Tuyo revisita composições e entrega EP com canções inéditas acústicas

Créditos da Foto: @gabriel.filmes e @rafael.botas

Explorar as intersecções temporais de se viver um presente imaginando o futuro (e todas as suas possibilidades), mas sem se esquecer dos caminhos e das pessoas responsáveis por colocá-los no lugar que ocupam hoje, é uma característica da Tuyo

A última incursão que a banda fez em seus mais de dez anos de repertório é refletida em um EP acústico contendo cinco faixas. Nele, o trio formado por Lio, Lay e Machado entrega singles inéditos, mas também resgata suas primeiras composições, nunca antes disponibilizadas oficialmente nos aplicativos de áudio, e dá a elas uma roupagem mais atual.

Tuyo Acústico chegou nas plataformas de streaming de áudio no dia 26 de outubro (ouça aqui) e acompanha o clipe de “Tudo Volta” (assista aqui). Para comemorar este lançamento, a banda ainda organizou um especial em formato de live session no TikTok, no dia 30 de outubro, e no YouTube, no dia 3 de novembro,.

A vontade de refazer algumas músicas, agora com outra cabeça e recursos estilísticos, ronda a gente faz tempo”, explica Lio. Esse desejo reacendeu em meio à produção do próximo disco da banda, quando eles revisitaram seu repertório e testaram algumas versões repaginadas nos shows. “Tivemos a chance de vivenciar no palco mais de dez anos de composição, o nosso presente, passado e futuro lírico”, relembra a cantora. O retorno dos fãs foi maior do que esperavam e logo perceberam que essas canções tinham um apelo muito grande.

Ter essa relação próxima com o público foi algo importante para a criação do EP. A Tuyo enxergou esse momento como uma oportunidade de presenteá-los, já que essas canções não tinham sido gravadas oficialmente pela banda. Os únicos registros presentes na internet são bem antigos e difíceis de serem encontrados. “Queríamos providenciar  uma maneira mais fácil de escutarem essas obras”, afirma Lio.

tracklist do trabalho lista cinco músicas, três delas — “Neblina”, “Tranquila” e “Trouxa” – são da época de uns dos primeiros projetos de Lio, Lay e Machado, a Simonami, grupo em que tocavam ao lado de Xan e Luis Diogo. “Tudo Volta” e “Eu vejo o futuro” são letras inéditas. Este lançamento ainda se desdobra em uma parte audiovisual bem intimista. “Fomos ao estúdio de amigos com quem trabalhamos há alguns bons anos para captar o que seria a execução ao vivo dessas faixas e nada mais justo do que dividir também o registro visual do dia em que ele foi captado”, resume Lio.

Dar uma nova cara para composições não é novidade para o trio. Recentemente, eles participaram de duas releituras de nomes expressivos da música brasileira. O primeiro lançamento foi “Prece (Sample: Anjos (Pra Quem Tem Fé))”, d’O Rappa (ouça aqui). Este single marcou o debute do projeto em comemoração aos dez anos do álbum Nunca Tem Fim (2013). A outra versão que eles fizeram foi da faixa “O Lobo”, de Pitty, no “ADMIRÁVEL CHIP NOVO (RE)ATIVADO” (ouça aqui).

Atualmente, a Tuyo segue com a turnê Depois da Festa e, em algumas ocasiões, apresenta o especial voz e violão. O EP Tuyo Acústico abre o caminho para o próximo álbum do grupo, previsto para o primeiro semestre do ano que vem.  

Ouça Tuyo Acústico aqui: https://tuyo.lnk.to/Acustico
Assista “Tudo Volta” aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ZgF6BuYx6jg

FICHA TÉCNICA
Vídeo
Direção – Gabriel Vinícius
Assistente de Direção – Marina Amano
Direção de Arte – Tuti Camargo
Direção Técnica – Chrisley Hernan
Light Design – Sandro Silveira
Vídeo e Foto – Gabriel Vinícius e Rafael Botas
Produção – Lívia Milhomem Sá
Agradecimentos – Artsy Club Studio

EP
Produção Musical – Lio, Lay, Machado (Tuyo)
Direção Técnica – Chrisley Hernan
Engenheiro de Gravação – Renato Cunha, Sid Souza
Assistente de Gravação – André Ramos
Mix e Master – Renato Cunha
Mix e Master Dolby Atmos – João Milliet

Assessoria de Imprensa:
Trovoa Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Música, Trovoa Comunicação e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.