Obra inédita do artista baiano Marcos da Matta pode ser visitada com entrada franca no Instituto Ling até 19 de agosto

O mural de grandes dimensões faz parte da segunda edição do projeto Ling Apresenta que mostra diferentes perspectivas do Nordeste a partir de intervenções de artistas convidados pelo curador Bitu Cassundé

A intervenção inédita criada pelo artista visual baiano Marcos da Matta na parede de entrada do Instituto Ling pode ser conferida com entrada franca pelos últimos dias, de segunda a sábado, das 10h30 às 20h. A obra ficará disponível para visitação até o dia 19 de agosto, quando então será apagada, abrindo espaço para uma nova produção de outro artista nordestino, convidado pelo curador Bitu Cassundé.

O mural de grandes dimensões, desenvolvido em um espaço com seis metros de largura e quase três de altura, dá continuidade à série Correria, que Marcos iniciou em 2020 para retratar o cotidiano, os cenários e as dinâmicas dos trabalhadores informais do Recôncavo Baiano, onde atualmente reside. “A série nasceu em um momento em que eu estava na rua vendendo o meu trabalho, tentando a sobrevivência e observando o quanto aquele ambiente estava lotado de outros trabalhadores, como os que vendiam comida e catavam latinhas“, conta da Matta.

Assim como as demais obras da série, a pintura no Instituto Ling é repleta de diferentes cores preparadas pelo artista e traz um autorretrato. “Comecei essa série em um momento bastante triste da minha vida. Encontrei na cor e no cotidiano motivos pra me sentir vivo, e por isso o meu trabalho é tão colorido“, explica.

PUBLICIDADE

O mural levou cinco dias para ser executado em Porto Alegre. Os bastidores da produção puderam ser acompanhados em tempo real por quem passou pelo centro cultural durante o mês de junho. A execução da obra foi registrada em um minidocumentário, feito pela produtora Eroica Conteúdo, que está disponível no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural).

A intervenção artística faz parte da segunda temporada do projeto Ling Apresenta, intitulado Beiradas – a margem como centro. Até o fim de 2023, a iniciativa ainda receberá outros dois artistas do Nordeste, convidando cada um deles a criar obras a partir de novas perspectivas sobre as suas origens, acessando memórias, a ancestralidade e a cultura popular. Em abril deste ano, o projeto estreou com o cearense Charles Lessa, que apresentou uma narrativa pictórica com lembranças de sua infância e adolescência, com elementos que remetiam à região do Cariri. 

O Ling Apresenta tem realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.

PUBLICIDADE

Sobre o artista 
Marcos da Matta (Conceição do Almeida, BA, 1989) é bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e integrante do grupo Práticas Desobedientes, programa de formação para jovens artistas com foco em aprendizagem coletiva e pedagogias libertárias. Suas obras têm influência do cotidiano vivido na cultura do Recôncavo, suas religiões, trabalhos informais e em como essas questões compõem tanto sua identidade como as identidades dos outros sujeitos. Vive e trabalha em Cachoeira, cidade do recôncavo da Bahia.

Sobre o curador
Bitu Cassundé (Várzea Alegre, CE, 1974) foi curador do Museu de Arte Contemporânea do Ceará de 2013 a 2020 e coordenou o Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema da Artes de 2013 a 2018. Também integrou a equipe curatorial do projeto À Nordeste, no SESC 24 de Maio, em São Paulo (2019), juntamente com Clarissa Diniz e Marcelo Campos; participou da equipe curatorial do Programa Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural de São Paulo (2008 a 2010); e dirigiu o Museu Murillo La Greca, em Recife (2009 a 2011). Em 2015, participou da 5ª edição do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça, da equipe curatorial do 19º Festival Videobrasil e do Projeto Arte Pará. Com Clarissa Diniz, formou a coleção contemporânea do Centro Cultural Banco do Nordeste, vinculado ao projeto Metrô de Superfície. Em 2022, foi curador da exposição Antonio Bandeira: Amar se Aprende Amando, na Pinacoteca do Estado do Ceará. Suas últimas pesquisas se dedicam a investigar as relações de trânsito entre as regiões norte e nordeste do Brasil, com ênfase nos ciclos econômicos, nos fluxos migratórios e nas conexões entre vida, desejo e arte. Questões relacionadas à subjetividade, confissão, intimidade e biografia também integram suas pesquisas. Atualmente, desenvolve pesquisa de doutorado em Artes na UFPA e vive entre Crato e Belém.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – ARTE
O que: Ling apresenta: Marcos da Matta, com intervenção artística inédita
Artista:
Marcos da Matta
Curador:
Bitu Cassundé
Visitação:
até 19 de agosto, de segunda a sábado, das 10h30 às 20h
Local: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca

PUBLICIDADE

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas. 
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. 

PUBLICIDADE

Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética. Desde então, o espaço já sediou mais de mil atividades culturais nas áreas de artes visuais, música, artes cênicas e humanidades, recebendo mais de 200 mil visitantes, além de promover cursos e encontros em áreas como literatura, cinema, moda, filosofia e arquitetura, ministrados por renomados professores e especialistas.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE

Crédito da foto:
Carlos Stein/VivaFoto

PUBLICIDADE