Evento gratuito no Instituto Ling homenageia Guimarães Rosa com exposição de gravuras, bate-papo, leituras e show de música brasileira

Créditos da foto: Reprodução
Créditos da Foto: Reprodução

A programação especial acontece neste sábado, dia 28 de outubro, às 16h, com participação das críticas literárias Kathrin Rosenfield e Regina da Silveira, dos artistas visuais Maria Tomaselli, Marcos Sanches e Raul Cassou e dos músicos Mathias Pinto, Stefania Johnson e Guilherme Sanches

O Instituto Ling recebe no sábado, dia 28 de outubro, às 16h, um evento gratuito para homenagear Guimarães Rosa, um dos maiores escritores de todos os tempos, a partir do livro de contos Primeiras Estórias, publicado em 1962. A programação inclui uma exposição efêmera com uma tela a óleo e 21 gravuras – uma para cada um dos “causos” narrados na publicação – assinados pelos artistas visuais Maria TomaselliMarcos Sanches e Raul Cassou, que criaram suas próprias visões dos pequenos milagres que Rosa imortalizou em seus textos.

Em uma roda de conversa com as críticas literárias especialistas na obra rosiana Regina da Silveira e Kathrin Rosenfield, que idealizou o projeto, os artistas discutirão as principais questões suscitadas pelo autor. O público também poderá conferir um show de música popular brasileira com Mathias Pinto no violão 7 cordas, Stefania Johnson na flauta e Guilherme Sanches no pandeiro, interpretando obras de compositores como Pixinguinha e Chiquinha Gonzaga. Para participar, basta fazer a inscrição prévia, sem custo, no site www.institutoling.org.br.

A atividade é uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.

PUBLICIDADE

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – LITERATURA
Primeiras Estórias: visões do universo de Guimarães Rosa
Com as críticas literárias Kathrin Rosenfield e Regina da Silveira, os artistas visuais Maria Tomaselli, Marcos Sanches e Raul Cassou e os músicos Mathias Pinto, Stefania Johnson e Guilherme Sanches
Dia 28 de outubro, sábado, às 16h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br
Classificação etária: Livre

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas. 
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

PUBLICIDADE

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo.

Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética. Desde então, o espaço já sediou mais de mil atividades culturais nas áreas de artes visuais, música, artes cênicas e humanidades, recebendo mais de 200 mil visitantes, além de promover cursos e encontros em áreas como literatura, cinema, moda, filosofia e arquitetura, ministrados por renomados professores e especialistas.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE