10º Compasso Abraça Dom Pedrito promove apresentações gratuitas ao ar livre nos dias 04 e 05 de novembro

Créditos da Foto: Alexei Willy
Créditos da Foto: Alexei Willy

Mostra de dança não competitiva ocorre na Praça General Osório, em Dom Pedrito, e reúne 09 grupos do RS. Projeto conta com financiamento do Procultura – Fundo de Apoio à Cultura – Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Nos dias 04 e 05 de novembro, a Praça General Osório, no centro de Dom Pedrito, recebe o 10º Compasso Abraça Dom Pedrito, festival que promove apresentações gratuitas ao ar livre. A mostra de dança não competitiva, financiada pelo Procultura – Fundo de Apoio à Cultura –  Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, é uma realização da Compasso Cia de Dança, fundada em 1987 por Luciane da Rosa e foi contemplada no edital SEDAC Nº 16/2021 – FAC das Artes do Espetáculo, e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Dom Pedrito.

Reunindo nove escolas e companhias de dança de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Alegrete e Dom Pedrito, o evento conta com duas noites de apresentações com performances de Escola de Dança Kitty (Porto Alegre), Transforma Cia de Dança (Porto Alegre), Maria Bailarina Centro de Dança (Novo Hamburgo), Morada da Dança (Porto Alegre), Cia. Silvia Canarim – Flamenco e Contemporaneidade (Porto Alegre), Escola de Dança Ballerina (Alegrete), Departamento Cultural Alma Gaúcha (Dom Pedrito). Compasso Centro de Dança (Dom Pedrito) e Compasso Cia de Dança (Dom Pedrito), que contarão com transmissão pelo YouTube do evento.

No sábado, dia 04, a partir das 20h30, será possível conferir as performances dos grupos convidados; já no dia 05, o público de Dom Pedrito acompanhará o espetáculo O mágico de Oz com elenco formado por alunos e bailarinos da Compasso. Além das apresentações, nos dias 13 e 14 de novembro, o projeto promove a circulação de uma Mostra de Vídeo com os melhores momentos do 10º Compasso Abraça Dom Pedrito em escolas municipais.

PUBLICIDADE

O 10º Compasso Abraça Dom Pedrito mobiliza nesta edição em torno de 250 pessoas entre  bailarinos, equipe e prestadores de serviços e deve reunir um público de 2000 pessoas no total. “A escolha do formato Mostra de Dança aberta e gratuita, possibilita a democratização do acesso à cultura, forma plateia, incentiva a profissionalização e qualificação da dança no RS, cria mercado de trabalho, estimula a inclusão social e cultural da comunidade pedritense”, afirma Luciane. Para mais informações, acesse      @10_cadp @compasso_.

10º Compasso Abraça Dom Pedrito
Sábado e domingo, 04 e 05 de novembro, 20h30
Praça General Osório – Centro – Dom Pedrito, RS – Entrada franca

04 de novembro, apresentações de Escola de Dança Kitty (Porto Alegre), Transforma Cia de Dança (Porto Alegre), Maria Bailarina Centro de Dança (Novo Hamburgo), Morada da Dança (Porto Alegre), Cia. Silvia Canarim – Flamenco e Contemporaneidade (Porto Alegre), Escola de Dança Ballerina (Alegrete), Departamento Cultural Alma Gaúcha (Dom Pedrito) e Compasso Centro de Dança ((Dom Pedrito).

05 de novembro, “O mágico de Oz” – Compasso Cia de Dança (Dom Pedrito)
Realização: Compasso Cia de Dança
Apoio: 3ª Cia de Engenharia de cobate Mecanizada – companhia Emilio carlos Jourdan
Prefeitura Municipal de Dom Pedrito
Financiamento: Pro Cultura – Fundo de Apoio a Cultura – Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul

PUBLICIDADE

SAIBA MAIS
Compasso Cia de Dança, produtora cultural do estado nasceu como fruto do desenvolvimento do Compasso Centro de Dança, escola de dança fundada em 1987 na cidade de Dom Pedrito – RS. Sob direção de Luciane da Rosa, a Compasso Cia de Dança também atua como companhia de dança, trabalhando pela profissionalização de bailarinos, e como idealizadora dos projetos sociais “Criança que dança é mais feliz” e “Olhares Múltiplos”. Também foi parceira da Secretaria Municipal de Educação na realização do projeto “Na Ponta do Pé”, todos com objetivo de promover a inclusão social através da arte.

Enquanto companhia de dança, a Compasso participou de diversos importantes eventos a nível estadual, nacional e internacional. Destacam-se as mais de 20 participações no Festival de Dança de Joinville, maior e mais importante festival de dança do Brasil, onde a Compasso ganhou diversas premiações e estampou a capa do programa da II Mostra de Dança Contemporânea do festival.

Pioneira na região na utilização das Leis de Incentivo à Cultura para a realização de projetos socioculturais que beneficiam a comunidade e a região com espetáculos de dança gratuitos e ao ar livre, a Compasso produziu 9 edições do evento Compasso Abraça Dom Pedrito. Através desse projeto, a Compasso levou à cidade de Dom Pedrito as melhores companhias profissionais de dança do estado e do país, criando mercado de trabalho para os profissionais da área e democratizando o acesso à arte e a cultura.

PUBLICIDADE

Destacamos aqui a participação da Focus Cia. De Dança do Rio de Janeiro no 9º CADP. Ao longo dos seus mais de 30 anos de história, os eventos da Compasso foram responsáveis por movimentar consideravelmente a economia e a cena cultural da região em que está inserida. Em seus projetos, sempre buscou a democratização do acesso à cultura, acreditando na importância do papel social e educacional da arte na vida de todos, em especial, daqueles que, na maioria das vezes, têm pouco acesso a espaços culturais. Apostando sempre no papel transformador da arte, a Compasso continua desenvolvendo projetos culturais e atuando no ensino da dança na cidade de Dom Pedrito.

Luciane da Rosa: Diretora, professora e coreógrafa do Compasso Centro de Dança e Compasso Cia de Dança – Dom Pedrito/RS. Professora de Ballet Clássico, Jazz e Dança Contemporânea. Participou de várias edições do Festival de Dança de Joinville, obtendo importantes premiações, como bailarina e como coreógrafa, com a Compasso Cia. De Dança de Dom Pedrito.

Educadora física formada pela ESEF/IPA– P.Alegre. Certificada pelo método Progressing Ballet Technique, licenciada pelo Método Bastidores – Dança, Pesquisa e Treinamento e certificada pelo Método Pilates em 2019. Em 2023 concluiu a certificação de professores pelo Método Vaganova na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (Joinville), única escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia. Realizou cursos intensivos e Workshops com renomados mestres da dança mundial: Leonid Schiev(Rússia), Mikhail Tchoupakov (Rússia), Vitalij Iacovelev(Rússia), Vladimir Rybyakov(Rússia), Raul Candal (Argentina), Hector Gonzalez (Cuba), Laura Alonso(Cuba), Niurka Naranjo de Sáa (Cuba), Betina Bellomo (Cuba), Ofélia Gonzales (Cuba), Bill Pudrich (USA), Yin Yue (USA), Terri Best (USA), Nicholas Palmquist(USA), entre outros.

PUBLICIDADE

Realizou diversos cursos de especialização em metodologia do ensino do Ballet Clássico pelo Método Russo (Vaganova) e Método Cubano. Em 1997, participou do CUBALLET/SP realizando curso de Metodologia do ensino da Escola Cubana com Reinaldo Muniz (Cuba). Participou do IV Encontro de Dança Contemporânea de Montevidéo, apresentando-se no Teatro Solis em 2006. Realizou curso de capacitação de professores em Córdoba/Argentina em 2015. Participou do Congresso Internacional de Jazz Dance(SP) nas edições 2012 , 2015, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023.

Participou de duas edições do Festival Internacional de Dança de Porto Alegre – FIDPOA, recebendo várias premiações. Jurada da Feira Internacional de Dança – FID em Bagé/RS em 2018 e 2019 e jurada de Dança Arroio Grande 2019.

Em 2021 recebeu o Prêmio Trajetórias Culturais do RS – Mestra Sirley Amaro realizado pela Secretaria de Estado da Cultura.

PUBLICIDADE

Como diretora da Compasso Cia. De Dança, Produtora Cultural do Estado, idealizou, produziu e realizou diversos eventos utilizando beneficios da LIC/RS e Lei Rouanet na cidade de Dom Pedrito/RS. Todos com acesso gratuito da população, cumprindo seu objetivo de popularizar e democratizar o acesso à arte e a cultura.

Assessoria de Imprensa:
Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor

PUBLICIDADE