Em três diferentes encontros na próxima quarta-feira, dia 11 de outubro, no Instituto Ling, os músicos e pesquisadores revisitam álbuns emblemáticos para resgatar a trajetória da MPB, da música de Porto Alegre e do rock
O Instituto Ling promove na próxima quarta-feira, dia 11 de outubro, três aulas-show gratuitas sobre a história da música. Os primeiros dois encontros serão conduzidos pelo pesquisador e músico Arthur de Faria, que unirá história, estórias e alguns exemplos ao vivo, enquanto toca piano e canta ao lado do percussionista Giovanni Berti.
Das 10h às 12h, ele resgatará a trajetória da MPB, com comentários e interpretações de algumas faixas de discos icônicos, como Canções Praieiras, de Dorival Caymmi, Chega de Saudade, de João Gilberto, Tropicália ou Panis et Circensis, de Caetano Veloso, Os Mutantes e Tom Zé, além de Elis & Tom, de Antônio Carlos Jobim e Elis Regina. Depois, das 15h às 17h, o tema será a música produzida em Porto Alegre, a partir de álbuns como Ramilonga, de Vitor Ramil, Paralelo 30, de Bebeto Alves, Carlinhos Hartlieb, Cláudio Vera Cruz, Nando D’Ávila, Nelson Coelho de Castro e Raul Ellwanger, A Sétima Efervescência, de Júpiter Maçã e Hein?, de Nei Lisboa.
A última sessão será ministrada pelo jornalista, radialista, apresentador e músico Lúcio Brancato, que mostrará aos participantes os dez discos que desempenharam papel fundamental na construção da história do rock em encontro das 19h às 21h. Acompanhado pelo violonista Rica Sabadini, que interpretará músicas especialmente selecionadas, ele comentará o contexto histórico e o impacto cultural de obras-primas como Highway 61 Revisited, de Bob Dylan, The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders from Mars, de David Bowie e Dark Side of The Moon, do Pink Floyd.
O público pode se matricular em uma ou mais atividades. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440).
Esta programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens e curadoria e produção da Branco Produções.
SAIBA MAIS SOBRE OS MINISTRANTES E PARTICIPANTES
Arthur de Faria é músico, arranjador, compositor e pesquisador, autor de Elis, Uma Biografia Musical, Lupicínio – Uma Biografia Musical e Porto Alegre – Uma Biografia Musical, Volume 1. Doutor em Literatura Brasileira pela UFRGS, produziu 30 discos e dirigiu 12 espetáculos. Escreveu 61 trilhas para cinema e teatro em Porto Alegre, São Paulo e Buenos Aires, além de dezenas de arranjos para artistas brasileiros e argentinos. Lançou 20 álbuns, EPs e singles, tocou em meia dúzia de países e 21 estados brasileiros. Participou de 40 CDs e DVDs no Brasil, Uruguai e Argentina e tem canções gravadas por artistas destes países e obras interpretadas por orquestras como a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Atualmente, lidera a Tum Toin Foin Banda de Câmara. Dedica-se há 30 anos a estudar a música popular de Porto Alegre.
Lúcio Brancato atuou por 13 anos na RBS TV. Entrevistou grandes nomes da música internacional, como Alice Cooper, Jon Anderson, John Pizzarelli, Ian Anderson e Bunny Wailer. Coordenou coberturas dos shows de Paul McCartney, Eric Clapton e Rolling Stones. Dirigiu o documentário Rock Grande do Sul 30 Anos, premiado como vencedor na categoria Jornalismo Cultural, no Prêmio RBS de Jornalismo e Entretenimento 2015. Como músico, é instrumentista e toca sitar (instrumento de cordas indiano). Colaborou em discos de nomes como Júpiter Maçã, Cachorro Grande, DeFalla, Pata de Elefante e Alemão Ronaldo. Em 2018, comandou o bate-papo com Geoff Emerick, engenheiro de som dos Beatles. Atualmente, comanda o programa Casa Groove, na Rádio Arquitetura, e também tem o canal Altos Plays, no YouTube, dedicado ao universo dos discos de vinil.
Giovanni Berti é um dos mais destacados percussionistas do sul do Brasil. Colaborou com artistas como Ivan Lins, Geraldo Flach, Dominguinhos e Luiz Carlos Borges, além de atuar em diversos grupos e orquestras, transitando do regionalismo ao jazz com a facilidade que convém aos grandes instrumentistas.
Ricardo (Rica) Sabadini é violonista do Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense, grupo de músicos de rua que se apresenta pela capital gaúcha há 15 anos. Como guitarrista, foi membro da banda Severo em Marcha, e já acompanhou bandas como Dingo Bells e Luciano Leães & The Big Chiefs. Atualmente, faz parte da banda do cantor Alemão Ronaldo.
PUBLICIDADE
SERVIÇO:
Aulas-show
Dia 11 de outubro, quarta-feira
Das 10h às 12h – 10 Discos, 10 Histórias: Uma Viagem pela MPB, com Arthur de Faria
Das 15h às 17h – 10 Discos, 10 Histórias: A Música de Porto Alegre, com Arthur de Faria
Das 19h às 21h – Os 10 Discos que Marcaram a História do Rock, com Lúcio Brancato
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Gratuito, mediante inscrição no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural
50% das vagas são destinadas exclusivamente a professores e alunos da rede pública de ensino
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br
Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.
SOBRE O INSTITUTO LING
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo.
Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética. Desde então, o espaço já sediou mais de mil atividades culturais nas áreas de artes visuais, música, artes cênicas e humanidades, recebendo mais de 200 mil visitantes, além de promover cursos e encontros em áreas como literatura, cinema, moda, filosofia e arquitetura, ministrados por renomados professores e especialistas.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.
Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação
Créditos das Fotos:
André Feltes e Lúcio Brancato