássicos e contemporâneos; e o Cultura Tech, criado para entender como a cultura, a arte e as inovações tecnológicas chegam aos espaços de ensino e como o reconhecimento das transformações sociais pode servir como ponte entre alunos e professores.

PUBLICIDADE

As atividades são uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.

SERVIÇO:
Poesia Brasileira: Cecília Meireles, com Sergius Gonzaga
Dia 11 de novembro, sábado, às 16h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Gratuito, mediante retirada de senhas, a partir de 15 minutos antes do começo da atividade

As vagas são abertas ao público em geral, e alunos já inscritos no curso Literatura Brasileira na Sala de Aula têm prioridade de acesso

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

SOBRE O INSTITUTO LING
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde.

PUBLICIDADE

Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética. Desde então, o espaço já sediou mais de mil atividades culturais nas áreas de artes visuais, música, artes cênicas e humanidades, recebendo mais de 200 mil visitantes, além de promover cursos e encontros em áreas como literatura, cinema, moda, filosofia e arquitetura, ministrados por renomados professores e especialistas.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE