As Batucas e a Brasil Guitar Orchestra sobem ao palco juntas, dia 8 de julho, às 20h, no Teatro do Museu do Trabalho

Dia 8 de julho, às 20h, no Teatro do Museu do Trabalho, uma reunião improvável acontecerá no palco: uma orquestra de percussão de mulheres que tem como ponto forte os ritmos brasileiros e uma orquestra de violões que tem em sua base os ensinamentos o guitarrista inglês Robert Fripp. O resultado, só indo lá para saber!

Duas linguagens, duas trajetórias e muito afeto envolvem esses dois grandes grupos, um composto por um quinteto de violões, coordenado aqui no Brasil pelo músico Carlo Pianta, e outro com dezenas de mulheres regidas por Biba Meira e Julia Pianta. No repertório, algumas músicas e ritmos de cada grupo e também um momento onde Batucas e Brasil Guitar Orchestra sobem juntas ao palco. Na orquestra de violões estará um grupo de performance composto pelo argentino Horácio Sairafi (diretor do projeto) e o chileno Claudio Aguilera. De Porto Alegre estarão Carlo Pianta, Raquel Pianta e Daniel Roitman.

Em 1985, o guitarrista inglês Robert Fripp (King Crimson) ofereceu o primeiro seminário Guitar Craft, propondo novidades no relacionamento dos instrumentistas e seus violões. Este trabalho, realizado em seminários organizados por ele mundo afora, com diferentes nomes, como Guitar Circles, Guitar Ensembles ou Guitar Orchestras, são muito difundidos e chegaram ao Brasil. Por aqui, a Brasil Guitar Orchestra partiu desses encontros e apresenta os fundamentos da técnica recebida nos seminários.

As Batucas – Orquestra Feminina de Bateria e Percussão, vem fazendo um barulho e tanto desde 2015, não apenas por ser um ruidoso coletivo de percussão com mais de uma centena de integrantes, mas pela relevância do seu trabalho em muitos segmentos, tanto como grupo musical, quanto pelos desdobramentos nas batalhas diárias das mulheres, que ganharam visibilidade, redes de apoio e mais mãos para se juntar a tantas causas pertinentes. Idealizado pela baterista Biba Meira, musicista de destaque na cena brasileira, integrante do DeFalla e tantos outros projetos, o grupo desdobrou-se ao longo dos anos, criando o Grupo Vocal, coordenado por Raquel Pianta e Madalena Rasslan, e a Oficina de Pandeiro, ministrada por Julia Pianta.

PUBLICIDADE

Os ritmos brasileiros são o fio condutor da orquestra, regida por Biba Meira e Julia Pianta. Samba, baião, bossa nova, samba-reggae, maculelê, maracatu e coco são alguns dos estilos presentes no repertório do grupo.

SERVIÇO
O que: AS BATUCAS e BRASIL GUITAR ORCHESTRA
Quando: dia 8 de julho, às 20h
Onde: Teatro do Museu do Trabalho – Rua dos Andradas, 230
Valores: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia entrada)
No Sympla: https://www.sympla.com.br/as-batucas–brasil-guitar-orquestra__2039459
Produção: F. Cunha Produtora

Assessoria de Imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

PUBLICIDADE

Crédito das Fotos:
Diego Lopes e Arquivo da Orquestra

PUBLICIDADE