Escritores Felipe Kuhn Braun e Sandro Blume lançam o livro Histórias de São Leopoldo em evento com palestra gratuita na capital gaúcha

Créditos da Foto: Z Multi Editora
Créditos da Foto: Z Multi Editora

A programação acontece no dia 9 de novembro, a partir das 19h30, no Centro Cultural 25 de Julho

Os escritores e historiadores Felipe Kuhn Braun e Sandro Blume estarão no Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre no dia 9 de novembroquinta-feira, às 19h30, para o lançamento do livro Histórias de São Leopoldo: dos povos originários às emancipações. O evento contará com sessão de autógrafos e uma palestra gratuita, ministrada por ambos os autores, introduzindo os temas da obra que aborda a imigração alemã no Rio Grande do Sul. Interessados também podem doar 1kg de alimento não perecível na entrada do evento.

Na publicação com 352 páginas, os escritores escrevem sobre os indígenas que habitaram a região leopoldense, a primeira sesmaria reconhecida em 1755, registrando a data da primeira ocupação de terras por parte dos europeus em 1741, assim como a história da Feitoria do Linho Cânhamo a partir de 1788, empreendimento que foi à falência e fazenda na qual viviam os trabalhadores africanos (escravizados pelos portugueses), cuja  Casa da Feitoria serviu de abrigo para os primeiros imigrantes de origens germânicas.

Braun e Blume ainda descrevem as primeiras administrações na cidade após a emancipação de 1846, as lideranças políticas de origens luso e germânica, o desenvolvimento das localidades que pertenceram a São Leopoldo como distritos e povoados, além da fundação de diversas comunidades religiosas e instituições de ensino.

PUBLICIDADE

O livro destaca também a história da medicina na cidade e nas suas “picadas”, povoados próximos e mais interioranos, além da vocação de São Leopoldo para o comércio e para a indústria com a divulgação de um interessante relatório de 1924 sobre empresas de ramos que vão de brinquedos e objetos de lata, à alimentos e bebidas, passando por máquinas de costura e bordados, produtos químicos, fiação etc.

As narrativas perpassam a chegada dos imigrantes, a elevação da localidade à capela curada, a criação da Vila e, num segundo momento, a aquisição da condição de cidade. Nessa jornada, ao ultrapassar a metade do século XX e chegar ao período das emancipações político-administrativas, os autores mostram que tal contexto impactou a formatação atual do mapa geográfico do município de São Leopoldo.

A obra conta com fotografias antigas, nomes e datas de imigrantes pioneiros e seus descendentes que residiam na antiga área territorial de São Leopoldo até 1927. Nesta parte final, estão registrados os nomes das localidades de origem destes imigrantes na Europa, bem como os distritos e povoados onde eles viviam dentro da cidade.

PUBLICIDADE

SOBRE OS AUTORES
Felipe Kuhn Braun 
nasceu em Novo Hamburgo, em 1987. Em 2001, iniciou suas pesquisas sobre imigração alemã. É graduado em Jornalismo pela Universidade Feevale (2010), coordenador de Genealogia do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo e colaborador do Instituto de Estudos Históricos da Universidade de Mainz, na Alemanha. Faz parte do Grupo de Estudos de História sobre Brasil e Portugal, da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, e é representante do Rio Grande do Sul na Diretoria da Badisch-Südbrasilianische Gesellschaft e.V., entidade com sede em Karlsdorf-Neuthard. Também é membro da Associação das Organizações Históricas da Grande Região Europeia e autor de mais de 20 livros. Foi assessor de imprensa na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, onde atuou como Diretor de Jornalismo durante a gestão administrativa 2014-2015. Felipe é vereador na cidade de Novo Hamburgo e foi presidente do Legislativo Hamburguense no ano de 2018.

Sandro Blume é natural do interior do município de Dois Irmãos, filho de descendentes de imigrantes alemães. Professor, escritor e pesquisador, é graduado e possui mestrado em História pela Unisinos. Com atuação voltada às pesquisas em torno da imigração alemã, já publicou diversos livros, entre eles Entre as Montanhas – O Sonho de Ruben Kirschner Morte e Morrer nas Colônias Alemãs do Rio Grande do Sul – Recortes do Cotidiano. Tem diversos artigos publicados em jornais, revistas e coletâneas, contemplando genealogia, imigração e colonização alemã no Rio Grande do Sul.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – HISTÓRIA 
Palestra e lançamento do livro Histórias de São Leopoldo: dos povos originários às emancipações
Com os escritores e historiadores Felipe Kuhn Braun e Sandro Blume
Dia 9 de novembro, quinta-feira, às 19h30
Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre (Rua Germano Petersen Júnior, 250 – Auxiliadora – Porto Alegre/ RS)

Gratuito (interessados podem doar 1kg de alimento não perecível na entrada do evento)
Há elevador de acessibilidade e estacionamento no local

Livro Histórias de São Leopoldo: dos povos originários às emancipações
Autores: Felipe Kuhn Braun e Sandro Blume
Páginas: 352
Editora: Z Multi Editora
Preço: R$ 70


Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE