Festival Turá ganha novo local em Porto Alegre: o Anfiteatro Pôr do Sol

Créditos da Foto: Flashbang

O festival marca a retomada dos grandes eventos culturais no espaço, e segue confirmado para os dias 18 e 19 de novembro com shows de Caetano Veloso, Emicida, Baco Exu do Blues, Fresno convida Pitty, Alceu Valença, Duda Beat, Marina Sena, Papas da Língua, Francisco, el Hombre, Jup do Bairro, Bloco da Laje e Bloco Império  da Lã

Evento que já entrou para o calendário dos principais festivais de música do país com duas edições realizadas em São Paulo, o Turá se prepara para estrear em Porto Alegre trazendo para a cidade uma programação especial que celebra a cultura brasileira. Pensando na essência do projeto, que busca abraçar a diversidade e a sustentabilidade por meio da música, da gastronomia, das pessoas e da localização em meio à natureza, a organização do evento escolheu um novo local para receber a primeira edição do evento fora da capital paulista: o Anfiteatro Pôr do Sol, espaço eclético que faz parte da história e da identidade cultural da cidade gaúcha e que conta com a infraestrutura ideal para proporcionar a melhor experiência a todos.

A realização do Turá no local marca a retomada da ocupação cultural no Anfiteatro Pôr do Sol, que não recebe grandes eventos desde 2019. As datas e o line-up do festival seguem os mesmos, sem alteração. Para o sábado, dia 18 de novembro, estão confirmados shows de EmicidaFresno convida PittyAlceu ValençaPapas da LínguaJup do Bairro e Bloco Império da Lã, além de sets especiais assinados por DJs das festas Cadê Tereza?CabaretBlow Up e Céu Bar + Arte. Já no domingo, dia 19, o público poderá conferir as apresentações de Caetano VelosoBaco Exu do Blues, Duda BeatMarina SenaFrancisco, el Hombre e Bloco da Laje, e, nos intervalos, a discotecagem assinada por Cadê Tereza? por Nanni Rios, DJ Chernobyl, a dupla de DJs Carol Sanches & Raquel Pianta e o festival Morrostock.

Tomamos essa decisão após uma avaliação criteriosa, que mobilizou todos os envolvidos na organização e realização do evento. Estamos comprometidos em criar um ambiente acolhedor e confortável para o nosso público, os artistas e todos aqueles que fazem o Turá acontecer“, conta Francesca Alterio, diretora de marketing da Time For Fun, empresa idealizadora do Turá.

PUBLICIDADE

O Turá reabrirá o Anfiteatro Pôr do Sol, recolocando o espaço no mapa dos grandes eventos da capital e contribuindo com a movimentação da cultura e do turismo de Porto Alegre. Estamos muito felizes com a oportunidade de reconectar o público e a cidade com esse espaço tão clássico e tratando essa retomada com todo o carinho e a atenção que ela merece“, completa Gustavo Sirotsky, diretor da Maia Entretenimento, parceiro local da T4F na realização do festival em Porto Alegre.

A mudança de local foi uma sugestão do Instituto Curicaca, ONG que atua na conservação da biodiversidade, salvaguarda cultural e promoção do ecodesenvolvimento. “O Anfiteatro Pôr do Sol é um lugar excelente para receber o festival Turá. É um espaço público e democrático, associado à natureza da Orla do Guaíba e que é parte importante da memória cultural de Porto Alegre. Poder sugerir e ajudar a T4F nessa escolha, alinhada com os princípios de sustentabilidade que o evento e a empresa estão adotando, é fazer parte da busca por uma cidade e uma comunidade sustentável. É comprometer-se e agir, pelos objetivos da ONU, com um planeta que grita por maior responsabilidade da sociedade, governos e empresas.”, declara Alexandre Krob, coordenador técnico do  Instituto Curicaca.

A parceria envolveu a consulta e a orientação da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da SMAMUS – Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade – que aprovou toda a operação necessária para a realização do festival. “É uma alegria para a Prefeitura e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade retomar a utilização do Anfiteatro Pôr do Sol com o Turá, justamente pela representatividade que o festival tem. A retomada será feita com todo o cuidado necessário, com monitoramento da fauna através de profissionais habilitados e sem comprometer as espécies locais“, afirma Germano Bremm, secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade.

PUBLICIDADE

INGRESSOS
Os tickets já adquiridos para o festival seguem válidos para as mesmas datas, sem necessidade de troca. Em caso de dúvidas, o público pode entrar em contato com a organização do evento em ticketsforfun.com.br/contato.

As entradas também seguem à venda em duas modalidades: avulsos, para cada um dos dias de evento, e em formato de passaporte, que dá acesso a ambas as datas do festival. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.festivaltura.com.br/poa (com taxa de conveniência) e na bilheteria oficial, na PUCRS (Av. Ipiranga, 6681, no Saguão do Living 360°, no prédio 15), onde não é cobrada taxa de conveniência, com funcionamento de terça a sexta, das 9h às 18h.

Além dos bilhetes no valor inteiro e de meia-entrada, é possível comprar o ingresso solidário, parceria com o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul que oferece 40% de desconto para quem doar, na entrada do evento, 1kg de alimento não perecível para a compra do ingresso avulso e 2kg de alimentos não perecíveis para a compra do ingresso passaporte. Os tickets têm preços a partir de R$ 195 (meia-entrada, segundo lote, para um dos dias de evento) e podem ser parcelados em até 3x sem juros.

PUBLICIDADE

Clientes do Banco do Brasil ainda podem aproveitar outros benefícios: portadores dos cartões Ourocard têm 20% de desconto no preço dos bilhetes avulsos ou de passaporte, nas modalidades inteira e meia-entrada, podendo adquirir até quatro entradas por CPF, e ainda parcelar o valor em até 4x sem juros (o desconto não é cumulativo com o ingresso solidário).

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO
O festival contará com diversos recursos para que pessoas com deficiência física, visual, auditiva ou intelectual tenham todo o suporte necessário para aproveitar o evento. Em diferentes pontos do Anfiteatro Pôr do Sol, o público poderá contar com o atendimento exclusivo de uma equipe preparada, assim como aparelhos de audiodescrição, com a narração em tempo real dos acontecimentos, e fones de ouvido para pessoas com espectro autista. No telão dos shows, haverá tradução em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Para pessoas com deficiência (PcDs), haverá uma plataforma elevada com visão para o palco e bares, tendas de alimentação e banheiros acessíveis. Além disso, cardápios em áudio estarão à disposição e um canal de atendimento via WhatsApp, com acesso por QR Code. Os recursos oferecidos pelo festival são uma parceria com a All Dub, empresa especializada em acessibilidade para todos os públicos.

Para que o público possa aproveitar livremente, o festival também firmou uma parceria com a Livre de Assédio, plataforma pioneira em operações de ações preventivas contra todo o tipo de discriminação – sexual, moral, racial ou outra. Na preparação para o evento, haverá a confecção de uma cartilha de tratamento humanizado, além de orientação, capacitação e treinamento das equipes envolvidas com a organização, atendimento e segurança. Além disso, estarão disponíveis, tanto para o público quanto para os prestadores de serviço, uma tenda de acolhimento e denúncias, assim como canais de atendimento que poderão ser acessados via WhatsApp escaneando o QR Code impresso nos cartazes espalhados por diversos pontos para orientar qualquer pessoa que precise de apoio.

PUBLICIDADE

MAIS SOBRE O FESTIVAL
O Turá estreou em 2022, no Auditório Ibirapuera, com apresentações de nomes como Emicida e Paulinho da Viola. Houve ainda espaço para encontros inéditos em cima do palco, como foi o caso de Nando Reis com Jão, e Baco Exu do Blues com Illy e Marina Sena. O sucesso se repetiu na segunda edição, realizada nos últimos dias 24 e 25 de junho na capital paulista, reunindo 30 mil pessoas e shows de atrações como Jorge Ben Jor, Zeca Pagodinho, Maria Rita convidando Sandra de Sá, Gilberto Gil & Família, Pitty convidando Marcelo D2 & Céu e Joelma convidando Mariana Aydar.

Em Porto Alegre, o evento tem realização da T4F em parceria com a Maia Entretenimento, é apresentado pela Hering, tem o Banco do Brasil como meio de pagamento oficial, a Corona como cerveja oficial, o patrocínio da Chevrolet, apoio de Colgate PlaxMike’s Schweppes, além de Red Bull como fornecedor oficial. Rádios 102.3 Atlântida são media partners.

SERVIÇO
Festival Turá Porto Alegre
Dias 18 e 19 de novembro de 2023
Sábado e domingo, das 13h às 23h
Anfiteatro Pôr do Sol (Av. Edvaldo Pereira Paiva, 1888 – Praia de Belas – Porto Alegre/RS)

PUBLICIDADE

Atrações confirmadas para sábado, 18 de novembro
Emicida
Fresno convida Pitty
Alceu Valença
Papas da Língua
Jup do Bairro
Bloco Império da Lã

DJs
Cadê Tereza? por Nanni Rios
Cabaret
Blow Up
Céu Bar + Arte by Johnny 420

Atrações confirmadas para domingo, 19 de novembro
Caetano Veloso
Baco Exu do Blues
Duda Beat
Marina Sena
Francisco, el Hombre
Bloco da Laje

DJs
Cadê Tereza? por Nanni Rios
DJ Chernobyl
Carol Sanches & Raquel Pianta
Morrostock

Ingressos
A partir de R$ 195,00 (meia-entrada, segundo lote, para um dos dias de evento)

PUBLICIDADE

Pontos de venda
Online (com taxa de conveniência): www.festivaltura.com.br/poa    
Bilheteria oficial (sem taxa de conveniência): PUCRS – Av. Ipiranga, 6681 (Saguão do Living 360° – prédio 15 – em frente à PUCRS Store) – Partenon. Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 18h.

Mais informações no site www.festivaltura.com.br e no Instagram @festivaltura.poa

Realização: T4F
Parceiro local: Maia Entretenimento
Apresentadora: Hering
Meio de pagamento oficial: Banco do Brasil
Cerveja oficial: Corona
Patrocínio: Chevrolet
Apoio: Colgate Plax, Mike’s e Schweppes
Fornecedor oficial: Red Bull
Media Partners: Rádio 102 FM, Atlântida FM

SOBRE A T4F
A T4F é a empresa líder no mercado de entretenimento ao vivo na América do Sul, atuando pioneiramente de forma diversificada e verticalizada. Única empresa do setor com capital aberto no Brasil, a T4F oferece uma ampla gama de conteúdos artísticos e culturais, valendo-se de seu relacionamento com agentes e provedores nacionais e internacionais. A companhia acumula experiência no setor de entretenimento ao vivo desde 1983, tendo promovido eventos nas principais cidades do Brasil, Argentina, Chile e Peru.

PUBLICIDADE

SOBRE A MAIA ENTRETENIMENTO
A Maia Entretenimento atua no setor cultural há 14 anos com foco em festivais, venues, shows nacionais e turnês internacionais no Brasil. Mais do que desenvolver produtos de entretenimento, a Maia busca criar experiências e memórias inesquecíveis em seus negócios e conteúdos.

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE