Pianista Túlio Mourão apresenta recital gratuito no Preview Poa Jazz Festival

Créditos da Foto: Nereu Jr.
Créditos da Foto: Nereu Jr.

O renomado compositor, instrumentista e arranjador mineiro estará no Instituto Ling dia 26 de outubro, quinta-feira, às 20h, interpretando repertório com composições de Caetano Veloso a Lennon e McCartney

Instituto Ling recebe na quinta-feira, dia 26 de outubro, a penúltima apresentação de aquecimento para a oitava edição do Poa Jazz Festival. Às 20h, o público poderá conferir o renomado compositor, pianista e arranjador mineiro Túlio Mourão em recital gratuito que reunirá uma seleção de composições de grandes nomes da música nacional e internacional, de Caetano Veloso a Lennon e McCartney, passando por Sting, Eric Clapton, entre outros.

O acesso ao recital será mediante inscrição prévia, sem custo, a partir das 11h da próxima terça-feira, dia 24 de outubro, no site www.institutoling.org.br.

Músico natural de Minas Gerais, Mourão fez parte da banda Mutantes na fase do rock progressivo e colaborou com artistas como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Chico Buarque, Ney Matogrosso e Fagner. Sua abordagem musical é fundamentada em uma construção melódica sólida e sua experiência como premiado autor de trilhas sonoras se reflete em temas que transcendem a mera improvisação. O artista busca uma identidade pessoal e original na música instrumental brasileira, incorporando influências que variam da música erudita aos cânticos religiosos da tradição sacra e popular de sua terra natal. Como pianista, explora uma abordagem mais brasileira e rítmica, criando uma dinâmica envolvente entre as mãos esquerda e direita, resultando no estilo apelidado de “jazzmineiro“.

PUBLICIDADE

Suas composições têm parceria de artistas como Adélia Prado, Fernando Brant, Márcio Borges, Ronaldo Bastos, Abel Silva, Sérgio Dias, Tavinho Moura, Murilo Antunes, Nelson Motta, entre outros. Destaque também para as gravações Depois da Paixão, com o guitarrista Pat Metheny e A Primeira Estrela, pelo saxofonista americano Bob Berg, com produção assinada por Chick Corea e participação de músicos como Steve Gadd, Victor Bailey e Gil Goldstein.

MAIS SOBRE O PREVIEW POA JAZZ FESTIVAL
A apresentação de Túlio Mourão é a quarta da série de cinco shows gratuitos do Preview Poa Jazz Festival, projeto realizado em parceria com o Instituto Ling, que precede o grande evento, marcado para acontecer de 24 a 26 de novembro, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul. O show de encerramento da programação especial de aquecimento será no dia 4 de novembro, sábado, às 16h, ao ar livre, em frente ao prédio do centro cultural, com o quinteto liderado pelo pianista gaúcho Ras Vicente. Ao lado do baterista Martin Estevez, do guitarrista Pedro Moser, do contrabaixista Matheus Pasqualli e do saxofonista Ronaldo Pereira, ele tocará músicas autorais e temas de alguns dos maiores pianistas do jazz, como Bill Evans, McCoy Tyner e Herbie Hancock.

A programação especial já recebeu, durante os meses de setembro e outubro, o multipremiado saxofonista argentino Gustavo Musso; o Duo Mitre, das irmãs mineiras Luísa Mitre ao piano e Natália Mitre no vibrafone e na percussão; e o Café Trio, formado por três dos maiores nomes da música instrumental gaúcha: o baixista Nico Bueno, o pianista Luiz Mauro Filho e o baterista Kiko Freitas.

PUBLICIDADE

SOBRE O POA JAZZ FESTIVAL
Maior festival de jazz do sul do país, reconhecido como Melhor Festival de Música do Brasil, no Prêmio Profissionais da Música, em 2017 e 2019, o evento já trouxe a Porto Alegre músicos como John Surman, Ralph Towner, Rudresh Mahantappa, Paquito D’Rivera, Mauricio Einhorn, Gilson Peranzzetta, Pau Brasil, Raiz de Pedra, Trio Corrente, Paulo Belinatti, Marco Pereira, Delvon Lamarr Organ Trio, Cande y Paulo, entre outros grandes nomes da cena jazzística nacional e internacional.

O preview da oitava edição do Poa Jazz Festival tem realização do Ministério da Cultura/Governo Federal, Branco Produções, Grezz e Instituto Ling, com patrocínio da Crown Embalagens.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – MÚSICA
Túlio Mourão no Preview Poa Jazz Festival 2023
Dia 26 de outubro, quinta-feira, às 20h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br a partir das 11h de terça-feira, dia 24 de outubro


Classificação etária: Livre

PUBLICIDADE

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas. 
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

SOBRE O INSTITUTO LING
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo.

PUBLICIDADE

Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética. Desde então, o espaço já sediou mais de mil atividades culturais nas áreas de artes visuais, música, artes cênicas e humanidades, recebendo mais de 200 mil visitantes, além de promover cursos e encontros em áreas como literatura, cinema, moda, filosofia e arquitetura, ministrados por renomados professores e especialistas.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE