Espetáculo Sobrevida terá apresentação gratuita no Teatro do Sesc Canoas dia 1º de julho

A peça, com direção e dramaturgia de Jaques Machado, retrata a vida de um ator ao descobrir o diagnóstico positivo para HIV

Espetáculo que tem circulado pelos municípios gaúchos onde há mais casos confirmados do vírus HIV, a peça Sobrevida chega a Canoas para uma sessão gratuita no Teatro do Sesc dia 1º de julhosábado, às 20h. Além de assistir à apresentação, que retrata a vida de um ator ao revelar seu diagnóstico positivo, o público poderá conferir um bate-papo com o elenco da montagem falando sobre o processo criativo e a contribuição da arte para o combate ao estigma social, e com um agente de saúde do município apresentando as ações de prevenção, tratamento e acolhimento realizadas pela cidade. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na plataforma Sympla.

Com direção e dramaturgia do artista e jornalista Jaques Machado, a peça traz um relato autobiográfico, conduzindo a plateia por um passeio através de memórias e medos de quem vive com o vírus há mais de dez anos. “Há anos atrás, um conhecido recebeu o diagnóstico positivo e, por medo e preconceito, não foi adiante com o tratamento, morrendo dias depois. Logo pensei: preciso fazer algo, falar mais abertamente sobre o assunto para tentar ajudar outras pessoas”, conta o autor.

A peça autobiográfica retrata diversos momentos da vida de Jaques, como falar com amigos, buscar novos relacionamentos e o encontro com a mãe após diagnóstico. O termo “sobrevida“, dito pelo médico no momento da revelação, foi escolhido por denotar a morte e o renascimento que o personagem passa toda vez que precisa falar sobre o assunto com alguém.

Em cena, os atores Lincoln Camargo e Xandre Martinelli dão vida ao protagonista em diferentes momentos e ainda interpretam outras pessoas importantes do enredo que transforma em dramaturgia situações reais no enfrentamento ao HIV. A montagem ainda conta com cenografia de Rodrigo Shalako, direção de movimento de Angela Spiazzi, iluminação cênica de Ricardo Vivian, operação de luz de João Fraga e Edu Kraemer, além da operação de som de Luiz Manoel e Manu Goulart.

Turnê pelo Rio Grande do Sul
Canoas será a oitava cidade gaúcha a receber a turnê que, desde março deste ano, tem levado arte e conscientização aos 11 municípios onde há mais casos confirmados do vírus. A peça já passou por Porto Alegre, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Santa Maria, Rio Grande e Pelotas, e ainda terá apresentações, também gratuitas, em Alvorada, Viamão e Bagé, até o fim deste ano. O projeto está sendo realizado com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

SERVIÇO
Espetáculo Sobrevida em Canoas
Dia 1º de julho, sábado, às 20h
Teatro do SESC Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro – Canoas/RS)
Ingressos gratuitos mediante retirada antecipada pelo Sympla (https://www.sympla.com.br)

Após a apresentação, haverá um debate entre o elenco da peça, falando sobre o processo criativo e a contribuição da arte para o combate ao estigma social, e com um agente de saúde do município apresentando as ações de prevenção, tratamento e acolhimento para HIV realizadas pela cidade

Classificação etária: 14 anos

Ficha técnica
Direção e dramaturgia: Jaques Machado
Desenho de movimento: Angela Spiazzi
Elenco: Lincoln Camargo e Xandre Martinelli
Produção: Jaques Machado Produções Artísticas
Design de luz: Ricardo Vivian
Operação de luz: João Fraga e Edu Kraemer
Operação de som: Luiz Manoel e Manu Goulart
Cenotécnico: Rodrigo Shalako
Fotógrafo: Alessandro Quevedo
Identidade visual: Jaques Machado

O projeto SOBREVIDA está sendo realizado com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Crédito da foto:
Alessandro Quevedo

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Jéssica Barcellos Comunicação, Teatro e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.